Pré-escola B2 e B4 (profª. Carmem)
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
SECRETARIA DE MUNICÍPIO DA EDUCAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASA DA
CRIANÇA
PROJETO
VIAJANDO PELO PLANETA
TERRA
DESCOBRINDO O UNIVERSO
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
PROFESSORA:
Carmem Lucia Nichelle Hautrive
TURMA: Pré B2
e pré B4 TURNO: Manhã e Tarde
PERÍODO PREVISTO: outubro, novembro e dezembro
ASSESSORIA PEDAGÓGICA: Juliana Gomes
DIRETORA: Rossonia Serafini
VICE-DIRETORA:
Giovana Cancian
JUSTIFICATIVA
Nosso
universo é rico em mistério, curiosidades e belezas. Até pouco tempo atrás se
acreditava que a terra era chata, que estava no centro do sistema solar e que o
ser humano era o ser mais importante que existia. Essas ideias foram mudando ao
longo dos tempos e muitas ideias ainda estão por mudar.
Desde
pequeno o ser humano traz consigo uma
inquietude e uma vontade de aprender, e isso
o impulsiona a saber mais , por isso questiona e estuda o que lhe chama atenção, o
que lhe atrai.
O
pensamento infantil tem a essência
cientista que busca constantemente resposta para as suas dúvidas e
curiosidades.
Assim este projeto justifica-se primeiramente
em descobrir o conhecimento prévio dos
alunos sobre o tema. Em seguida apresentar-lhes algumas informações sobre a s
dúvidas levantadas pelos alunos.
OBJETO SOCIOAL DO CONHECIMENTO
Natureza e Sociedade
ÁREAS DO CONHECIMENTO
-Língua Português
-Artes
-Movimentos e Musica
-Matemática
OBJETIVO GERAL
Proporcionar um
ambiente no qual a criança desenvolve uma atitude de curiosidade e exploração.
Identificando os planetas, a lua e suas fases, o sol indispensável para a nossa
sobrevivência, os fenômenos da natureza e suas implicações no meio ambiente e
os quatro elementos indispensáveis ao meio ambiente (sol, ar, terra e água), através
da utilização de todas as áreas do conhecimento, para que a criança possa
desenvolver-se de forma autônoma e crítica.
AREA DO
CONHECIMENTO:
NATUREZA E
SOCIEDADE
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDOS:
OS
QUATRO ELEMENTOS- ÁGUA, TERRA, FOGO E AR
|
-Compreender os benefícios da água para os seres
vivos;
-Reconhecer onde podemos encontrar água na natureza.
-Pesquisar como a água chega até nossa casa;
-Compreender a importância dos hábitos de higiene
para uma vida saudável;
-Diferenciar as características da água poluída e da
potável;
-Evitar o desperdício da água nos hábitos da higiene
diária;
-Compreender o fenômeno natural que resulta das
chuvas, CICLO DA AGUA NA NATUREZA;
-Compreender que o excesso de chuva e a falta dela
causa prejuízo aos seres vivos;
-Compreender a importância do ar para os seres vivos
que habitam o planeta terra;
-Experiências com os elementos: ar, agua, solo e
fogo;
-Contribuir para não poluir a ar, a agua e a terra,
assim como os rios;
-Conscientizar os alunos do prejuízo que a falta de
chuva faz para o solo;
-Perceber a importância de um solo fértil, com
bastante nutrientes para o desenvolvimento das lavouras, hortas e folhagens.
-Mostrar aos alunos a importância do elemento fogo
para os seres vivos.
-Conscientizar os alunos da importância que estes
quatro elementos vivam em harmonia e, que esta harmonia depende de nós.
|
PLANETA TERRA
|
-Identificar a forma do planeta TERRA e sua
localização no espaço;
|
|
-Reconhecer as características que fazem com que o
planeta terra seja habitado por seres vivos como plantas, animais e seres
humanos
|
PLANETAS:
MARTE, VENUS, MERCURIO, URANO, NETUNO,
PLUTÃO, SATURNO E JUPTER.
|
Identificar algumas características dos planetas,
permitindo reconhecer algumas semelhanças entre eles;
-Observar a localização dos planetas em relação a
sua proximidade do sol
-Saber a quantidade de planeta do nosso sistema
solar;
-Observar o céu percebendo suas características em
diferentes dias;
|
DIA E NOITE
ASTROS DO SISTEMA SOLAR:
SOL
LUA
ESTRELAS
COMETAS
|
-Identificar aspectos do dia e da noite;
-Identificar o que fazemos de dia e o que fazemos de
noite;
-Pesquisar os movimentos da terra;
-Entender que o dia e a noite resultam do movimento
de rotação do planeta;
-Reconhecer o sol como sendo a maior estrela do
sistema solar;
- Pesquisar sobre o tempo de vida do sol;
-Pesquisar de
que substancias é composto o sol;
-Pesquisar se o sol se movimenta.
-Observar e compreender as fases da lua;
-Pesquisar sobre os astronautas;
-Pesquisar sobre como se pode ir até a lua;
Pesquisar sobre a vida das estrelas: Quanto tempo
dura uma estrela? Do que são formadas as estrela?
Pesquisar o que são cometas e de que são formados.
|
ÁREA DO
CONHECIMENTO:
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
ORALIDADE
|
-Possibilitar o uso da linguagem oral para
conversar, brincar, jogar, comunicar e expressar desejos e sentimentos.
-Desenvolver o gosto Pela leitura.
-Escutar textos e histórias lidas apreciando a
leitura feita pela professora.
|
ESCRITA
|
-Possibilitar o contato com a língua escrita através
de vários portadores de textos e o entendimento da funcionalidade da escrita,
bem como a possibilidade da escrita espontânea.
-Interessar-se em escrever palavras e textos ainda
que de forma não convencional.
-Promover atividades de letramento, visando
conhecer, identificar e nomear as letras do alfabeto de forma contextualizada.
-Trabalhar com os nomes dos planetas, satélites e
astros que forem aparecendo durante o projeto.
-Copiar a escrita das palavras significativas que
irão aparecer durante o envolvimento do projeto, assim como, a escrita
espontânea dessas palavras.
-Trabalhar na formação de textos coletivos a partir
de cenas, gravuras e objetos.
-Interpretar histórias com sequência lógica.
|
AREA DO CONHECIMENTO: PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
MATEMÁTICA
|
-Desenvolver o raciocínio lógico-matemático através
dos jogos de regras.
-Observar e Identificar os números em diferentes
contextos em nosso cotidiano.
-Promover atividades que possibilitem a compreensão
das relações matemáticas de: comparar, ordenar, classificar, sequência e
seriação.
-Levar as crianças a criar hipóteses para a solução
de problemas simples.
-Estabelecer aproximações para algumas noções
matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais,
etc.
-Sequenciar os números corretamente, cada aluno fará
esta contagem até onde sabe.
-Marcar o tempo por meio de calendário.
-Identificar pontos de referências para situar-se e
deslocar-se no espaço físico.
-
|
AREAS DO
CONHECIMENTO:
MOVIMENTO
E MÚSICA
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
RITMO
|
-Explorara as possibilidades de gestos e ritmos
corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de
interação por meio de jogos, músicas, etc...
-Interpretar músicas e canções diversas, interagindo
com o grupo.
-Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir
criações musicais.
|
AREA DO
CONHECIMENTO:
ARTES
VISUAIS
|
OBJETIVO ESPECIFICO
|
ARTES
PLASTICAS
|
-Desenvolver habilidades por meio do desenho, da pintura,
recorte, colagem e modelagem, explorando diferentes materiais necessários ao
fazer artístico.
|
ETAPAS PROVÁVEIS
- Pedir para que seus alunos observem o céu e façam desenhos sobre as observações realizadas.
-para que eles escrevam uma lista de
coisas que acreditam que exista no céu (trabalhando nessa etapa o letramento).
- Observem as diferenças entre o dia e a noite.
- Explicar os movimentos de rotação e translação. Para o entendimento
do assunto, além do vídeo, usar uma lanterna e uma laranja para a explicação de
rotação. Para o movimento de translação, brincar com os alunos. Dois deles
participam da explicação representando o Sol e a Terra. Com movimentos
corporais, representarão os dois conceito-
Estude e
converse, informalmente, sobre
astronautas, para para coleta de informações sobre o assunto.
-Conversar sobre a primeira visita do homem à Lua ,o conhecimento da identidade dos astronautas
que estiveram lá. Fazer uma apresentação em PowerPoint sobre o assunto.
- Confeccione um astronauta em papel laminado a partir da técnica de
dobradura completando com a ilustração do espaço sideral.
- confecção um Sistema Solar em disco de vinil ou móbile.
- Ler para os alunos o livro O Planeta Lilás, do Ziraldo.
- Converse sobre as características do bichinho de O Planeta Lilás e, em
seguida, cada aluno deverá desenhá-lo escolhendo um nome para ele.
- Cada
dupla deverá sortear da caixa espacial um desenho e com a ajuda da professora
escrever o nome do objeto no quadro.
-Dar a imagem de um foguete para as crianças pintarem. Depois, peça para
que elas recortem e, em seguida, montem. Essa imagem deverá ser como um
quebra-cabeça.
- Com massa de modelar, pedir para que as crianças façam um
astronauta, um foguete e uma estrela.
ETAPAS PROVÁVEIS
-Narração das
seguintes histórias:
Chuá, chuá
Tchibum!-Marcos Bagno
SUSTENTABILIDADE- Acabou a água –
Reaproveitamento da Água
Jogue
lixo no lixo – Reaproveitamento do lixo
O Mundinho
Agradece- Vamos plantar uma arvore
O homem
da chuva- Gianni Rodari e Nicoleta Costa
Elementos da Natureza-Roberto Belli
O
segredo da vida- Juarez Machado
O
Toró-Regina siguemoto
A
gotinha Plim Plim
A
viagem das três gotinhas
TRABALHANDO VALORES COM AS HISTÓRIAS:
-COLEÇÃO: O QUE NÃO
CABE NO MEU MUNDO: Mentira, Preguiça, Teimosia, Gula, Ciúmes, Crueldade,
Impaciência, Egoísmo, Preconceito, Bagunça.
-Diálogos e exposições
de imagens
-VIDEOS DA INTERNET: Água, o
mundo com ela.....O mundo sem ela.
Planeta Água-Música de Guilherme Arantes
A
turma da Clarinha e o Ciclo da água
A turma da
Clarinha em Higiene e saúde
Dicas para economizar água
-Músicas referentes
aos quatro elementos;
-Experiências com os
quatro elementos com o registro de algumas delas.
-Painéis de desenhos
feitos pelos alunos com a ajuda da professora.
-Narrativa dos alunos
na roda de conversas, sobre os temas trabalhados.
-Passeios para
estudos.
-Produção de textos
coletivos.
-Cuidados com o Meio
Ambiente através de atitudes de respeito com a natureza e os seres vivos.
-Pesquisar e registrar
informações sobre os temas trabalhados.
-Realizar momentos de
leitura livres, com livros referentes aos temas trabalhados.
-Poemas
-Teatro- O mundinho
-Parlendas
-Jogos de Memórias
-Jogos de Dominó
-Jogos de trilha e
jogos de quebra cabeças
-Confecção de um
livrinho orientando as pessoas da família e os colegas, com sobre os cuidados com o PLANETA AZUL e com a ÁGUA.
-Confecção de Móbiles
-Desenhos, pinturas e
colagens com materiais diversos;
-Ilustrações de
Musicas e poesias;
-Construção de mini
hortas em garrafas Pet, e ornamentação de alguns locais da escola com plantas
ornamentais;
-Textos e vídeos
mostrando os prejuízos causados pelas enchentes, queimadas e vendavais;
-Solo – As camadas da
terra;
-Evaporação- Ciclo da
água- Música
-Prováveis palavras
trabalham no contexto do projeto: ÁGUA, SOLO, TERRA, AR, CHUVA, SOL, FOGO,
LAGO, RIO, NUVENS, GOTAS, ENXURRADA, QUEIMADAS, VENTO, VENTANIA...e outras que
perceber ser significativa para os alunos.
-Dinâmicas de grupo.
-Dobraduras.
-Dramatizações de
canções.
-Atividades
matemáticas, contagem oral e sequenciada.
-Escrita dirigida e
espontânea dos números até 10.
-Noções de direção-
esquerda, direita, frente, atrás...
AVALIAÇÃO
A
avaliação será um processo contínuo e diário, onde a criança será
observada em relação a sua participação
nas atividades propostas, evidenciando ou não interesse pelo tema escolhido.
Também
será instrumentos de avaliação o comportamento e o relacionamento com o grupo,
cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação
aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação e aproveitamento do tempo.
O QUE SABEMOS
|
O QUE QUEREMOS
SABER
|
O QUE APRENDEMOS
|
|
|
|
BIBLIOGRAFIA
-Coleção Carrossel-
Terceiro Estágio- Educação Infantil
-Pra Que Serve a Água,
o Solo, o Fogo e o Ar- Ana Claudia –Coleção Quatro Elementos. Ed. - Dimensão- 2010
-Revista Planeta
-Dando sentido para as
ciências - Pesquisando as ideias das crianças – Visor. Madrid, 1999
-www.divertudo.com.br/ histórias.htm