Projetos 2010: Eu, os Animais e as Plantas
17
Apr 2009
Nome do Projeto: Eu, os Animais e as Plantas
Professora: Adriana Detânico e Eunice
Estagiária: Carolina Meireles
Período Provável: Maio e Junho
Turma: Pré B2- tarde
Assessoria Pedagógica: Carmem Hautrive e Maria de Lourdes Bevilaqua
JUSTIFICATIVA
Segundo Gadotti “Os conteúdos curriculares têm que ser significativos para o aluno e só serão significativos para ele se esses conteúdos também forem significativos para a saúde do planeta (...)" (2000, p. 236). Os seres humanos precisam entrar em harmonia com o meio em que vivem, uma vez que também constituem o meio ambiente e estão incluídos nele. Daí a importância de abordar na sala de aula os conflitos, as dúvidas, as curiosidades das crianças, tentando articular a escola com a vida, resolvendo problemas, buscando uma harmonização planetária. Quando se trabalha partindo das necessidades, das curiosidades que surgem na vida infantil mexemos com questões existenciais, com idéias e pensamentos, ampliando e construindo representações de mundo.
Partindo dessas premissas, justifica-se a adoção deste projeto de trabalho, pois se evidencia grande interesse dos educandos deste nível escolar por novas aprendizagens e curiosidades a respeito de si mesmo, dos animais e das plantas.
Objeto social do conhecimento
Natureza e Sociedade
Eixos temáticos
- Linguagem oral e escrita
- Matemática
- Artes Visuais
- Movimento
- Música
OBJETIVO GERAL
Proporcionar novos conhecimentos através do fortalecimento ou formação de novos conceitos, num ambiente no qual a criança desenvolva uma atitude de curiosidade e exploração, através da utilização das diversas linguagens, corporal, musical, plástica, matemática, oral e escrita, promovendo o desenvolvimento do educando de forma autônoma e crítica.
OBJETIVOS ESPECÍFICO
- Oportunizar o desenvolvimento da auto-estima, da autonomia e identidade, através da história de vida individual.
- Oportunizar sentimentos e ações concretas que viabilizem a boa convivência entre o grupo, respeitando as diferenças e particularidades.
- Oportunizar a percepção de corpo, dos órgãos do sentido.
- Vivenciar através de atividades lúdicas, experimentos que possibilitem ao aluno reconhecer os órgãos internos e suas funções.
- Destacar a importância de se manter a saúde do nosso corpo (hábitos de higiene, saúde bucal, alimentação saudável).
- Reconhecer os diferentes animais, classificando-os a partir de características próprias de cada espécie como habitat, alimentação, cobertura do corpo, quantidade de patas.
- Perceber, através de experimentações, o processo de germinação das sementes e o crescimento das plantas.
- Compreender a importância do ar e da água para a sobrevivência dos seres vivos.
- Identificar os numerais e sua utilização através de situações concretas.
-Oportunizar o conhecimento de diferentes obras de arte que contemplem os temas trabalhados, refletindo e recriando-as.
- Desenvolver a linguagem oral como forma de inserção na sociedade e como meio de comunicação e expressão;
- Possibilitar a vivência de contato com a língua escrita através de vários portadores de texto e o entendimento da funcionalidade da escrita, bem como a possibilidade da escrita espontânea;
- Explorar diversos materiais que possibilite a criação de desenhos, pinturas, colagem e modelagens;
- Desenvolver interesse pelas próprias criações artísticas, respeitando o trabalho dos colegas, valorizando suas diferenças, desenvolvendo o gosto o cuidado e o respeito pelo processo de criação e produção;
CONTEÚDOS
- Identidade
- Corpo Humano
- Animais
- Plantas
PRÉ ATIVIDADE
Leitura do livro infantil “Ninguém é Igual a Ninguém”, de Regina Otero e Regina Rennó
ATIVIDADE MOTIVADORA
Criação do mascote da turma, o boneco TIM.
METODOLOGIA
“O planejamento desenvolvido através de projetos pedagógicos, em educação infantil, tem por fundamento uma aprendizagem significativa para as crianças. Eles podem se originar de brincadeiras, de leitura de livros infantis, de eventos culturais, de áreas temáticas trabalhadas, de necessidades observadas quanto ao desenvolvimento infantil. Vários projetos podem se desenvolver ao mesmo tempo, de tal forma que se dê a articulação entre o conhecimento científico e a realidade espontânea da criança, promovendo a cooperação e a interdisciplinaridade num contexto de jogo, trabalho e lazer.” (Hoffmann, 1999, p. 43).
Partindo dessa premissa, a metodologia adotada perpassa as diversas áreas do conhecimento, buscando dinamicidade e interação entre os saberes já internalizados e os novos saberes.
O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?
ETAPAS PROVÁVEIS
- Construção de painéis
- Exposição das produções individuais e de grupo
- Mostra de animais de estimação
- Viagem de estudos ao Museu da PUC – Porto Alegre
- Reflexões entre família e escola sobre temas de interesse dos grupos
- Atividade para cada objetivo, conteúdo.
AVALIAÇÃO
O projeto será avaliado a partir de observações em relação à participação nas atividades propostas, evidenciando ou não interesse pelo tema escolhido bem como pela formulação e reformulação de conceitos.
REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO
- Referencial Curricular Nacional para a educação infantil/ Ministério da Educação e dos Desportos, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
- Revista Nova Escola
- GADOTTI, Moacir
- HOFFMANN, Jussara
Professora: Adriana Detânico e Eunice
Estagiária: Carolina Meireles
Período Provável: Maio e Junho
Turma: Pré B2- tarde
Assessoria Pedagógica: Carmem Hautrive e Maria de Lourdes Bevilaqua
JUSTIFICATIVA
Segundo Gadotti “Os conteúdos curriculares têm que ser significativos para o aluno e só serão significativos para ele se esses conteúdos também forem significativos para a saúde do planeta (...)" (2000, p. 236). Os seres humanos precisam entrar em harmonia com o meio em que vivem, uma vez que também constituem o meio ambiente e estão incluídos nele. Daí a importância de abordar na sala de aula os conflitos, as dúvidas, as curiosidades das crianças, tentando articular a escola com a vida, resolvendo problemas, buscando uma harmonização planetária. Quando se trabalha partindo das necessidades, das curiosidades que surgem na vida infantil mexemos com questões existenciais, com idéias e pensamentos, ampliando e construindo representações de mundo.
Partindo dessas premissas, justifica-se a adoção deste projeto de trabalho, pois se evidencia grande interesse dos educandos deste nível escolar por novas aprendizagens e curiosidades a respeito de si mesmo, dos animais e das plantas.
Objeto social do conhecimento
Natureza e Sociedade
Eixos temáticos
- Linguagem oral e escrita
- Matemática
- Artes Visuais
- Movimento
- Música
OBJETIVO GERAL
Proporcionar novos conhecimentos através do fortalecimento ou formação de novos conceitos, num ambiente no qual a criança desenvolva uma atitude de curiosidade e exploração, através da utilização das diversas linguagens, corporal, musical, plástica, matemática, oral e escrita, promovendo o desenvolvimento do educando de forma autônoma e crítica.
OBJETIVOS ESPECÍFICO
- Oportunizar o desenvolvimento da auto-estima, da autonomia e identidade, através da história de vida individual.
- Oportunizar sentimentos e ações concretas que viabilizem a boa convivência entre o grupo, respeitando as diferenças e particularidades.
- Oportunizar a percepção de corpo, dos órgãos do sentido.
- Vivenciar através de atividades lúdicas, experimentos que possibilitem ao aluno reconhecer os órgãos internos e suas funções.
- Destacar a importância de se manter a saúde do nosso corpo (hábitos de higiene, saúde bucal, alimentação saudável).
- Reconhecer os diferentes animais, classificando-os a partir de características próprias de cada espécie como habitat, alimentação, cobertura do corpo, quantidade de patas.
- Perceber, através de experimentações, o processo de germinação das sementes e o crescimento das plantas.
- Compreender a importância do ar e da água para a sobrevivência dos seres vivos.
- Identificar os numerais e sua utilização através de situações concretas.
-Oportunizar o conhecimento de diferentes obras de arte que contemplem os temas trabalhados, refletindo e recriando-as.
- Desenvolver a linguagem oral como forma de inserção na sociedade e como meio de comunicação e expressão;
- Possibilitar a vivência de contato com a língua escrita através de vários portadores de texto e o entendimento da funcionalidade da escrita, bem como a possibilidade da escrita espontânea;
- Explorar diversos materiais que possibilite a criação de desenhos, pinturas, colagem e modelagens;
- Desenvolver interesse pelas próprias criações artísticas, respeitando o trabalho dos colegas, valorizando suas diferenças, desenvolvendo o gosto o cuidado e o respeito pelo processo de criação e produção;
CONTEÚDOS
- Identidade
- Corpo Humano
- Animais
- Plantas
PRÉ ATIVIDADE
Leitura do livro infantil “Ninguém é Igual a Ninguém”, de Regina Otero e Regina Rennó
ATIVIDADE MOTIVADORA
Criação do mascote da turma, o boneco TIM.
METODOLOGIA
“O planejamento desenvolvido através de projetos pedagógicos, em educação infantil, tem por fundamento uma aprendizagem significativa para as crianças. Eles podem se originar de brincadeiras, de leitura de livros infantis, de eventos culturais, de áreas temáticas trabalhadas, de necessidades observadas quanto ao desenvolvimento infantil. Vários projetos podem se desenvolver ao mesmo tempo, de tal forma que se dê a articulação entre o conhecimento científico e a realidade espontânea da criança, promovendo a cooperação e a interdisciplinaridade num contexto de jogo, trabalho e lazer.” (Hoffmann, 1999, p. 43).
Partindo dessa premissa, a metodologia adotada perpassa as diversas áreas do conhecimento, buscando dinamicidade e interação entre os saberes já internalizados e os novos saberes.
O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?
ETAPAS PROVÁVEIS
- Construção de painéis
- Exposição das produções individuais e de grupo
- Mostra de animais de estimação
- Viagem de estudos ao Museu da PUC – Porto Alegre
- Reflexões entre família e escola sobre temas de interesse dos grupos
- Atividade para cada objetivo, conteúdo.
AVALIAÇÃO
O projeto será avaliado a partir de observações em relação à participação nas atividades propostas, evidenciando ou não interesse pelo tema escolhido bem como pela formulação e reformulação de conceitos.
REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO
- Referencial Curricular Nacional para a educação infantil/ Ministério da Educação e dos Desportos, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
- Revista Nova Escola
- GADOTTI, Moacir
- HOFFMANN, Jussara