ATIVIDADE PRE ESCOLA A - tarde - Profª Querti

Projeto “ Construindo minha identidade com minha família e minha escola: Buscando descobertas e construindo aprendizagens significativas”.




Trabalhando o livro:

“Se ligue em Você” do autor Luis Antônio Gasparetto



Este livro foi escolhido para contextualizar o tema que estamos trabalhando em sala de aula, pois com uma linguagem muito simples que contempla todas as crianças, o livro aborda assuntos como: Felicidade, tristezas, medo, frustrações, boas atitudes, amizade e cooperação.

O livro constrói uma idéia de que cada um de nós tem sentimentos bons e sentimentos não tão bons assim, mas que precisamos aprender a lidar com esses sentimentos.

Em um primeiro momento, o livro faz um comparativo sobre os sentimentos que temos que são como uma “luzinha” que está acesa quando estamos felizes e fazemos o bem e se apaga quando nossas atitudes não são boas, assim fica muito real pras crianças concretizarem esses sentimentos tão abstratos.

No decorrer da leitura começam os questionamentos sobre atitudes e com isso começamos a trabalhar em sala de aula através de registros (desenhos) cada dia um questionamento diferente problematizando as atitudes cotidianas.

Como por exemplo:

- Fico feliz quando...

-Fico triste quando...

- Tenho medo de...

- gosto de...

-Eu sou assim...

- Que luzinha cada um de nós tem dentro de si?

- o que é egoísmo?

- o que é generosidade?

- Como posso ser generoso com o outro?

- O que eu tenho de especial?

Percebo que as crianças sempre têm contribuições na roda de conversa para enriquecer o tema e seus trabalhos estão sendo guardados para compor um álbum.
1 Response
  1. Márcia Says:

    Parabéns pelo belíssimo trabalho!!!! Um grande abraço
    Márcia