Maternal I A - profª. Querti







DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE MOTIVADORA DO PROJETO
 “O PINTINHO DELA QUEBROU”

PROFESSORA QUERTI GUEDES
ESTAGIÁRIAS: CARLA SILVA E MARILIANE DE MELLO PADILHA

A construção da identidade na criança é gradativa e se dá através de interações sociais, ora as crianças imitam o outro, ora se diferenciam- se dele. Para auxiliá-las nesse processo faz-se necessário criar situações que elas se comuniquem e expressem.
            Desta forma, Criamos condições para que as crianças se conheçam, se descubram e resignifiquem novos sentimentos, valores, idéias, costumes e papéis sociais.
            Nossa atividade inicial do projeto foi começar a dar significado de infância e de construção de identidade, desta forma trabalhamos sobre o que mais faz parte do mundo dos pequenos, o brincar, assim envolvemos as brincadeiras e brinquedos que mais gostam, assim realizamos além de uma conversa também pesquisa em revistas e jornais de “Brincadeiras e brinquedos de criança”, registramos em papel pardo e expomos no mural da sala.


ATIVIDADE DO PROJETO O PINTINHO DELA QUEBROU
Atividade que busca explicar a ideia de bebês e criança já crescida, utilizando plantas para exemplificar, puxando o gancho com o passeio que realizamos no jardim Botânico na UFSM, ode observamos as plantinhas “bebês’ como as acrianças chamaram as mudas  e fizemos um comparativo com as crianças, questionando:
O que é preciso para os bebês crescerem? O que os bebês comem? O que as crianças comem? Que roupas usam? Usam fraldas? Mamadeiras? Chupetas?
Riscamos um boneco para representar o bebê e também um aluno da sala para representar uma criança e junto colocamos a planta pequena e também  a maior, escrevemos o que responderam dos questionamentos.






CHAMADINHA VERDE E AMARELO
- Atividade com tinta montando uma chamadinha do Brasil, utilizamos tinta para pintura com as mãozinhas e identificamos os nomes na mesa e colamos junto das mãos, também classificamos quem não veio na aula e colocamos na árvore do maternal.






















0 Responses