ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - TURMA INTEGRADA - tarde

NOME DO PROJETO: Tudo Colorido
NOME DO PROFESSOR: Odânia Cordeiro
NOME DAS ATIVIDADES: A centopéia colorida e Mural das formas coloridas
A CENTOPÉIA COLORIDA
Nesta atividade as crianças, constroem uma centopéia colando círculos coloridos sobre círculos pré desenhados, durante a colagem elas são informadas a respeito da nomenclatura da respectiva forma geométrica e das cores destas, e de que círculo é uma figura geométrica. Após a colagem lhes fora solicitado, com orientação do devido local no corpo da centopéia, que desenhassem com uso de caneta hidrocor, 2 antenas, 1 olho, 1 nariz, 1 boca, e 2 patinhas, com pezinhos, em cada circulo, realizando a cada desenho passo a passo a contagem destas partes que deram a constituição final de nossas centopéias.. Construíram centopéias lindas!
MURAL DAS FORMAS COLORIDAS
Esta atividade se deu em vários momentos:
- primeiramente, após organizar as crianças em semi-circulo, as formas geométricas foram dispostas sobre uma mesa, apresentando-se uma a uma as crianças, informando a elas os nomes das respectivas formas e de suas cores.
- segundo passo, apresentar aos alunos o painel com as formas pré desenhadas, motivando-os a observarem e comunicarem se os desenhos que viam correspondiam às formas geométricas anteriormente apresentadas, e que agora sobre a mesa permaneciam.
- terceiro passo, as crianças em ordem de um por vez, vêem até a mesa pegam uma das formas geométricas, e as sobrepõe a forma geométrica igual no painel. Neste momento as crianças são questionadas a respeito da nomenclatura da forma e da cor da peça que pegaram e se a sobreposição está correta.
Objetivos das atividades:
- Conhecer e nomear formas geométricas; enfatizando primeiramente em destaque o circulo;
- Conhecer e nomear cores;
- Aprender uso de materiais, cola canetas;
- Perceber que há diversos momentos em aula,
- Respeitar momentos das atividades;
- Realizar contagem, e quantificar, destaque para os numeros1 e 2.
Área do conhecimento: Matemática

Crianças, seres encantados capazes de nos surpreender a todo momento, nas construções do conhecimento.



0 Responses