PRÉ-ESCOLA A - turno da tarde - Profª Querti

Conhecimento lógico matemático

O Conhecimento Matemático não se constitui num conjunto de fatos a serem memorizados. Aprender números é mais que contar, muito embora a contagem seja importante para a compreensão do conceito de número. As idéias matemáticas que as crianças constroem na Educação Infantil serão de grande importância em toda a sua vida escolar cotidiana.
Uma proposta de trabalho com a Matemática deve encorajar a exploração de uma grande variedade de idéias matemáticas, não apenas numéricas, mas também aquelas relativas à geometria, às medidas e às noções de estatística, de forma que as crianças desenvolvam e conservem com prazer uma curiosidade acerca da matemática, adquirindo diferentes formas de perceber a realidade.
No ensino de Matemática, o mais importante é o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático e da autonomia da criança. O pensamento lógico-matemático é fruto de construções internas que se dão na mente de cada um, e não tem como serem treinadas ou transmitidas.
Uma proposta assim incorpora contextos do mundo real, as experiências e a linguagem natural da criança no desenvolvimento das noções de matemática, sem, no entanto, esquecer que a escola deve fazer o aluno ir além do que parece saber, deve tentar compreender como ele pensa que conhecimentos trazem de sua experiência no mundo e fazer as interferências no sentido de ampliar suas noções matemáticas.
Isto implica numa orientação do ensino que incorpora as brincadeiras, as histórias, cantigas, os jogos de regras, as atividades lúdicas, a elaboração de coleções, as atividades culinárias como fontes de aprendizagem, de forma que as crianças desenvolvam e conservem com prazer uma curiosidade acerca da Matemática, adquirindo diferentes formas de perceber a realidade, numa prática educativa focalizada na construção de um ambiente que atue como educador e que respeite os ritmos individuais no brincar, descobrir, interagir e produzir cultura.
A construção do pensamento lógico-matemático na educação infantil – autora: Constance Kamii




ATIVIDADE LÓGICO-MATEMÁTICA
Professora Querti Guedes e auxiliar Dienice


Jogo: Os sapatos
Objetivo: Desenvolver a noção de seqüência, de forma e quantidade.
Materiais: Sapatos dos alunos.
Desenvolvimento: O professor propõe às crianças que façam uma roda e tirem os sapatos, colocando-os na sua frente. Pegando os sapatos de algumas crianças, o professor forma um conjunto-padrão no centro da roda, repetindo-o, no mínimo, duas vezes. (Exemplo: Três sapatos colocados de lado e dois sapatos com a sola para cima). Em seguida, pede que as crianças continuem a sequencia de sapatos obedecendo à mesma regra. A fila irá crescer até que todas as crianças tenham colocado todos os sapatos. Também, irão observar como estão colocados na sequencia e a quantidade de calçados utilizados.


0 Responses