Projetos 2010: Saúde

Nome do Projeto: Com Saúde Vivemos Legal
Professora: Simone Cavalheiro
Estagiária: Evanir
Duração: maio a julho
Turma: Pré A
Assessoria Pedagógica: Carmem Hautrive e Maria de Lourdes Bevilaqua.

JUSITIFICATIVA
O estado de ser saudável não é algo estático, pelo contrário, torna-se necessário adquiri-lo e reconstruí-lo de  forma individualizada constantemente  ao  longo  de  toda  a  vida,  e,  por  sua  vez,  deva  ser tratada não apenas com base em referenciais de natureza biológica e higienista, mas, sobretudo, num contexto didático-pedagógico. (Guedes e Guedes, 1995 pág 54)

O Projeto é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, nos deparamos diante de um grande desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora. É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola, da família e da comunidade escolar.
A escolha desse projeto surgiu pelo fato dos alunos apresentarem maiores necessidades e precisarem de orientações de como cuidar do próprio corpo, pois nesta fase é importante que os alunos adquiram e aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem.
Busca-se, portanto, o encadeamento das atividades e o aprofundamento nos assuntos explorados a partir da observação das necessidades e do interesse das crianças por um determinado assunto, o espaço pedagógico.

OBJETIVO SOCIAL DO CONHECIMENTO: 
Ciências Biológicas e Naturais.

EIXOS TEMÁTICOS:

- Linguagem oral e escrita;
- Movimento;
- Natureza e sociedade;
- Artes visuais;
- Matemática;

OBJETIVO GERAL:

Destacar a importância de se manter a saúde do nosso corpo  como hábitos de higiene, saúde bucal, vacinas, medicina alternativa e alimentação saudável.

CONTEÚDOS:

- Corpo humano;
- Órgãos do sentido;
- Higiene;
- Saúde bucal;
- Vacinas;
- Medicina Alternativa;
- Doenças, viroses e vacinas;
- Alimentação.

 METODOLOGIA:

“O planejamento desenvolvido através de projetos pedagógicos, em educação infantil, tem por fundamento uma aprendizagem significativa para as crianças. Eles podem se originar de brincadeiras, de leitura de livros infantis, de eventos culturais, de áreas temáticas trabalhadas, de necessidades observadas quanto ao desenvolvimento infantil. Vários projetos podem se desenvolver ao mesmo tempo, de tal forma que se dê a articulação entre o conhecimento científico e a realidade espontânea da criança, promovendo a cooperação e a interdisciplinaridade num contexto de jogo, trabalho e lazer.” (Hoffmann,1999, p. 43)

PRÉ-ATIVIDADE: 

História “ De onde vem os bebês”

ATIVIDADE MOTIVADORA:

Vídeo Corpo Humano.

ETAPAS PROVÁVEIS:

- Leitura sobre diversos materiais;
- Registrar os estudos e descobertas;
- Produzir painéis com recortes;
- Palestras com profissionais da área da saúde;
- Pesquisa com as famílias, enfocando a saúde municipal.
- Passeio ao criadouro São Braz;
- Filmes em DVD sobre diferentes cuidados com o corpo;
- Criação de tabelas e gráficos sobre o crescimento dos alunos;
- Criação da pirâmide nutricional, com materiais concretos;
- Exposição de plantas medicinais;
- Feira de chás.
- Visita a uma Farmácia Homeopática.
- Jogos sobre partes do corpo humano;
- Releitura de obras sobre corpo humano;

OBJETIVOS DO PROJETO:

- Oportunizar o desenvolvimento da auto-estima e da autonomia dos alunos.
- Conhecer a história de seu nome.
- Conhecer a história de sua vida.
- Oportunizar sentimentos e ações concretas que viabilizem a boa convivência entre o grupo.
- Oportunizar a percepção de corpo, dos órgãos do sentido.
- Vivenciar através de atividades lúdicas, experimentos que possibilitem ao aluno reconhecer os órgãos internos e suas funções.
- Oportunizar o conhecimento de “pintores”, que destaquem o corpo humano em suas obras.
- Conscientizar da importância dos hábitos de higiene para uma vida saudável;
- Destacar a importância de uma alimentação saudável para nosso corpo, assim como a atividade física;
- Identificar os numerais e sua utilização através de situações problemas, contagem.
- Hipóteses a respeito do espaço físico, quantidades, atributos e medidas de comprimento;
- Trabalhar a habilidade motora e a psicomotricidade, bem como alcançar o domínio e a segurança;
- Desenvolver a linguagem oral como forma de inserção na sociedade e como meio de comunicação e expressão;
- Possibilitar a vivência de contato com a língua escrita através de vários portadores de texto e o entendimento da funcionalidade da escrita, bem como a possibilidade da escrita espontânea;

ATIVIDADE AVALIATIVA:

A avaliação será através da participação, interesse e envolvimento dos alunos, atingindo a maioria dos objetivos propostos no projeto.

BIBLIOGRAFIA:
-O Corpo Humano – Disney;
-Enciclopédia Corpo Humano;
-Ciências Hoje das Crianças volumes 109,153, 155, 185,198, ;
-BELINK, Tatiana. O grande rabanete. São Paulo: Editora Moderna,    1999.
-HOFFMANN, Jussara. Avaliação na pré-escola: um olhar reflexivo sobrea criança. Cadernos Educação Infantil: Mediação, 2000.
-Obras de Tarcila do Amaral.
-GUEDES,  Dartagnan  Pinto,  GUEDES,  Joana  Elisabete  Ribeiro  Pinto.  Exercício Físico na Promoção da Saúde. Londrina:Midiograf, 1995.
1 Response
  1. Anônimo Says:
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.