Maternal II A - profª. Carmem
É HORA DE LER
A Literatura Infantil vem ganhando um papel
importante dentro da educação, não somente por despertar o interesse do aluno
pela leitura, mas também, no sentido de enriquecer a vida das crianças
oportunizando o desenvolvimento da imaginação, criatividade.
Desenvolver o hábito da
leitura, ainda na Educação infantil, é de fundamental importância para a
formação do leitor.
Pensando em todos esses
aspectos e acreditando na contribuição da Literatura Infantil para o
desenvolvimento do indivíduo é que reservei um momento em nossa rotina, É HORA
DE LER, onde as crianças têm contado com os livros infantis da sala,
interagindo com seus colegas, pois acredito que somente iremos formar crianças
que gostem de ler e tenham uma relação prazerosa com a leitura se
proporcionarmos a elas, desde muito cedo, um contato frequente e agradável com
o objeto livro.
NOME DO PROJETO: EU ME REMEXO MUITO
OBJETIVO: Ampliar as possibilidades
expressivas do próprio movimento, utilizando gestos e o ritmo corporal nas suas
brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
ATIVIDADES DE MUSICA E
MOVIMENTO
A partir da brincadeira a Dança das Cadeiras, as crianças criaram uma
brincadeira onde as cadeiras foram colocadas em circulo e representavam uma
ponte. O espaço, no meio das cadeiraS representava um rio onde viviam muitos jacarés.
REGRA CRIADA PELOS ALUNOS: Não podia cair no rio, se caísse
seria comido pelo jacaré.
BRINCADEIRA DE RODA
Brincar de roda ao som das musicas: Ciranda Cirandinha, A
canoa Virou e O Cravo e a Rosa
Nome do Projeto: Identidade e Autonomia – Minha
História
Objetivo :
Estimular o desenvolvimento da atenção, concentração, autocontrole,
cooperação, respeito a individualidade(esperar a vez do colega jogar) e,
principalmente a aceitação de regras e limites
JOGO DA MEMÓRIA - BRINCANDO COM
REGRAS
Viver em sociedade significa lidar com regras
o tempo todo e na escola não é diferente. Mas será que desde pequeno é preciso
conviver com normas? Sim, com certeza.
Os
jogos de regras, aqueles que se joga em grupo, com regras e normas preestabelecidas
e visando um objetivo, são importantes na Educação Infantil. Além de serem
prazerosos, eles desenvolvem aprendizados importantes, como a adequação a
limites e regras, concentração, cooperação, respeito...
Primeiramente é importante explicar as regras antes
de iniciar as partidas, pois o aluno só se concentra quando entende a lógica do
jogo.
No
segundo momento foram mostradas as peças que formavam os pares, cada criança
recebeu uma carta e deveriam encontrar o seu par. Quando todos entenderam a
dinâmica começamos a partida. O principal ponto, no início, é que as regras
sejam compreendidas e que todos se adaptem a elas. No inicio percebi a
dificuldade de esperar a sua vez.
Esperar a vez é uma
das determinações mais difíceis de cumprir, assim, não é aconselhável usar ou
confeccionar um jogo com muitas cartas, fica um jogo muito demorado e nesta
faixa etária (3 e 4 anos)a concentração está em desenvolvimento. A criança
precisa sentir-se ativa e participante,isso determina seu
interesse pela atividade.
NOME DO PROJETO: Eu sou verde amarelo
OBJETIVOS:
Incentivar o amor e o respeito à Pátria como uma iniciação ao patriotismo,
despertando atitudes de civismo e cidadania;
Identificar e nomear as
cores que representam a Bandeira do nosso País.
ATIVIDADE:
Releitura da Bandeira para a confecção do mural em homenagem ao nosso país,
pela sua participação na copa de 2014.
IDENTIDADE E AUTONOMIA
OBJETIVO GERAL: Possibilitar que a criança construa
sua identidade por meio das brincadeiras, das intereção sócio-culturais e das
vivências de diferentes situações desenvolvendo assim sua independência.
- Reconhecer a escrita do seu nome .
-Explorar o movimento do próprio corpo em brincadeiras que
envolvam o equilibrio e a lateralidade.
SOMOS AMIGOS DA NATUREZA – MEIO AMBIENTE
OBJETIVO GERAL : Despertar a consciência ecologica
atraves da preservação e respeito ao meio ambiente, seres vivos e a natureza,
por meio de atitudes ecologicamente corretas.
OBJETIVO:
-Incentivar práticas como o plantio de mudas e hábitos de
preservação do meio ambiente, seja na escola, em casa, por onde eles forem.
-Incentivar e conscientizar os alunos sobre a necessidade de
comer legumes, verduras e frutas para termos muita saúde, compreendo assim, o
valor nutritivo dos alimentos.
Atividades realizadas :
- limpeza do canteiro da escola
- análise do lixo
-criação da hortinha
-plantação de feijão
-visita ao supermercado