Projetos 2010: O Mundo em Movimento

Nome do Projeto: O mundo em movimento
Turma: Berçário I
Professoras: Juliana Gomes e Elisa Kummer
Estagiárias: Maris Regina, Tifaine, Shayne e Everton
Período Previsto: maio a julho de 2010
Assessoria Pedagógica: Carmem Hautrive e Maria de Lourdes Bevilaqua.

JUSTIFICATIVA
A escolha desse projeto surgiu a partir da observação das professoras com as crianças do Berçário I, onde  percebe-se que o movimento esta presente desde o nascimento e que cada vez mais a criança, adquiri maior controle sobre seu próprio corpo e se apropria das possibilidades de interação com o mundo.
“O movimento para a criança pequena significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A criança se expressa e se comunica por meio dos gestos e das mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo. A dimensão corporal integra-se ao conjunto da atividade da criança. O ato motor faz-se presente em suas funções expressivas, instrumental ou de sustentação as posturas e aos gestos.” (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil).
Segundo Piaget, a criança até 2 anos encontra-se no estágio sensório-motor, primeiro estágio do desenvolvimento cognitivo, quando constrói o seu conhecimento por meio do movimento e dos sentidos. Para conhecer o mundo, as crianças utilizam tudo que sabem fazer, buscando entender o como e o porquê dos fenômenos da natureza e da sociedade por meio da interação, da exploração, da curiosidade e da observação.
O desenvolvimento de novas capacidades possibilita que a criança atue de maneira mais independente sobre o mundo a sua volta, ganhando maior autonomia em relação aos adultos. Portanto justifica-se o referido Projeto.

OBJETIVO GERAL DO PROJETO:
Estimular o desenvolvimento integral da criança no ambiente escolar, com atividades que envolvam movimento e uma linguagem afetiva, oral e gestual proporcionando o contato físico prazeroso entre o bebê e o educador.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROJETO:
- Estimular o desenvolvimento motor juntamente com as outras áreas do conhecimento;
- Facilitar o contato físico e afetivo do bebê;
- Estimular hábitos diários através da rotina;
- Oportunizar o desenvolvimento de habilidade que levem a autonomia no brincar e no auto-cuidado;
- Organizar espaços seguros para o reconhecimento de si e do meio em que estão;
- Proporcionar um ambiente acolhedor.

OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO:

- Movimento e Expressão Corporal

EIXOS TEMÁTICOS:
- Linguagem;
- Lógico-matemática;
- Música.

CONTEÚDOS:

- socialização;
- identidade e autonomia;
- linguagem oral e comunicação;
- esquema corporal (motricidade ampla e relação espacial);
- exploração do ambiente;
- linguagem musical e expressão corporal;
- exploração e linguagem plástica;

PRÉ-ATIVIDADE
 A partir da observação da turma, visto que as mesmas estão  tentando: subir em estantes, firmando-se no portão e nos armários,  percebemos a necessidade de explorarem o ambiente em que estão inseridas.

ATIVIDADE MOTIVADORA
 Os bebes serão levados para um passeio pelas diversas dependências da escola, onde poderão explorar os ambientes, como a pracinha, o pátio, as outras salas de aula... Neste momento eles poderão gatinhar, caminhar e experimentar esses espaços.

ETAPAS PROVÁVEIS:
- Estimulação do próprio corpo, mostrando e nomeando partes do corpo, da sua imagem e do outro através do espelho;
- Brincadeiras de faz de conta;
- Brincadeiras com fantoches;
- Exploração de livros infantis (plástico e pano)
- Narração de histórias infantis;
- Exploração de um amplo repertório de ritmos e sons;
- Brinquedos sonoros e instrumentos musicais;
- DVD’s musicais;
- Cantigas de roda;
- Músicas coreografadas;
- Dança;
- Blocos de encaixe gigantes;
- Brinquedo inteligente;
- Tapete de texturas;
- Túnel;
- Piscina de bolinhas;
- Brincadeira de esconder objetos ou se esconder;
- Brinquedos variados;
- Almofada de balões;
- Brinquedos para estimulação visual (cores);
- Exploração dos diversos ambientes da escola.

METODOLOGIA:
    Trabalharemos a partir das necessidades das crianças, planejando as atividades de acordo com a rotina, o desenvolvimento da turma e a reação dos alunos frente às propostas, respeitaremos a individualidade de cada um e também desenvolveremos atividades independentes e seqüenciadas.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será através de observações diárias, a partir de critérios estabelecidos por semestre, considerando o desenvolvimento individual de cada criança.

BIBLIOGRAFIA:

˚    Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
˚    Revista Nova Escola, ano 2010, n 231. Ed. Abril.
˚    Estimulação Precoce: Inteligência Emocional e Cognitiva – de 0 a 1 ano. Grupo Cultural.
˚    Site http://ocantinhodanisa.blogspot.com/2009/03/planejamento-para-diversas-faixas.html Acesso em 04/05/2010.
˚    Site http://www.qdivertido.com.br/artigos.php Acesso em 04/05/2010.
˚    Site http://crecheescolamaremar.blog.terra.com.br/2009/04/14/planejamento-de-atividades-para-o-bercario-ii/ Acesso em 04/05/2010.
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