Projetos 2010: Pegar carona numa calda de cometa...

Nome do Projeto: “PEGAR CARONA NUMA CALDA DE COMETA...”
Turma: Pré B1
Duração: Maio, Junho e Julho
Assessoria Pedagógica: Carmem Hautrive e Maria de Lourdes Bevilaqua.
Professor: Daisy Ramos
Estagiária: Silvia Sodré

 “As crianças, desde muito cedo, já desenvolvem idéias sobre o mundo natural que os rodeia. Têm experiências a respeito do que acontece quando deixam cair, empurram, apertam ou arremessam objetos, e assim constroem idéias e expectativas relacionadas com a forma como os objetos são percebidos e como eles  se  movem. Da  mesma  maneira,  desenvolvem  idéias sobre outros aspectos do mundo que as rodeia por meio de experiências, por exemplo, com os animais, as plantas, a água, a luz e as sombras,os astros, os fenômenos da Natureza...” (DRIVER, Rosalind; SQUIRES, Ann; PETER, Wood –  Dando sentido para a  ciência:  pesquisando  as  idéias das crianças Visor. Madrid, 1999)

JUSTIFICATIVA:
Segundo  Gadotti “Os conteúdos curriculares têm que ser significativos para o aluno e só serão significativos para ele se esses conteúdos também forem significativos para a saúde do planeta (...)" (2000, p. 236).
Os alunos do Pré B1, através dos momentos da “rodinha”, iniciaram uma discussão sobre o Planeta Terra.
Sua forma (redonda), do que era composto (pessoas, animais, plantas), do “universo” (estrelas, sol, lua e suas fases e principalmente do “dono e do maior de todos, Deus.
Creio que, os seres humanos precisam entrar em harmonia com o meio em que vivem, uma vez que também constituem o meio ambiente, estão incluídos nele. Daí a importância de abordar na sala de aula os conflitos, as dúvidas, as curiosidades das crianças, tentando articular a escola com a vida, resolvendo problemas, buscando uma harmonização planetária, repercutindo no grupo onde estão inseridos. Quando focamos nas necessidades, nas curiosidades que surgem na criança, mexemos com questões existenciais, com idéias e pensamentos, ampliando e construindo representações de mundo e transportando para seu ambiente familiar.

Objeto Social do Conhecimento:
Ciências Naturais e Biológicas

Eixos Temáticos:

- Língua Portuguesa
- Matemática
- Artes

Objetivo Geral:
Proporcionar um ambiente no qual a criança desenvolva uma atitude de curiosidade e exploração, identificando os planetas, a lua e suas fases, o sol como indispensável para nossa sobrevivência, os fenômenos da natureza e suas implicações no meio ambiente, através da utilização das diversas linguagens, corporal, musical, plástica, matemática, oral e escrita, para desenvolver-se de forma autônoma e crítica.

Objetivos específicos:
- Conhecer a história de sua vida.
- Oportunizar sentimentos e ações concretas que viabilizem a boa convivência entre o grupo.
- Oportunizar a percepção de corpo e de espaço.
- Desenvolver interesse pelas próprias criações artísticas, respeitando o trabalho dos colegas, valorizando suas diferenças, desenvolvendo o gosto o cuidado e o respeito pelo processo de criação e produção;
- Vivenciar através de atividades lúdicas, experimentos que possibilitem ao aluno reconhecer os astros e fenômenos da natureza.
- Oportunizar o descobrimento dos efeitos da lua no meio ambiente e nos seres vivos.
- Oportunizar o conhecimento de “pintores”, que destaquem o universo e os fenômenos da natureza.
- Desenvolver a linguagem oral como forma de inserção na sociedade e como meio de comunicação e expressão;
- Possibilitar a vivência de contato com a língua escrita através de vários portadores de texto e o entendimento da funcionalidade da escrita, bem como a possibilidade da escrita espontânea;

Conteúdos:
- Corpo Humano
- Planeta Terra
- Lixo
- Conjuntos do Sistema Solar
- Dia e Noite
- Fenômenos da Natureza
- Elementos da Natureza

Pré Atividade:

História: Ninguém é Igual a Ninguém, de Regina Otero e Regina Rennó.

Atividade Motivadora:
Boneco TIM e Medalhas de Melhores Amigos (as)

Metodologia:
“O planejamento desenvolvido através de projetos pedagógicos, em educação infantil, tem por fundamento uma aprendizagem significativa para as crianças. Eles podem se originar de brincadeiras, de leitura de livros infantis, de eventos culturais, de áreas temáticas trabalhadas, de necessidades observadas quanto ao desenvolvimento infantil. Vários projetos podem se desenvolver ao mesmo tempo, de tal forma que se dê a articulação entre o conhecimento científico e a realidade espontânea da criança, promovendo a cooperação e a interdisciplinaridade num contexto de jogo, trabalho e lazer.” (Hoffmann, 1999, p. 43)
Optamos por uma Metodologia dinâmica, dialética, que perpasse por diferentes áreas do conhecimento, possibilitando assim a interdisciplinaridade.

Abaixo o quadro que fará parte de nosso projeto possibilitando assim uma mediação mais efetiva por parte do professor.

O que sabemos?    O que queremos saber?    O que aprendemos?

Etapas Prováveis:
- Histórias infantis e reportagens que destaquem o Universo, os Fenômenos da Natureza, os Elementos da Natureza, os Astros.
- Experiências que destaquem os Elementos da Natureza.
- Maquetes que representem o Planeta Terra, as Estrelas e os Planetas.
- Passeios no Planetário, no Museu do Patronato e na PUC.
- Observações de obras artísticas, pinturas, poesias.
- Interpretações de fotos e gravuras enfocando a preservação do Planeta, destacando a importância de “mantê-lo” limpo.
- Vídeos sobre os Fenômenos da Natureza.
- Modelagem com argila do Planeta Terra, Astros e demais Planetas do Sistema Solar.
- Pesquisa com as famílias sobre “Mitos e Verdades” das Fases da Lua.
- Criação de um livro, envolvendo a família, sobre “crendices populares” das fases da lua.

Avaliação
O projeto será avaliado a partir de observações em relação à participação nas atividades propostas, evidenciando ou não interesse pelo tema escolhido bem como pela  formulação e reformulação de  conceitos e apreensão de novos conhecimentos propostos pelo projeto.

Referencial Bibliográfico
-Referencial Curricular Nacional para a educação infantil/ Ministério da Educação e dos Desportos, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
- Sites: www.revistaescola.abril.com.br
- GADOTTI, Moacir
- HOFFMANN, Jussara
- DRIVER, Rosalind; SQUIRES, Ann; PETER, Wood – Dando. Sentido para a  ciência:  pesquisando  as  idéias das crianças. Visor. Madrid, 199
0 Responses