Projeto "Manifestando Cidadania" (Educação Fiscal 2013)

1-DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL  CASA DA CRIANÇA
PROJETO:  “MANIFESTANDO CIDADANIA”
Professora: Querti  Guedes
Estagiário: Maiquel Weiss
Turma Pré A1
Período provável do projeto: 1º e 2º semestre de 2013
Diretora: Rossonia Serafini Marini
Vice diretora: Giovana Cancian de Melo
Coordenadora pedagógica: Juliana Pinto Gomes


2- JUSTIFICATIVA:

Por acreditar que este projeto é de extrema necessidade e um tema que propicia um conhecimento econômico e social estimulando a consciência de pertencimento da sociedade e assim responsável por ela, justifica-se o projeto em questão.

3- OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO:

Natureza e sociedade

4- OBJETIVO GERAL:

·         Estimular a construção do conhecimento dos envolvidos neste projeto em relação ao sentimento de pertencimento à escola, à comunidade e à sociedade, propiciando assim a vivência de cidadania.

             
5- ATIVIDADE MOTIVADORA:

            A atividade inicial ao nosso projeto será passeio de observações a muros pichados e grafitados, visando o conhecimento sobre as diferenças entre embelezar e sujar a nossa cidade.
 
6 – CONTEÚDOS

ÁREAS DO CONHECIMENTO

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


            CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Oralidade
Ø  Possibilitar por meio da oralidade a integração com o grupo;
Ø  Desenvolver a expressão de sentimentos, idéias e opinião individual, durante conversas no decorrer da aula;
Ø  Ampliar o vocabulário e aprimorar a influência verbal;
Ø  Criar possibilidades de representação dos diferentes tipos de linguagens;
Ø  Valorizar momentos que se desenvolva a imaginação, fantasia e faz de conta;
Ø  Produção oral de jogos verbais como poemas, canções e adivinhas.
Práticas de Leitura e Escrita
Ø  Valorizar o prazer pela literatura infantil através da interpretação individual por meio de registros gráficos;
Ø  Reconhecer e compreender da função social da língua escrita (letramento);
Ø  Desenvolver a consciência crítica e reflexiva a partir de diferentes gêneros (poemas, parlendas, informativos) e pelo conhecimento do mundo que nos rodeia (slogans, rótulos, marcas, etc);
Ø  Propor a produção de textos coletivos.


LÓGICO-MATEMÁTICA

CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Classificação
Ø  Agrupar elementos segundo atributos;
Ø  Classificar quanto a forma, tamanho, cor e espessura;
Ø  Desenvolver o raciocínio lógico.
Sequência
Ø  Promover situações em que a criança estabeleça sequência temporal, considerando dias da semana, meses do ano e ano, além de sequência de jogos e atividades.
Medida
Ø  Promover situações que a criança estabeleça relações de temporalidade, considerando espaço e tempo vivido e percebido (ontem, hoje e amanhã).
Espaço e formas
Ø  Reconhecer objetos, cores, formas e tamanhos;
Ø  Explorar e identificar propriedades geométricas de objetos e figuras.
Sistema de numeração
Ø  Estabelecer relação de número e quantidade;
Ø  Identificar signos numéricos;
Ø  Resolver situações problema com funções mentais como ferramenta;
Ø  Identificar concretamente a idéia de juntar e tirar (soma e subtração);
Ø  Identificar concretamente a divisão como situação problema;
Ø  Utilizar a contagem oral, em brincadeiras e em situações para que as crianças reconheçam sua necessidade.


NATUREZA E SOCIEDADE

CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Eu / família
Ø  Conhecer o modo de ser, viver e trabalhar dos grupos;
Ø  Conhecer a si próprio, assim como o meio que o rodeia;
Ø  Valorizar o respeito entre pai, mãe, irmãos, avós, entre outros do seu grupo de convívio;
Ø  Trabalhar a relação família e suas diferentes constituições em sala de aula;
Ø  Conhecimento de diferentes culturas.
Conhecimento de Mundo
Ø  Desenvolver habilidades como: observação, análise, descrição, classificação utilizando diferentes situações de aprendizagem;
Ø  Estimular diferentes formas de observar o mundo;
Ø  Conhecer e explorar o ambiente em que vive;
Ø  Oportunizar a reflexão e troca de experiências em aula.
Casa/comunidade/escola
Ø  Estimular situações de autonomia e cooperação de diferentes grupos;
Ø  Construir noções de atitudes e regras de convivências sociais (socialização);

Meio ambiente
(alimentos/ plantas/ animais)
Ø  Conhecer a reutilização do lixo (reciclagem);
Ø  Incentivar, conscientizar sobre o cuidado e preservação da natureza;
Ø  Orientar sobre como garantir nossa água e cuidados com ela;
Ø  Construir a percepção de cuidados necessários a preservação da vida e do ambiente onde vivemos;

Mídias e tecnologias
Ø  Possibilitar em aula a utilização desse conhecimento, mesmo que visual para inserir o grupo neste contexto da informática.
Meios de transporte
Ø  Valorizar a percepção sobre o transito, a responsabilidade e respeito ao outro;



ARTE

CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O Fazer artístico
Ø  Estimular a Expressão, a imaginação, valorizando as próprias produções dos alunos;
Ø  Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de seu próprio repertório, respeitando suas limitações;

Apreciação e artes visuais
Ø  Relacionar produções artísticas com experiências pessoais dos alunos, inclusive com os projetos desenvolvidos em sala de aula.
Fazer musical
Ø  Desenvolver a musicalidade e o ritmo;
Ø  Desenvolver a memória musical a partir de um repertório de canções;



MOVIMENTO

CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Expressividade
Ø  Utilizar expressivamente e intencionalmente o movimento nas situações cotidianas;

Equilíbrio e coordenação
Ø  Manipulação de materiais para aperfeiçoar habilidades manuais.


7- ETAPAS PROVÁVEIS:

            - história “Língua de Trapos” de Adriana Lisboa e confecção coletiva de uma boneca da turma;
- “Ateliê de Artesanato” com os alunos e suas famílias, participando também do projeto “Ação do Coração” (acaodocoracao.org.br);
            - Reciclagem: utilização de caixas e materiais diversos para atividades de criação e reutilização;
- Criação pelos alunos de uma camiseta deste projeto;
- Composição de uma música para apresentações e caracterizar o tema que está sendo desenvolvido;
- Apresentação no Cid Legal com as crianças;
- Participação em eventos para representar a escola e apresentar o projeto;
            - Divulgação em redes sociais através de um “grupo fechado” com o titulo do projeto para incentivar a conscientização da Educação Fiscal e sua importância;
            - Conhecimento do site do Leãozinho: jogos, história e textos;
            - Participar do projeto “A Nota é Minha”;
            - Atividades na sala de aula com pesquisas, textos, informativos, elaboração de textos coletivos, desenhos, recortes e colagens, entre outras.
- participação deste projeto no Prêmio Educação Fiscal;
- trabalho com a música “Os Piratas” (site Leãozinho);
- história “As aventuras de Simão e Bartolomeu – Perigo na Cidade” – trabalho de incentivo à consciência sobre o cuidado com a água e preservação do meio ambiente;
- atividade de conhecimento e conscientização sobre o trânsito:


8- ATIVIDADE AVALIATIVA:

      A avaliação será composta de observação e análise das atividades e práticas durante a realização do projeto.

9- BIBLIOGRAFIA:

           - BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza.
                    Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. POA: Artmed, 2008.

           - BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.  Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

                       WWW.leazinho.receita.fazenda.gov.br/biblioteca/estudantes/textos/cadeiaprodutiva.h


*ESTE PROJETO FOI INSCRITO NO PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL 2013

ISSO É CIDADANIA!!!




















0 Responses