Projeto Berçário II
Prefeitura Municipal de Santa Maria
Secretaria Municipal de Educação
Centro de Educação Infantil Casa da Criança
Nome do Projeto : " A Tainá e a outra Tainá"
Professora: Bibiana Howes Carpes
Estagiárias: Evanir, Angélica, Paola, Flaviane, Sabrina
Tempo previsto: Maio/Junho
Direção: Rossonia Serafini
Acessoria Pedagógica: Carmen Hautrive, Juliana Pinto Gomes, Maria de Lourdes Bevilaqua
Justificativa:
Este projeto justifica-se a partir do pressuposto que muitas crianças dessa faixa etária não se reconhecem como sujeito no mundo e não identificam os outros e, também pelas observações feitas no cotidiano da turma que revelou essa característica.
Atividade que contribuiu para a realização do projeto:
No decorrer dos primeiros dias do ano letivo foi realizada uma atividade direcionada onde fomos nomeando cada colega e professoras, perguntando diretamente aos bebês onde estava cada um e, quem era quem. As crianças que já apresentam uma linguagem mais fluente e compreensível responderam mais efetivamente e alguns outros olhavam e apontavam para identificar a si mesmos e aos outros, contudo há ainda uma "confusão" e dúvida nessa percepção. Em um desses momentos, quando já estávamos na hora do lanchinho, acomodando-os nas cadeirinhas, uma aluna com linguagem oral mais desenvolvida olhou para uma das professoras e falou : "Olha Bibi, a outra Tainá! " Mostrando então o irmão gêmeo da menina Tainá, Tales. Desses momentos e vivências em sala de aula percebemos nossa primeira "curiosidade" e construímos nosso projeto.
”Efetivamente, a construção da própria identidade passa pela diferenciação que se estabelece entre criança e as outras pessoas e a criança e o mundo. Essa diferenciação, que se produz basicamente no transcurso dos dois primeiros anos de vida, tem sua continuidade no processo que leva não a conhecer-se e valorizar-se de uma determinada maneira. A interação que se produz com as outras pessoas e com o mundo - a qual é enriquecida e tornada complexa pelo crescimento das possibilidades que a criança ( possibilidades que não são somente produto de um processo, de uma maturação cerebral, mas também da interação entre esse e a estimulação , bem como a ajuda que recebe da parte externa ) - deixa-a participar cada vez mais e de maneira mais autônoma no conjunto das atividades e das experiências que configuram seus contextos de desenvolvimento.” (BASSEDAS, pág. 68, 2004)
Objeto Social do Conhecimento:
Natureza e Sociedade
Áreas do Conhecimento:
Linguagem Oral e Escrita
Matemática
Movimento
Objetivo Geral:
Estimular o conhecimento e identificação de si próprio e do outro, seus limites, sua unidade, e as sensações que isso produz.
CONTEÚDOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Adaptação socialização:
- Facilitar o contato físico e afetivo do bebê, proporcionando uma adaptação tranquila.
- Possibilitar a adaptação ao ambiente e ao convívio com os outros;
Identidade
- Incentivar a percepção e identificação de si enquanto sujeito;
Linguagem Oral e comunicação:
- Incentivar o desenvolvimento da fala para que a criança manifeste seus desejos, nãopermitindo que ela só manifeste por gestos
- Incentivar o desenvolvimento da fala, durante todos os momentos da rotina, pronunciando corretamente as palavras
Autonomia :
- Proporcionar atividades que favoreçam o desenvolvimento da autonomia.
Movimentos Amplos
- Desenvolver atitudes de confiança em suas habilidades motoras amplas;
- Estimular os movimentos amplos de: andar, subir, transpor, e descer pequenos obstáculos, levantar-se com apoio e sem apoio, empurrar objetos, chutar, sentar-se e levantar-se com e sem apoio.
ATIVIDADE MOTIVADORA:
Caixa de espelho:
Apresentar aos alunos uma caixa colorida e propor para descobrirmos a surpresa que está dentro dela. Cada criança olhará dentro da caixa individualmente, encontrando um espelho dentro dela e sua imagem refletida. Começaremos então efetivamente a "apresentação" de si mesmos.
Etapas Prováveis:
- Chamada com o rosto de cada um;
-Exposição e exploração das almofadas, vindas de casa, para identificação da sua e da do outro;
-Pintura com giz de cera e tinta tempera;
- Exploração de massa de modelar;
- Atividade todos reunidos no tapete;
- caminho de pezinhos;
-Massagem de percepção corporal com bexiga d'água;
-Aprendizagem de músicas diversas, aprendendo a letra e fazendo gestos;
-Passeio em todas as partes da escola, livres, com a centopéia e de mãozinha com o colega;
-Brincadeira de roda;
-Momentos de higiene e alimentação;
- Brincadeiras e atividades de movimento explorando as pracinhas;
AVALIAÇÃO
Através de registros contínuos, observando as crianças individualmente e em grupo,
Anotando suas descobertas, relações e manifestações, dificuldades e suas expressões relacionadas ao seu desenvolvimento.
É através dessa avaliação, possamos ter um instrumento de reflexão do nosso trabalho.
Bibliografia:
- Aprender e ensinar na Educação Infantil , BASSEDAS, HUGHET & SOLÉ.