PROJETO EXERCITANDO A CIDADANIA
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
NOME DA INSTITUIÇÃO: Centro de Educação Infantil “Casa da Criança”ENDEREÇO: Rua Venâncio Aires, 2645
Bairro: Passo da Areia
Telefone: 30262614
CIDADE: Santa Maria – RS
ALUNOS: 209
PROFESSORES: 11
PROFESSORA COORDENADORA DO PROJETO: Carmem Hautrive
E–mail: casadacriancasm@yahoo.com.br
EDUCADORA ESPECIAL: Maria de Fátima Rodrigues
SUPERVISORAS: Maria de Lourdes Bevilaqua e Carmem Hautrive
DIRETORA: Rossonia Serafini
JUSTIFICATIVA
Por acreditarmos que o Programa Municipal de Educação Fiscal é um importante Projeto Educativo, que proporciona o bem estar social e o exercício da cidadania, buscamos através desse projeto conscientizar, de uma maneira lúdica e prazerosa, alunos, pais e professores sobre a importância do nosso papel na fiscalização da arrecadação do tributo e sua aplicação em verbas públicas. Pois, entendemos que a Educação Escolar, além de ensinar o conhecimento científico, tem o dever de ensinar às pessoas o exercício da cidadania, para a transformação do meio em que vivem.
OBJETIVOS
● Perceber os direitos e deveres dos cidadãos, bem como a obrigação de todos em fiscalizar a aplicação das verbas;
● Mostrar o prejuízo da comunidade com a sonegação fiscal;
● Envolver a comunidade escolar na constante arrecadação de notas fiscais;
● Levar ao conhecimento da comunidade O QUE É e QUEM coordena o Programa de Educação Fiscal em nosso município.
● Perceber o valor do dinheiro e sua relação com os impostos pagos pelo cidadão;
● Incentivar e conscientizar nossas crianças sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente para uma melhor qualidade de vida;
● Conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de saber votar, escolhendo representantes comprometidos com o bem estar social do cidadão brasileiro.
ÁREAS DO CONHECIMENTO
MATEMÁTICA
• Sistema monetário, preços das mercadorias, noção de adição e subtração;
• Noção de número (quantidade e qualidade);
• Raciocínio nas atividades diárias;
• Resolução de problemas simples do dia-dia;
LINGUA PORTUGUESA
• Ampliação do vocabulário;
• Compreensão dos assuntos;
• Comunicação interpessoal;
• Expressão de idéias;
• Escrita, representação gráfica, reconhecimento de símbolos (letramento).
ARTES
• Exploração de diferentes materiais;
• Expressão através da imaginação, da emoção e da reflexão;
• Memória e percepção auditiva;
• Seqüência e ritmo;
• Enriquecimento do vocabulário.
MOVIMENTO E EXPRESSÃO CORPORAL
• Percepção das possibilidades do corpo;
CIÊNCIAS FISICAS, BIOLOGICAS E SOCIAIS
• Reconhecimento e exploração do espaço (percorrido na comunidade);
• Importância do trabalho na vida do cidadão;
• Reconhecimento dos elementos que formam o meio ambiente.
• Autoconhecimento;
• Autonomia.
CONTEÚDOS
• Importância de exigirmos a nota fiscal;
• Impostos mais comuns IPTU, ICMS (embutido nas mercadorias que compramos, na conta da água, da luz e na conta do telefone).
• Comprometimento em relação aos assuntos sociais como: violência, desigualdade, corrupção e falsas promessas de políticos sem compromisso com seus eleitores.
• Valor do dinheiro;
• Preservação do meio ambiente;
• Seleção do lixo: orgânico e inorgânico;
• Lixo orgânico como adubo natural e saudável no plantio das hortaliças.
ATIVIDADE MOTIVADORA
Lançamento da gincana de notinhas. Cada turma recolherá o maior número de notinhas possíveis. A turma que mais arrecadar será premiado.
PROVÁVEIS ATIVIDADES DO PROJETO
• Distribuição aos país e professores da cartilha olho vivo no dinheiro público. (Equipe)
• Comercialização das ervas medicinais através da “Feira de Ervas Medicinais”. (Pré A)
• Jogo da Trilha de Rótulos – com valores – 0,10 – 0,25 – 0,50 – 1,00 (Pré B1 - manhã).
• Mercadinho – Brincar de vender ou lojinha – Valores trabalhar com sistemas monetários.
• Jornalzinho mensal para os pais, informando sobre impostos e verbas.
• Passeio ao mercado.
• Barraco da educação fiscal – Festa Junina - Vendendo cartões produzidos pelos alunos, com entrega de nota fiscal.
• Mercado: Brincar de mercado. Visita ao mercado, observar e comparar.
• Simulação de uma eleição
AVALIAÇÃO
A avaliação do Projeto acontecerá em todos os momentos, durante o processo de execução do mesmo, tendo em vista: a observação, a participação, e a motivação da comunidade escolar.





isso é uma porra loka meu mt maneiro mais o foda é que só tem em uns pokos lugar mano