Pré-escola B2 e B4 (profª. Carmem)

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
SECRETARIA DE MUNICÍPIO DA EDUCAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASA DA CRIANÇA

PROJETO
VIAJANDO PELO PLANETA TERRA
DESCOBRINDO O UNIVERSO


DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

PROFESSORA: Carmem Lucia Nichelle Hautrive
TURMA: Pré B2 e pré B4     TURNO: Manhã e Tarde
PERÍODO PREVISTO: outubro, novembro e dezembro
ASSESSORIA PEDAGÓGICA: Juliana Gomes
 DIRETORA: Rossonia Serafini
VICE-DIRETORA: Giovana Cancian

                                                               JUSTIFICATIVA
Nosso universo é rico em mistério, curiosidades e belezas. Até pouco tempo atrás se acreditava que a terra era chata, que estava no centro do sistema solar e que o ser humano era o ser mais importante que existia. Essas ideias foram mudando ao longo dos tempos e muitas ideias ainda estão por mudar.
Desde pequeno o ser  humano traz consigo uma inquietude e uma vontade de aprender, e isso  o impulsiona a saber mais , por isso   questiona e estuda o que lhe chama atenção, o que lhe atrai.
O pensamento infantil tem  a essência cientista que busca constantemente resposta para as suas dúvidas e curiosidades.
Assim  este projeto justifica-se primeiramente em  descobrir o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Em seguida apresentar-lhes algumas informações sobre a s dúvidas levantadas pelos alunos.


OBJETO SOCIOAL DO CONHECIMENTO
Natureza e Sociedade
                                        
ÁREAS DO CONHECIMENTO
-Língua Português
-Artes
-Movimentos e Musica
-Matemática

 OBJETIVO GERAL
Proporcionar um ambiente no qual a criança desenvolve uma atitude de curiosidade e exploração. Identificando os planetas, a lua e suas fases, o sol indispensável para a nossa sobrevivência, os fenômenos da natureza e suas implicações no meio ambiente e os quatro elementos indispensáveis ao meio ambiente (sol, ar, terra e água), através da utilização de todas as áreas do conhecimento, para que a criança possa desenvolver-se de forma autônoma e crítica.

AREA DO CONHECIMENTO:
NATUREZA E SOCIEDADE
                                               OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS:
 OS QUATRO ELEMENTOS- ÁGUA, TERRA, FOGO E AR
-Compreender os benefícios da água para os seres vivos;
-Reconhecer onde podemos encontrar água na natureza.
-Pesquisar como a água chega até nossa casa;
-Compreender a importância dos hábitos de higiene para uma vida saudável;
-Diferenciar as características da água poluída e da potável;
-Evitar o desperdício da água nos hábitos da higiene diária;
-Compreender o fenômeno natural que resulta das chuvas, CICLO DA AGUA NA NATUREZA;
-Compreender que o excesso de chuva e a falta dela causa prejuízo aos seres vivos;
-Compreender a importância do ar para os seres vivos que habitam o planeta terra;
-Experiências com os elementos: ar, agua, solo e fogo;
-Contribuir para não poluir a ar, a agua e a terra, assim como os rios;
-Conscientizar os alunos do prejuízo que a falta de chuva faz para o solo;
-Perceber a importância de um solo fértil, com bastante nutrientes para o desenvolvimento das lavouras, hortas e folhagens.
-Mostrar aos alunos a importância do elemento fogo para os seres vivos.
-Conscientizar os alunos da importância que estes quatro elementos vivam em harmonia e, que esta harmonia depende de nós.

PLANETA TERRA
-Identificar a forma do planeta TERRA e sua localização no espaço;

-Reconhecer as características que fazem com que o planeta terra seja habitado por seres vivos como plantas, animais e seres humanos
PLANETAS:
 MARTE, VENUS, MERCURIO, URANO, NETUNO, PLUTÃO, SATURNO E JUPTER.
Identificar algumas características dos planetas, permitindo reconhecer algumas semelhanças entre eles;
-Observar a localização dos planetas em relação a sua proximidade do sol
-Saber a quantidade de planeta do nosso sistema solar;
-Observar o céu percebendo suas características em diferentes dias;

DIA E NOITE





ASTROS DO SISTEMA SOLAR:

SOL




LUA




ESTRELAS


COMETAS

-Identificar aspectos do dia e da noite;
-Identificar o que fazemos de dia e o que fazemos de noite;
-Pesquisar os movimentos da terra;
-Entender que o dia e a noite resultam do movimento de rotação do planeta;



-Reconhecer o sol como sendo a maior estrela do sistema solar;
- Pesquisar sobre o tempo de vida do sol;
 -Pesquisar de que substancias é composto o sol;
-Pesquisar se o sol se movimenta.

-Observar e compreender as fases da  lua;
-Pesquisar sobre os astronautas;
-Pesquisar sobre como se pode ir até a lua;


Pesquisar sobre a vida das estrelas: Quanto tempo dura uma estrela? Do que são formadas as estrela?

Pesquisar o que são cometas e de que são formados.


ÁREA DO CONHECIMENTO:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
                         OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ORALIDADE
-Possibilitar o uso da linguagem oral para conversar, brincar, jogar, comunicar e expressar desejos e sentimentos.
-Desenvolver o gosto Pela leitura.
-Escutar textos e histórias lidas apreciando a leitura feita pela professora.

ESCRITA
-Possibilitar o contato com a língua escrita através de vários portadores de textos e o entendimento da funcionalidade da escrita, bem como a possibilidade da escrita espontânea.
-Interessar-se em escrever palavras e textos ainda que de forma não convencional.
-Promover atividades de letramento, visando conhecer, identificar e nomear as letras do alfabeto de forma contextualizada.
-Trabalhar com os nomes dos planetas, satélites e astros que forem aparecendo durante o projeto.
-Copiar a escrita das palavras significativas que irão aparecer durante o envolvimento do projeto, assim como, a escrita espontânea dessas palavras.
-Trabalhar na formação de textos coletivos a partir de cenas, gravuras e objetos.
-Interpretar histórias com sequência lógica.



AREA DO CONHECIMENTO: PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO

                                          OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 MATEMÁTICA
-Desenvolver o raciocínio lógico-matemático através dos jogos de regras.
-Observar e Identificar os números em diferentes contextos em nosso cotidiano.
-Promover atividades que possibilitem a compreensão das relações matemáticas de: comparar, ordenar, classificar, sequência e seriação.
-Levar as crianças a criar hipóteses para a solução de problemas simples.
-Estabelecer aproximações para algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.
-Sequenciar os números corretamente, cada aluno fará esta contagem até onde sabe.
-Marcar o tempo por meio de calendário.
-Identificar pontos de referências para situar-se e deslocar-se no espaço físico.

-
AREAS DO CONHECIMENTO:
MOVIMENTO E MÚSICA


                                           OBJETIVOS ESPECÍFICOS
RITMO










-Explorara as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação por meio de jogos, músicas, etc...
-Interpretar músicas e canções diversas, interagindo com o grupo.
-Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.


AREA DO CONHECIMENTO:
ARTES VISUAIS
OBJETIVO  ESPECIFICO
 ARTES PLASTICAS
-Desenvolver habilidades por meio do desenho, da pintura, recorte, colagem e modelagem, explorando diferentes materiais necessários ao fazer artístico.






                                            ETAPAS PROVÁVEIS

- Pedir para que seus alunos observem o céu e façam desenhos sobre as observações realizadas.
-para que eles escrevam uma lista de coisas que acreditam que exista no céu (trabalhando nessa etapa o letramento).
- Observem as diferenças entre o dia e a noite.
- Explicar os movimentos de rotação e translação. Para o entendimento do assunto, além do vídeo, usar uma lanterna e uma laranja para a explicação de rotação. Para o movimento de translação, brincar com os alunos. Dois deles participam da explicação representando o Sol e a Terra. Com movimentos corporais, representarão os dois conceito-
 Estude e converse, informalmente, sobre astronautas, para para coleta de informações sobre o assunto.
-Conversar sobre a primeira visita do homem à Lua ,o conhecimento da identidade dos astronautas que estiveram lá. Fazer uma apresentação em PowerPoint sobre o assunto.
- Confeccione um astronauta em papel laminado a partir da técnica de dobradura completando com a ilustração do espaço sideral.
- confecção um Sistema Solar em disco de vinil ou móbile.
- Ler para os alunos o livro O Planeta Lilás, do Ziraldo.
- Converse sobre as características do bichinho de O Planeta Lilás e, em seguida, cada aluno deverá desenhá-lo escolhendo um nome para ele.
- Cada dupla deverá sortear da caixa espacial um desenho e com a ajuda da professora escrever o nome do objeto no quadro.
-Dar a imagem de um foguete para as crianças pintarem. Depois, peça para que elas recortem e, em seguida, montem. Essa imagem deverá ser como um quebra-cabeça.
- Com massa de modelar, pedir para que as crianças façam um astronauta, um foguete e uma estrela.

ETAPAS PROVÁVEIS
-Narração das seguintes histórias:
Chuá, chuá Tchibum!-Marcos Bagno
 SUSTENTABILIDADE- Acabou a água – Reaproveitamento da Água         
                                        Jogue lixo no  lixo – Reaproveitamento do lixo
                                        O Mundinho Agradece- Vamos plantar uma arvore
                                        O homem da chuva- Gianni Rodari e Nicoleta Costa
                                        Elementos da Natureza-Roberto Belli
                                         O segredo da vida- Juarez Machado
                                         O Toró-Regina siguemoto
                                         A gotinha Plim Plim
                                         A viagem das três gotinhas
                                        

TRABALHANDO VALORES COM AS HISTÓRIAS:
-COLEÇÃO: O QUE NÃO CABE NO MEU MUNDO: Mentira, Preguiça, Teimosia, Gula, Ciúmes, Crueldade, Impaciência, Egoísmo, Preconceito, Bagunça.

-Diálogos e exposições de imagens
-VIDEOS DA INTERNET:  Água, o mundo com ela.....O mundo sem ela.
                                            Planeta Água-Música de Guilherme Arantes
                                             A turma da Clarinha e o Ciclo da água
                                             A turma da Clarinha em Higiene e saúde
                                             Dicas para economizar água
-Músicas referentes aos quatro elementos;
-Experiências com os quatro elementos com o registro de algumas delas.
-Painéis de desenhos feitos pelos alunos com a ajuda da professora.
-Narrativa dos alunos na roda de conversas, sobre os temas trabalhados.
-Passeios para estudos.
-Produção de textos coletivos.
-Cuidados com o Meio Ambiente através de atitudes de respeito com a natureza e os seres vivos.
-Pesquisar e registrar informações sobre os temas trabalhados.
-Realizar momentos de leitura livres, com livros referentes aos temas trabalhados.
-Poemas
-Teatro- O mundinho
-Parlendas
-Jogos de Memórias
-Jogos de Dominó
-Jogos de trilha e jogos de quebra cabeças
-Confecção de um livrinho orientando as pessoas da família e os colegas, com  sobre os cuidados com o PLANETA AZUL  e com a ÁGUA.
-Confecção de Móbiles
-Desenhos, pinturas e colagens com materiais diversos;
-Ilustrações de Musicas e poesias;
-Construção de mini hortas em garrafas Pet, e ornamentação de alguns locais da escola com plantas ornamentais;
-Textos e vídeos mostrando os prejuízos causados pelas enchentes, queimadas e vendavais;
-Solo – As camadas da terra;
-Evaporação- Ciclo da água- Música
-Prováveis palavras trabalham no contexto do projeto: ÁGUA, SOLO, TERRA, AR, CHUVA, SOL, FOGO, LAGO, RIO, NUVENS, GOTAS, ENXURRADA, QUEIMADAS, VENTO, VENTANIA...e outras que perceber ser significativa para os alunos.
-Dinâmicas de grupo.
-Dobraduras.
-Dramatizações de canções.
-Atividades matemáticas, contagem oral e sequenciada.
-Escrita dirigida e espontânea  dos números até 10.
-Noções de direção- esquerda, direita, frente, atrás...

AVALIAÇÃO
A avaliação será um processo contínuo e diário, onde a criança será observada  em relação a sua participação nas atividades propostas, evidenciando ou não interesse pelo tema escolhido.
Também será instrumentos de avaliação o comportamento e o relacionamento com o grupo, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação e aproveitamento do tempo.


O QUE SABEMOS
O QUE QUEREMOS SABER
O QUE APRENDEMOS





BIBLIOGRAFIA
-Coleção Carrossel- Terceiro Estágio- Educação Infantil
-Pra Que Serve a Água, o Solo, o Fogo e o Ar- Ana Claudia –Coleção Quatro Elementos. Ed. -        Dimensão- 2010
-Revista Planeta
-Dando sentido para as ciências - Pesquisando as ideias das crianças – Visor. Madrid, 1999
-www.divertudo.com.br/ histórias.htm
0 Responses