Maternal II A - profª. Carmem

É HORA DE LER

 A Literatura Infantil vem ganhando um papel importante dentro da educação, não somente por despertar o interesse do aluno pela leitura, mas também, no sentido de enriquecer a vida das crianças oportunizando o desenvolvimento da imaginação, criatividade.
Desenvolver o hábito da leitura, ainda na Educação infantil, é de fundamental importância para a formação do leitor.
Pensando em todos esses aspectos e acreditando na contribuição da Literatura Infantil para o desenvolvimento do indivíduo é que reservei um momento em nossa rotina, É HORA DE LER, onde as crianças têm contado com os livros infantis da sala, interagindo com seus colegas, pois acredito que somente iremos formar crianças que gostem de ler e tenham uma relação prazerosa com a leitura se proporcionarmos a elas, desde muito cedo, um contato frequente e agradável com o objeto livro.




NOME DO PROJETO: EU ME REMEXO MUITO

OBJETIVO: Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.

ATIVIDADES DE MUSICA E MOVIMENTO
 A partir da brincadeira a  Dança das Cadeiras, as crianças criaram uma brincadeira onde as cadeiras foram colocadas em circulo e representavam uma ponte. O espaço, no meio das cadeiraS representava um rio onde viviam muitos  jacarés.
REGRA CRIADA PELOS ALUNOS: Não podia cair no rio, se caísse seria comido pelo jacaré.
 BRINCADEIRA DE RODA
Brincar de roda ao som das musicas: Ciranda Cirandinha, A canoa Virou e O Cravo e a Rosa


Nome do Projeto: Identidade e Autonomia – Minha História

Objetivo :  Estimular o desenvolvimento da atenção, concentração, autocontrole, cooperação, respeito a individualidade(esperar a vez do colega jogar) e, principalmente a aceitação de regras e limites    

JOGO DA MEMÓRIA - BRINCANDO COM REGRAS
           
Viver em sociedade significa lidar com regras o tempo todo e na escola não é diferente. Mas será que desde pequeno é preciso conviver com normas?  Sim, com certeza.
 Os jogos de regras, aqueles que se joga em grupo, com regras e normas preestabelecidas e visando um objetivo, são importantes na Educação Infantil. Além de serem prazerosos, eles desenvolvem aprendizados importantes, como a adequação a limites e regras, concentração, cooperação, respeito...
 Primeiramente é importante explicar as regras antes de iniciar as partidas, pois o aluno só se concentra quando entende a lógica do jogo.
 No segundo momento foram mostradas as peças que formavam os pares, cada criança recebeu uma carta e deveriam encontrar o seu par. Quando todos entenderam a dinâmica começamos a partida. O principal ponto, no início, é que as regras sejam compreendidas e que todos se adaptem a elas. No inicio percebi a dificuldade de esperar a sua vez.
Esperar a vez é uma das determinações mais difíceis de cumprir, assim, não é aconselhável usar ou confeccionar um jogo com muitas cartas, fica um jogo muito demorado e nesta faixa etária (3 e 4 anos)a concentração está em desenvolvimento. A criança precisa  sentir-se  ativa e participante,isso determina seu interesse pela atividade.


NOME DO PROJETO: Eu sou verde amarelo

OBJETIVOS: Incentivar o amor e o respeito à Pátria como uma iniciação ao patriotismo, despertando atitudes de civismo e cidadania;
                      Identificar e nomear as cores que representam a Bandeira do nosso País.
                      
ATIVIDADE: Releitura da Bandeira para a confecção do mural em homenagem ao nosso país, pela sua participação na copa de 2014.


IDENTIDADE E AUTONOMIA
OBJETIVO GERAL: Possibilitar que a criança construa sua identidade por meio das brincadeiras, das intereção sócio-culturais e das vivências de diferentes situações desenvolvendo assim sua independência.
- Reconhecer a escrita do seu nome .
-Explorar o movimento do próprio corpo em brincadeiras que envolvam o equilibrio e a lateralidade.




SOMOS AMIGOS DA NATUREZA – MEIO AMBIENTE

OBJETIVO GERAL : Despertar a consciência ecologica atraves da preservação e respeito ao meio ambiente, seres vivos e a natureza, por meio de atitudes ecologicamente corretas.
OBJETIVO:
-Incentivar práticas como o plantio de mudas e hábitos de preservação do meio ambiente, seja na escola, em casa, por onde eles forem.
-Incentivar e conscientizar os alunos sobre a necessidade de comer legumes, verduras e frutas para termos muita saúde, compreendo assim, o valor nutritivo dos alimentos.
Atividades realizadas :
- limpeza do canteiro da escola
- análise do lixo
-criação da hortinha
-plantação de feijão
-visita ao supermercado






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