PROJETO DO MATERNAL I - manhã - Profª Dilu
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL “CASA DA CRIANÇA”
NOME DO PROJETO: Brincando e Brincadeiras
ESTAGIÁRIA: Alessandra Regina Cardoso Orentes
PERÍODO PROVÁVEL: Abril a Julho de 2011
TURMA: Maternal I
TURNO: Manhã
ASSESSORIA PEDAGÓGICA: Carmen N. Hautrive e Juliana P. Gomes
DIREÇÃO: Rossonia M. Serafini
JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem como meta o brincar, já que este é a essência do pensamento lúdico e caracteriza as atividades executadas na infância. As experiências do brincar na escola auxiliam na formação de vínculos entre aluno-professor e certamente facilitam a aprendizagem. Na educação, a brincadeira funciona como uma vivência ou uma simulação de experiência e conteúdo, aproximando-os do universo das crianças.
As brincadeiras criativas resgatam o caráter lúdico, o prazer, a alegria e o poder de imaginar. Ao brincar a criança movimenta-se explora materiais, descobre regras e toma decisões. Através da brincadeira a criança atribui sentido ao mundo, se apropria de conhecimento que o ajudarão a agir sobre o meio em que se encontra.
OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO: Natureza e sociedade
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
- Linguagem oral e escrita
- Matemática
- Movimento
- Artes
OBJETIVO GERAL:
Resgatar o espaço de brincar, dando as crianças o que lhes é de direito, dando-lhes a oportunidades de explorar vários contextos.
CONTEUDOS E OBJETIVOS
Estimulação verbal:
Incentivo a garatujes:
Incentivo e reconhecimento de brincadeiras, exploração de espaço e contato com a natureza:
Músicas e rodas cantadas
Apresentação das cores primárias
Contagem oral de números até 5 relacionada a quantidade
Meu corpo - cabeça,tronco e membros
Família
Incentivo e desenvolvimento da fala
Higiene bucal
Socialização
Reconhecimento do nome
ATIVIDADE MOTIVADORA:
ETAPAS PROVÁVEIS:
- Criar fantoches com papel e cola
- Brincar de boneca e seus cuidados
-Brincar de carrinhos, fazendo caminhos, pontes
-Brincar de trava-línguas
-Cantigas de rodas
-Trabalhar histórias
-Brincar de bolas feitas de meias pelas crianças
-Quebra-cabeças
-Jogos de memória
- Jogos de blocos de madeira
-Jogos de encaixe
-Trabalhos com tinta guache e tinta a dedo
-Trabalhos com colagem
- Trabalhos com giz de cera e lápis de cor
-Músicas folclóricas
- Rodas cantadas
- Massinha de modelar
AVALIAÇÃO:
BIBLIOGRAFIA:
-Revista: Projetos escolares – Ano 2 – 35
-Revista Educação Infantil – O guia do professor- 2009 – 28
-O universo criativo da criança na educação- Max G. Haeting
- Revista: A criança- 2009- 42
- Textos da Internet-www.edukaleidos.pro.br
A necessidade deste projeto surgiu da constatação da dificuldade das crianças escolherem brinquedos para brincarem em grupos ou mesmo sozinhos.
OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO: Natureza e sociedade
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
- Linguagem oral e escrita
- Matemática
- Movimento
- Artes
OBJETIVO GERAL:
Resgatar o espaço de brincar, dando as crianças o que lhes é de direito, dando-lhes a oportunidades de explorar vários contextos.
CONTEUDOS E OBJETIVOS
Estimulação verbal:
- Trabalhar capacidades expressivas
Incentivo a garatujes:
- Possibilitar ao aluno o avanço em seus rabiscos
Incentivo e reconhecimento de brincadeiras, exploração de espaço e contato com a natureza:
- Oportunizar brincadeiras que evoluam a integração com os colegas
Músicas e rodas cantadas
- Proporcionar ao aluno o gosto pela música e pelas rodas cantadas
Apresentação das cores primárias
- Fazer com que as crianças o conheçam o valor das cores em suas vidas
Contagem oral de números até 5 relacionada a quantidade
- Usar na sua rotina os numerais até 5
Meu corpo - cabeça,tronco e membros
- Identificar e nomear as partes do corpo
Família
- Possibilitar para que a criança reconheça quem é sua família
Incentivo e desenvolvimento da fala
- Estimular para que a criança consiga manifestar o que quer
Higiene bucal
- Estimular o uso da escovação
Socialização
- Proporcionar um ambiente tranqüilo e acolhedor no sentido de amenizar o egocentrismo do aluno
Reconhecimento do nome
- Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo
ATIVIDADE MOTIVADORA:
Vários materiais de sucata serão colocados nas mesas, em grupo de 4 crianças tentaremos fazer brinquedos que as crianças gostariam de brincar, deixaremos que a imaginação de cada um confeccione com a ajuda das professoras o seu brinquedo.
ETAPAS PROVÁVEIS:
- Criar fantoches com papel e cola
- Brincar de boneca e seus cuidados
-Brincar de carrinhos, fazendo caminhos, pontes
-Brincar de trava-línguas
-Cantigas de rodas
-Trabalhar histórias
-Brincar de bolas feitas de meias pelas crianças
-Quebra-cabeças
-Jogos de memória
- Jogos de blocos de madeira
-Jogos de encaixe
-Trabalhos com tinta guache e tinta a dedo
-Trabalhos com colagem
- Trabalhos com giz de cera e lápis de cor
-Músicas folclóricas
- Rodas cantadas
- Massinha de modelar
AVALIAÇÃO:
O instrumento utilizado para a avaliação será a observação e relatos diários, sempre levando em consideração a diversidade de cada aluno.
BIBLIOGRAFIA:
-Revista: Projetos escolares – Ano 2 – 35
-Revista Educação Infantil – O guia do professor- 2009 – 28
-O universo criativo da criança na educação- Max G. Haeting
- Revista: A criança- 2009- 42
- Textos da Internet-www.edukaleidos.pro.br