Maternal I A - profª. Querti
DESCRIÇÃO
DA ATIVIDADE MOTIVADORA DO PROJETO
“O PINTINHO DELA QUEBROU”
PROFESSORA
QUERTI GUEDES
ESTAGIÁRIAS:
CARLA SILVA E MARILIANE DE MELLO PADILHA
A
construção da identidade na criança é gradativa e se dá através de interações
sociais, ora as crianças imitam o outro, ora se diferenciam- se dele. Para
auxiliá-las nesse processo faz-se necessário criar situações que elas se
comuniquem e expressem.
Desta forma, Criamos condições para
que as crianças se conheçam, se descubram e resignifiquem novos sentimentos,
valores, idéias, costumes e papéis sociais.
Nossa atividade inicial do projeto
foi começar a dar significado de infância e de construção de identidade, desta
forma trabalhamos sobre o que mais faz parte do mundo dos pequenos, o brincar,
assim envolvemos as brincadeiras e brinquedos que mais gostam, assim realizamos
além de uma conversa também pesquisa em revistas e jornais de “Brincadeiras e
brinquedos de criança”, registramos em papel pardo e expomos no mural da sala.
ATIVIDADE DO PROJETO O PINTINHO DELA QUEBROU
Atividade que busca explicar a ideia de bebês e criança já
crescida, utilizando plantas para exemplificar, puxando o gancho com o passeio
que realizamos no jardim Botânico na UFSM, ode observamos as plantinhas “bebês’
como as acrianças chamaram as mudas e
fizemos um comparativo com as crianças, questionando:
O que é preciso para os bebês crescerem? O que os bebês comem? O
que as crianças comem? Que roupas usam? Usam fraldas? Mamadeiras? Chupetas?
Riscamos um boneco para representar o bebê e também um aluno da
sala para representar uma criança e junto colocamos a planta pequena e
também a maior, escrevemos o que
responderam dos questionamentos.
CHAMADINHA VERDE E AMARELO
- Atividade com
tinta montando uma chamadinha do Brasil, utilizamos tinta para pintura com as
mãozinhas e identificamos os nomes na mesa e colamos junto das mãos, também
classificamos quem não veio na aula e colocamos na árvore do maternal.