Maternal II B (profª. Zanza)

1-    Dados de identificação
Nome do Projeto: Brincando com a Música
Professora: Rosângela Bohrer
Estagiária: Camila Bachman
Turma: Maternal II B
Período previsto: Abril a Julho de 2013
Assessoria Pedagógica: Juliana Gomes
Direção: Rossonia Serafini

2-    Justificativa
Toda criança sente-se feliz cantando ,desde pequenos e até mesmo nas suas brincadeiras espontâneas, elas cantam com entusiasmo, sacudindo seu corpo, braços e pernas.
Na educação infantil a música deve proporcionar as crianças as mesmas alegrias que sentem ao brincar, servindo como incentivo para descobrir, experimentar, criar sons, ritmos e movimentos.
A música é uma fonte importante de estímulos, equilíbrio. felicidade e auto estima para a criança, sendo considerada um poderoso recurso educativo a ser usado na educação infantil.
Através da música a criança tem seus conhecimentos ampliados e facilitados, pois ela ensina a se desinibir, ouvir, melhorar o vocabulário, o desenvolvimento da fala, o auto controle, orientação espacial e temporal, a percepção de silencio auditivo e visuais de maneira ativa e reflexiva. Além de ser um instrumento facilitador do processo aprendizagem.
A turma do Maternal II B demonstra muito gosto pela música, sendo assim, justifica-se o desenvolvimento deste projeto.

3-    Objeto social do conhecimento
Movimento

4-    Áreas do Conhecimento
Linguagem Oral e Escrita
Lógico matemática
Movimento
Artes
Natureza e sociedade

5- Objetivo geral

Oportunizar o contato com diferentes sons, ritmos e melodias, explorando os movimentos e as sensações do corpo, através de uma ação pedagógica musical, proporcionando momentos de alegria que possibilitem um melhor desenvolvimento da criança.

6. Conteúdos e seus objetivos:


Área do Conhecimento: Movimento
Conteúdos
Objetivos
Partes do corpo
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Relações espaço temporais e psicomotoras
Deslocar-se no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.
Exploração de diferentes posturas corporais
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras.
Área do Conhecimento: Linguagem Oral e Escrita
Conteúdos
Objetivos
Ampliação do vocabulário
Participar de variadas situações de comunicação oral percebendo a importância da mesma.
Conhecer histórias e músicas
Despertar o gosto por histórias.
Manusear e observar matérias impressos.
Área do Conhecimento: Natureza e Sociedade
Conteúdos
Objetivos
Conhecer as tradições culturais de sua família e de outros grupos
Explorar o ambiente manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural.
Hábitos de higiene
Valorizar e conscientizar sobre a importância da higiene para a saúde.
Alimentação
Valorizar e conscientizar sobre a importância de uma alimentação saudável.
Área do Conhecimento: Lógico Matemática
Conteúdos
Objetivos
Textura, peso, cor, forma, altura, tamanho, classificar, quantificar, enumerar, números de 1 a 5
Manipular e explorar materiais e brinquedos para descobrir suas características e propriedades.
Explorar e manusear objetos em suas diferentes características para verificação de suas possibilidades associativas.
Área do Conhecimento: Artes
Conteúdos
Objetivos
Identificação de imagens diversas, pessoas, animais e objetos
Manipular diferentes materiais e objetos para manifestar sensações e sentimentos.
Área do Conhecimento: Música
Conteúdos
Objetivos
Ritmo, melodia, tipos musicais e instrumentos musicais
Conhecer, vivenciar e explorar os diversos tipos musicais, percebendo as variações de ritmo através do brincar e dançar.



















































7- Atividade Motivadora
Música e confecção de uma “Boneca de lata” que servirá como mascote da turma durante o desenvolvimento do projeto..

8- Etapas Prováveis
ü  Atividades com diferentes repertórios musicais e diferentes tipos de sons;
ü  Atividades lúdicas: jogos, quebra-cabeças, brincadeiras, etc;
ü  Dramatizar as musicas trabalhadas;
ü  Atividades para reproduzir ritmos, força, velocidade, flexibilidade, equilíbrio;
ü  Resgatar histórias e músicas e brincadeiras de antigamente;
ü  Textos individuais e coletivos;
ü  Atividades que envolvam: esquema corporal, órgão dos sentidos;
ü  Confecção de instrumentos musicais com material reciclável;
ü  Brincadeiras para perceber som e ausência do mesmo;
ü  Conhecimento dos números: 1, 2, 3, 4 e 5 a partir de atividades musicais;
ü  Musicas e histórias diversas;
ü  Recorte;
ü  Pintura;
ü  Colagens
ü  Confecção de boneca como mascote da turma.

9 Atividade avaliativa
A avaliação será continua levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, baseada na observação e registro de dados da professora durante o desenvolvimento do projeto.

 10 - Bibliografia
NICOLAU, Marieta Lucia Machado, Textos Básicos de Educação Pré-Escolar, São Paulo,.Editora Ática, p. 227-229, 1990.
GIOVANI, Priscila. Guia prático para professores de educação infantil, São Paulo, n. 69, p. 07, 2008.
Coleção Educação Infantil Especial, Ano I, vol.08, 2012.
Revista Educação Infantil – Guia da professora, Rio de Janeiro, p. 10-11, mai. 2011.





















0 Responses