Projeto "Manifestando Cidadania" (Educação Fiscal 2013)
1-DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO:
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL  CASA DA CRIANÇA
PROJETO: 
“MANIFESTANDO CIDADANIA”
Professora: Querti  Guedes
Estagiário: Maiquel Weiss
Turma Pré A1
Período provável do projeto: 1º e 2º
semestre de 2013
Diretora: Rossonia Serafini Marini
Vice diretora: Giovana Cancian de Melo
Coordenadora pedagógica: Juliana Pinto
Gomes
2-
JUSTIFICATIVA:
Por
acreditar que este projeto é de extrema necessidade e um tema que propicia um
conhecimento econômico e social estimulando a consciência de pertencimento da
sociedade e assim responsável por ela, justifica-se o projeto em questão.
3-
OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO: 
Natureza e sociedade
4-
OBJETIVO GERAL:
·        
Estimular
a construção do conhecimento dos envolvidos neste projeto em relação ao
sentimento de pertencimento à escola, à comunidade e à sociedade, propiciando
assim a vivência de cidadania.
5-
ATIVIDADE MOTIVADORA:
            A atividade inicial ao nosso projeto será passeio de
observações a muros pichados e grafitados, visando o conhecimento sobre as
diferenças entre embelezar e sujar a nossa cidade.
6
– CONTEÚDOS
ÁREAS
DO CONHECIMENTO
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
| 
            CONTEÚDO | 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS | 
| 
Oralidade | 
Ø 
  Possibilitar
  por meio da oralidade a integração com o grupo; 
Ø 
  Desenvolver
  a expressão de sentimentos, idéias e opinião individual, durante conversas no
  decorrer da aula; 
Ø 
  Ampliar
  o vocabulário e aprimorar a influência verbal; 
Ø 
  Criar
  possibilidades de representação dos diferentes tipos de linguagens; 
Ø 
  Valorizar
  momentos que se desenvolva a imaginação, fantasia e faz de conta; 
Ø 
  Produção
  oral de jogos verbais como poemas, canções e adivinhas. | 
| 
Práticas de Leitura e Escrita | 
Ø 
  Valorizar
  o prazer pela literatura infantil através da interpretação individual por
  meio de registros gráficos; 
Ø 
  Reconhecer
  e compreender da função social da língua escrita (letramento);  
Ø 
  Desenvolver
  a consciência crítica e reflexiva a partir de diferentes gêneros (poemas,
  parlendas, informativos) e pelo conhecimento do mundo que nos rodeia
  (slogans, rótulos, marcas, etc); 
Ø 
  Propor
  a produção de textos coletivos. | 
LÓGICO-MATEMÁTICA
| 
CONTEÚDO | 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS | 
| 
Classificação | 
Ø 
  Agrupar
  elementos segundo atributos; 
Ø 
  Classificar
  quanto a forma, tamanho, cor e espessura; 
Ø 
  Desenvolver
  o raciocínio lógico. | 
| 
Sequência | 
Ø 
  Promover
  situações em que a criança estabeleça sequência temporal, considerando dias
  da semana, meses do ano e ano, além de sequência de jogos e atividades. | 
| 
Medida | 
Ø 
  Promover
  situações que a criança estabeleça relações de temporalidade, considerando
  espaço e tempo vivido e percebido (ontem, hoje e amanhã). | 
| 
Espaço e formas | 
Ø 
  Reconhecer
  objetos, cores, formas e tamanhos; 
Ø 
  Explorar
  e identificar propriedades geométricas de objetos e figuras.  | 
| 
Sistema de numeração | 
Ø 
  Estabelecer
  relação de número e quantidade; 
Ø 
  Identificar
  signos numéricos; 
Ø 
  Resolver
  situações problema com funções mentais como ferramenta; 
Ø 
  Identificar
  concretamente a idéia de juntar e tirar (soma e subtração); 
Ø 
  Identificar
  concretamente a divisão como situação problema; 
Ø 
  Utilizar
  a contagem oral, em brincadeiras e em situações para que as crianças
  reconheçam sua necessidade. | 
NATUREZA E SOCIEDADE
| 
CONTEÚDO | 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS | 
| 
Eu / família | 
Ø 
  Conhecer
  o modo de ser, viver e trabalhar dos grupos; 
Ø 
  Conhecer
  a si próprio, assim como o meio que o rodeia; 
Ø 
  Valorizar
  o respeito entre pai, mãe, irmãos, avós, entre outros do seu grupo de
  convívio; 
Ø 
  Trabalhar
  a relação família e suas diferentes constituições em sala de aula; 
Ø 
  Conhecimento
  de diferentes culturas. | 
| 
Conhecimento de Mundo | 
Ø 
  Desenvolver
  habilidades como: observação, análise, descrição, classificação utilizando
  diferentes situações de aprendizagem; 
Ø 
  Estimular
  diferentes formas de observar o mundo; 
Ø 
  Conhecer
  e explorar o ambiente em que vive; 
Ø 
  Oportunizar
  a reflexão e troca de experiências em aula. | 
| 
Casa/comunidade/escola | 
Ø 
  Estimular
  situações de autonomia e cooperação de diferentes grupos; 
Ø 
  Construir
  noções de atitudes e regras de convivências sociais (socialização); | 
| 
Meio ambiente 
(alimentos/ plantas/ animais) | 
Ø 
  Conhecer
  a reutilização do lixo (reciclagem); 
Ø 
  Incentivar,
  conscientizar sobre o cuidado e preservação da natureza; 
Ø 
  Orientar
  sobre como garantir nossa água e cuidados com ela; 
Ø 
  Construir
  a percepção de cuidados necessários a preservação da vida e do ambiente onde
  vivemos; | 
| 
Mídias e tecnologias | 
Ø 
  Possibilitar
  em aula a utilização desse conhecimento, mesmo que visual para inserir o
  grupo neste contexto da informática. | 
| 
Meios de transporte | 
Ø 
  Valorizar
  a percepção sobre o transito, a responsabilidade e respeito ao outro; | 
ARTE
| 
CONTEÚDO | 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS | 
| 
O Fazer artístico | 
Ø 
  Estimular
  a Expressão, a imaginação, valorizando as próprias produções dos alunos; 
Ø 
  Criar
  desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de seu próprio repertório,
  respeitando suas limitações; | 
| 
Apreciação e artes visuais | 
Ø 
  Relacionar
  produções artísticas com experiências pessoais dos alunos, inclusive com os
  projetos desenvolvidos em sala de aula. | 
| 
Fazer musical | 
Ø 
  Desenvolver
  a musicalidade e o ritmo;  
Ø 
  Desenvolver
  a memória musical a partir de um repertório de canções; | 
MOVIMENTO
| 
CONTEÚDO | 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS | 
| 
Expressividade | 
Ø 
  Utilizar
  expressivamente e intencionalmente o movimento nas situações cotidianas; | 
| 
Equilíbrio e coordenação  | 
Ø 
  Manipulação
  de materiais para aperfeiçoar habilidades manuais. | 
7-
ETAPAS PROVÁVEIS:
            -
história “Língua de Trapos” de Adriana Lisboa e confecção coletiva de uma
boneca da turma;
- “Ateliê de Artesanato”
com os alunos e suas famílias, participando também do projeto “Ação do Coração”
(acaodocoracao.org.br);
            -
Reciclagem: utilização de caixas e materiais diversos para atividades de criação
e reutilização;
- Criação pelos alunos de
uma camiseta deste projeto;
- Composição de uma música
para apresentações e caracterizar o tema que está sendo desenvolvido;
- Apresentação no Cid Legal
com as crianças;
- Participação em eventos
para representar a escola e apresentar o projeto;
            -
Divulgação em redes sociais através de um “grupo fechado” com o titulo do
projeto para incentivar a conscientização da Educação Fiscal e sua importância;
            -
Conhecimento do site do Leãozinho: jogos, história e textos;
            -
Participar do projeto “A Nota é Minha”;
            -
Atividades na sala de aula com pesquisas, textos, informativos, elaboração de textos
coletivos, desenhos, recortes e colagens, entre outras.
- participação deste
projeto no Prêmio Educação Fiscal;
- trabalho com a música
“Os Piratas” (site Leãozinho);
- história “As aventuras
de Simão e Bartolomeu – Perigo na Cidade” – trabalho de incentivo à consciência
sobre o cuidado com a água e preservação do meio ambiente;
- atividade de
conhecimento e conscientização sobre o trânsito: 
8-
ATIVIDADE AVALIATIVA:
      A
avaliação será composta de observação e análise das atividades e práticas
durante a realização do projeto. 
9-
BIBLIOGRAFIA:
           - BARBOSA, Maria Carmem Silveira;
HORN, Maria da Graça Souza.
                    Projetos Pedagógicos na
Educação Infantil. POA: Artmed, 2008.
           - BRASIL. Ministério da Educação e
do Desporto.  Referencial curricular
nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
*ESTE PROJETO FOI INSCRITO NO PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL 2013
ISSO É CIDADANIA!!!
 

 
 
