Projeto Pré B II tarde : Identidade - Vivências e Convivências
Prefeitura Municipal de Santa Maria
Centro de educação Infantil Casa da criança
Nome do projeto: CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE – vivências e convivências
Professora: Adriana Soares Detânico
Estagiária: Silvia Janete Aguiar
Turma: Pré B II – tarde
Período previsto: Março a julho/2011
Assessoria Pedagógica:Maria de Lourdes Bevilaqua,Juliana Gomes,Carmem Hautrive
JUSTIFICATIVA
A escola é um espaço educativo que tem seus alicerces na formação de valores e hábitos saudáveis, formando cidadãos capazes de viver e conviver em sociedade, conhecendo a si mesmo e identificando-se com parte importante de um todo, vivendo e convivendo com seus pares e respeitando todas as formas de vida.
OBJETIVO GERAL
Promover situações favoráveis a construção da identidade, reconhecendo suas particularidades, respeitando as diferenças e estabelecendo relações com seus pares, fortalecendo conceitos universais e formulando conceitos próprios, necessários para bem viver em coletividade.
CONTEÚDOS E OBJETIVOS
EU - Possibilitar a integração das crianças através de atividades individuais e coletivas, promovendo a socialização, a auto-estima, o conhecimento e limites do seu corpo e do outro, de modo autônomo e consciente.
- Oportunizar sentimentos e ações concretas que viabilizem a boa convivência entre o grupo, respeitando as diferenças e particularidades.
- Desenvolver atitudes de respeito, amizade e cooperação.
- Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
ESCOLA / FAMÍLIA - Conhecer, respeitar e valorizar à si, sua família, seu lar e sua escola, adaptando-se a vida social.
- Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertence ( características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores ) bem como a existência de outros modos de ser e de viver.
ESQUEMA CORPORAL - Conhecer, identificar e nomear as partes do corpo.
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS - Compreender a função dos órgãos sensoriais como forma de conhecermos e percebermos o mundo que nos cerca.
SAÚDE E HIGIENE - Destacar a importância de manter a saúde do nosso corpo (hábitos de higiene, saúde bucal, alimentação saudável).
HÁBITOS E ATITUDES - Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertence ( características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores ) bem como a existência de outros modos de ser e de viver.
- Estabelecer com o grupo normas essenciais para a boa convivência.
ANIMAIS E PLANTAS - Estabeleceras relações entre o homem, o ambiente em que vive e os demais seres vivos.
- Reconhecer os diferentes animais, classificando-os a partir de características próprias de cada espécie como habitat, alimentação, cobertura do corpo, quantidade de patas.
LETRAS E NÚMEROS - Desenvolver as diferentes formas de expressão ( oral, escrita, musical, plástica) como forma de inserção na sociedade e como meio de comunicação e expressão;
- Possibilitar a vivência de contato com a língua escrita através de vários portadores de texto e o entendimento da funcionalidade da escrita, bem como a possibilidade da escrita espontânea.
- Ampliar o vocabulário;
- Explorar e interpretar textos e imagens, a partir de histórias infantis .
- Classificar e nomear objetos por cor/forma/tamanho e quantidade. -Desenvolver a organização espacial e temporal, compreendendo noções de antes, durante e depois – hoje,ontem e amanha.
- Identificar os numerais e sua utilização através de situações concretas.
CORES E FORMAS - Desenvolver interesse pelas próprias criações artísticas, respeitando o trabalho dos colegas, valorizando suas diferenças, desenvolvendo o gosto o cuidado e o respeito pelo processo de criação e produção;
- Explorar diversos materiais que possibilite a criação de desenhos, pinturas, colagem e modelagens;
- Oportunizar o conhecimento de diferentes obras de arte que contemplem os temas trabalhados, refletindo e recriando-as.
OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO
Natureza e Sociedade
EIXOS TEMÁTICOS
Linguagem oral e escrita
Lógica Matemática
Artes
Movimento
METODOLOGIA
A Metodologia de Projetos possibilita desenvolver atividades de ensino e aprendizagem que permitem a contribuição de diversas áreas do conhecimento e favorece a compreensão dos multifacetados aspectos que compõem a realidade. Nesta metodologia, professor e alunos compartilham metas objetivas de trabalho e os conteúdos são organizados em torno de questões que permitem a sua re-significação no interior do processo ensino-aprendizagem.
O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?
ETAPAS PROVÁVEIS
- Construção de painéis
- Entrevistas com a família
- Contorno do corpo
- Recortes, colagens e desenhos
- Releituras de obras de arte
- Dobraduras e moldagens
- Entoar músicas infantis
- Vídeos infantis
- Passeios pela comunidade
- Compartilhar experiências
- Rodas de conversas
- Versos e parlendas
- Danças e jogos de movimento
- Dramatização
- Jogos e atividades de integração
- Leituras de histórias
- Exposiçao dos trabalhos
- Dedoches
- Bingo de letras
- Bingo de nomes
- Jogos de memória
- Jogo da velha
- Piqueniques
- Brincadeiras dirigidas
- Brincadeiras livres assistidas
- Desenho e pintura animais
- Plantar sementes diversas
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto se dará em todos os momentos do seu decorrer, considerando a participação, o envolvimento, o interesse e o desenvolvimento integral do aluno, respeitando as características individuais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.pedagobrasil.com.br/psicologia/conteudosescolares.htm
http://www.webartigos.com/articles/1020/1/Pedagogia-De-Projetos/pagina1.html
Referencial Curricular Nacional para a educação infantil/ Ministério da Educação e dos Desportos, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.