Projeto "Manifestando Cidadania" (Educação Fiscal 2013)
1-DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO:
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASA DA CRIANÇA
PROJETO:
“MANIFESTANDO CIDADANIA”
Professora: Querti Guedes
Estagiário: Maiquel Weiss
Turma Pré A1
Período provável do projeto: 1º e 2º
semestre de 2013
Diretora: Rossonia Serafini Marini
Vice diretora: Giovana Cancian de Melo
Coordenadora pedagógica: Juliana Pinto
Gomes
2-
JUSTIFICATIVA:
Por
acreditar que este projeto é de extrema necessidade e um tema que propicia um
conhecimento econômico e social estimulando a consciência de pertencimento da
sociedade e assim responsável por ela, justifica-se o projeto em questão.
3-
OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO:
Natureza e sociedade
4-
OBJETIVO GERAL:
·
Estimular
a construção do conhecimento dos envolvidos neste projeto em relação ao
sentimento de pertencimento à escola, à comunidade e à sociedade, propiciando
assim a vivência de cidadania.
5-
ATIVIDADE MOTIVADORA:
A atividade inicial ao nosso projeto será passeio de
observações a muros pichados e grafitados, visando o conhecimento sobre as
diferenças entre embelezar e sujar a nossa cidade.
6
– CONTEÚDOS
ÁREAS
DO CONHECIMENTO
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
Oralidade
|
Ø
Possibilitar
por meio da oralidade a integração com o grupo;
Ø
Desenvolver
a expressão de sentimentos, idéias e opinião individual, durante conversas no
decorrer da aula;
Ø
Ampliar
o vocabulário e aprimorar a influência verbal;
Ø
Criar
possibilidades de representação dos diferentes tipos de linguagens;
Ø
Valorizar
momentos que se desenvolva a imaginação, fantasia e faz de conta;
Ø
Produção
oral de jogos verbais como poemas, canções e adivinhas.
|
Práticas de Leitura e Escrita
|
Ø
Valorizar
o prazer pela literatura infantil através da interpretação individual por
meio de registros gráficos;
Ø
Reconhecer
e compreender da função social da língua escrita (letramento);
Ø
Desenvolver
a consciência crítica e reflexiva a partir de diferentes gêneros (poemas,
parlendas, informativos) e pelo conhecimento do mundo que nos rodeia
(slogans, rótulos, marcas, etc);
Ø
Propor
a produção de textos coletivos.
|
LÓGICO-MATEMÁTICA
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
Classificação
|
Ø
Agrupar
elementos segundo atributos;
Ø
Classificar
quanto a forma, tamanho, cor e espessura;
Ø
Desenvolver
o raciocínio lógico.
|
Sequência
|
Ø
Promover
situações em que a criança estabeleça sequência temporal, considerando dias
da semana, meses do ano e ano, além de sequência de jogos e atividades.
|
Medida
|
Ø
Promover
situações que a criança estabeleça relações de temporalidade, considerando
espaço e tempo vivido e percebido (ontem, hoje e amanhã).
|
Espaço e formas
|
Ø
Reconhecer
objetos, cores, formas e tamanhos;
Ø
Explorar
e identificar propriedades geométricas de objetos e figuras.
|
Sistema de numeração
|
Ø
Estabelecer
relação de número e quantidade;
Ø
Identificar
signos numéricos;
Ø
Resolver
situações problema com funções mentais como ferramenta;
Ø
Identificar
concretamente a idéia de juntar e tirar (soma e subtração);
Ø
Identificar
concretamente a divisão como situação problema;
Ø
Utilizar
a contagem oral, em brincadeiras e em situações para que as crianças
reconheçam sua necessidade.
|
NATUREZA E SOCIEDADE
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
Eu / família
|
Ø
Conhecer
o modo de ser, viver e trabalhar dos grupos;
Ø
Conhecer
a si próprio, assim como o meio que o rodeia;
Ø
Valorizar
o respeito entre pai, mãe, irmãos, avós, entre outros do seu grupo de
convívio;
Ø
Trabalhar
a relação família e suas diferentes constituições em sala de aula;
Ø
Conhecimento
de diferentes culturas.
|
Conhecimento de Mundo
|
Ø
Desenvolver
habilidades como: observação, análise, descrição, classificação utilizando
diferentes situações de aprendizagem;
Ø
Estimular
diferentes formas de observar o mundo;
Ø
Conhecer
e explorar o ambiente em que vive;
Ø
Oportunizar
a reflexão e troca de experiências em aula.
|
Casa/comunidade/escola
|
Ø
Estimular
situações de autonomia e cooperação de diferentes grupos;
Ø
Construir
noções de atitudes e regras de convivências sociais (socialização);
|
Meio ambiente
(alimentos/ plantas/ animais)
|
Ø
Conhecer
a reutilização do lixo (reciclagem);
Ø
Incentivar,
conscientizar sobre o cuidado e preservação da natureza;
Ø
Orientar
sobre como garantir nossa água e cuidados com ela;
Ø
Construir
a percepção de cuidados necessários a preservação da vida e do ambiente onde
vivemos;
|
Mídias e tecnologias
|
Ø
Possibilitar
em aula a utilização desse conhecimento, mesmo que visual para inserir o
grupo neste contexto da informática.
|
Meios de transporte
|
Ø
Valorizar
a percepção sobre o transito, a responsabilidade e respeito ao outro;
|
ARTE
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
O Fazer artístico
|
Ø
Estimular
a Expressão, a imaginação, valorizando as próprias produções dos alunos;
Ø
Criar
desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de seu próprio repertório,
respeitando suas limitações;
|
Apreciação e artes visuais
|
Ø
Relacionar
produções artísticas com experiências pessoais dos alunos, inclusive com os
projetos desenvolvidos em sala de aula.
|
Fazer musical
|
Ø
Desenvolver
a musicalidade e o ritmo;
Ø
Desenvolver
a memória musical a partir de um repertório de canções;
|
MOVIMENTO
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
Expressividade
|
Ø
Utilizar
expressivamente e intencionalmente o movimento nas situações cotidianas;
|
Equilíbrio e coordenação
|
Ø
Manipulação
de materiais para aperfeiçoar habilidades manuais.
|
7-
ETAPAS PROVÁVEIS:
-
história “Língua de Trapos” de Adriana Lisboa e confecção coletiva de uma
boneca da turma;
- “Ateliê de Artesanato”
com os alunos e suas famílias, participando também do projeto “Ação do Coração”
(acaodocoracao.org.br);
-
Reciclagem: utilização de caixas e materiais diversos para atividades de criação
e reutilização;
- Criação pelos alunos de
uma camiseta deste projeto;
- Composição de uma música
para apresentações e caracterizar o tema que está sendo desenvolvido;
- Apresentação no Cid Legal
com as crianças;
- Participação em eventos
para representar a escola e apresentar o projeto;
-
Divulgação em redes sociais através de um “grupo fechado” com o titulo do
projeto para incentivar a conscientização da Educação Fiscal e sua importância;
-
Conhecimento do site do Leãozinho: jogos, história e textos;
-
Participar do projeto “A Nota é Minha”;
-
Atividades na sala de aula com pesquisas, textos, informativos, elaboração de textos
coletivos, desenhos, recortes e colagens, entre outras.
- participação deste
projeto no Prêmio Educação Fiscal;
- trabalho com a música
“Os Piratas” (site Leãozinho);
- história “As aventuras
de Simão e Bartolomeu – Perigo na Cidade” – trabalho de incentivo à consciência
sobre o cuidado com a água e preservação do meio ambiente;
- atividade de
conhecimento e conscientização sobre o trânsito:
8-
ATIVIDADE AVALIATIVA:
A
avaliação será composta de observação e análise das atividades e práticas
durante a realização do projeto.
9-
BIBLIOGRAFIA:
- BARBOSA, Maria Carmem Silveira;
HORN, Maria da Graça Souza.
Projetos Pedagógicos na
Educação Infantil. POA: Artmed, 2008.
- BRASIL. Ministério da Educação e
do Desporto. Referencial curricular
nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
*ESTE PROJETO FOI INSCRITO NO PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL 2013
ISSO É CIDADANIA!!!