Maternal II B (profª. Zanza)
1- Dados de identificação
Nome do Projeto: Brincando
com a Música
Professora: Rosângela
Bohrer
Estagiária: Camila
Bachman
Turma: Maternal II B
Período previsto: Abril
a Julho de 2013
Assessoria
Pedagógica: Juliana Gomes
Direção: Rossonia
Serafini
2- Justificativa
Toda criança sente-se feliz cantando ,desde pequenos e
até mesmo nas suas brincadeiras espontâneas, elas cantam com entusiasmo,
sacudindo seu corpo, braços e pernas.
Na educação infantil a música deve proporcionar as
crianças as mesmas alegrias que sentem ao brincar, servindo como incentivo para
descobrir, experimentar, criar sons, ritmos e movimentos.
A música é uma fonte importante de estímulos, equilíbrio.
felicidade e auto estima para a criança, sendo considerada um poderoso recurso
educativo a ser usado na educação infantil.
Através da música a criança tem seus conhecimentos
ampliados e facilitados, pois ela ensina a se desinibir, ouvir, melhorar o
vocabulário, o desenvolvimento da fala, o auto controle, orientação espacial e
temporal, a percepção de silencio auditivo e visuais de maneira ativa e
reflexiva. Além de ser um instrumento facilitador do processo aprendizagem.
A turma do Maternal II B demonstra muito gosto pela
música, sendo assim, justifica-se o desenvolvimento deste projeto.
3- Objeto social do conhecimento
Movimento
4- Áreas do Conhecimento
Linguagem Oral e Escrita
Lógico matemática
Movimento
Artes
Natureza e sociedade
5- Objetivo geral
Oportunizar
o contato com diferentes sons, ritmos e melodias, explorando os movimentos e as
sensações do corpo, através de uma ação pedagógica musical, proporcionando
momentos de alegria que possibilitem um melhor desenvolvimento da criança.
6. Conteúdos e seus objetivos:
Área
do Conhecimento: Movimento
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
|
Partes
do corpo
|
Familiarizar-se
com a imagem do próprio corpo.
|
|
Relações
espaço temporais e psicomotoras
|
Deslocar-se
no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança nas próprias capacidades
motoras.
|
|
Exploração
de diferentes posturas corporais
|
Explorar
as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas
brincadeiras.
|
|
Área
do Conhecimento: Linguagem Oral e Escrita
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
|
Ampliação
do vocabulário
|
Participar
de variadas situações de comunicação oral percebendo a importância da mesma.
|
|
Conhecer
histórias e músicas
|
Despertar
o gosto por histórias.
Manusear
e observar matérias impressos.
|
|
Área
do Conhecimento: Natureza e Sociedade
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
|
Conhecer
as tradições culturais de sua família e de outros grupos
|
Explorar
o ambiente manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e
cultural.
|
|
Hábitos
de higiene
|
Valorizar
e conscientizar sobre a importância da higiene para a saúde.
|
|
Alimentação
|
Valorizar
e conscientizar sobre a importância de uma alimentação saudável.
|
|
Área do Conhecimento: Lógico
Matemática
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
|
Textura,
peso, cor, forma, altura, tamanho, classificar, quantificar, enumerar,
números de 1 a 5
|
Manipular
e explorar materiais e brinquedos para descobrir suas características e
propriedades.
Explorar
e manusear objetos em suas diferentes características para verificação de
suas possibilidades associativas.
|
|
Área do Conhecimento: Artes
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
|
Identificação
de imagens diversas, pessoas, animais e objetos
|
Manipular
diferentes materiais e objetos para manifestar sensações e sentimentos.
|
|
Área do Conhecimento: Música
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
|
Ritmo,
melodia, tipos musicais e instrumentos musicais
|
Conhecer,
vivenciar e explorar os diversos tipos musicais, percebendo as variações de
ritmo através do brincar e dançar.
|
7- Atividade Motivadora
Música
e confecção de uma “Boneca de lata” que servirá como mascote da turma durante o
desenvolvimento do projeto..
8- Etapas Prováveis
ü Atividades
com diferentes repertórios musicais e diferentes tipos de sons;
ü Atividades
lúdicas: jogos, quebra-cabeças, brincadeiras, etc;
ü Dramatizar
as musicas trabalhadas;
ü Atividades
para reproduzir ritmos, força, velocidade, flexibilidade, equilíbrio;
ü Resgatar
histórias e músicas e brincadeiras de antigamente;
ü Textos
individuais e coletivos;
ü Atividades
que envolvam: esquema corporal, órgão dos sentidos;
ü Confecção
de instrumentos musicais com material reciclável;
ü Brincadeiras
para perceber som e ausência do mesmo;
ü Conhecimento
dos números: 1, 2, 3, 4 e 5 a partir de atividades musicais;
ü Musicas
e histórias diversas;
ü Recorte;
ü Pintura;
ü Colagens
ü Confecção
de boneca como mascote da turma.
9 – Atividade avaliativa
A
avaliação será continua levando em consideração os processos vivenciados pelas
crianças, baseada na observação e registro de dados da professora durante o
desenvolvimento do projeto.
10 - Bibliografia
NICOLAU,
Marieta Lucia Machado, Textos Básicos de Educação Pré-Escolar, São
Paulo,.Editora Ática, p. 227-229, 1990.
GIOVANI,
Priscila. Guia prático para professores de educação infantil, São Paulo, n. 69,
p. 07, 2008.
Coleção
Educação Infantil Especial, Ano I, vol.08, 2012.
Revista
Educação Infantil – Guia da professora, Rio de Janeiro, p. 10-11, mai. 2011.