Projetos 2010: Descobrindo o mundo através das brincadeiras de roda
Nome do Projeto: Descobrindo o mundo através das brincadeiras de roda
Nome da Professora: Maria de Lourdes Toaldo Bevilaqua
Estagiárias: Ariane,Bruna, Sabrina e Camila
Turma: Berçário II
Período Previsto: I Semestre de 2010
Assessoria Pedagógica: Carmem Hautrive
JUSTIFICATIVA
A brincadeira fornece à criança a possibilidade de relacionar-se com a outra, interagir, viver experiências e voltar novamente ao seu próprio mundo.
Brincando e jogando a criança ordena o mundo a sua volta, assimilando experiências e informações, incorporando atividades e valores. A atividade lúdica é um instrumento facilitador da aprendizagem, pois é através do brincar que a criança dá vazão a sua ânsia de conhecer e descobrir.
O brincar enriquece a dinâmica de valores das relações sociais na sala de aula, possibilitando o fortalecimento da relação entre as crianças e seus educadores.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar atividades lúdicas através das brincadeiras de roda que proporcionem a afetividade, autonomia, auto-conhecimento, respeito e segurança no ambiente escolar, promovendo assim o relacionamento interpessoal de forma positiva, a adaptação e a interação da criança.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Explorar as possibilidades de gostos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
• Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, subir, descer, transpor obstáculos entre outros.
• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz.
CONTEÚDOS
• Esquema corporal
• Expressão Corporal
• Oralidade
• Hábitos e Atitudes
• Dança
• Domínio dos Grandes Movimentos
OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO
• Música
• Movimento
PRÉ ATIVIDADE
Através da observação dos alunos, durante o período de aula, percebeu-se que nesta faixa etária as crianças estão mais receptivas as atividades musicais e de movimento.
EIXOS TEMÁTICOS
• Língua Portuguesa
• Matemática
• Natureza e sociedade
• Artes
ATIVIDADE MOTIVADORA
Trazer as mães para a escola e fazer a interação delas com os filhos, em atividade de roda cantada.
ETAPAS PROVÁVEIS
• Brincadeira de roda “não atire um pau no gato”
• Marcha soldado
• Passa passará
• Tiro uma mãozinha
• Esconde-esconde
• Imitando os animais
• Palminhas palminhas
AVALIAÇÃO
Partindo que a criança, nesta faixa etária ainda não consegue expressar o que já sabemos, partimos do que queremos saber? E o que aprendemos?
As anotações sobre o processo ensino - aprendizagem, fotos e textos diários da sala de aula serão ferramentas para auxiliar na avaliação.
BIBLIOGRAFIA
* Referencial Curricular para Educação Infantil
*Sites de Atividades educativas para a educação infantil: www.crecheescolaemar.blog.terra.com.br
Nome da Professora: Maria de Lourdes Toaldo Bevilaqua
Estagiárias: Ariane,Bruna, Sabrina e Camila
Turma: Berçário II
Período Previsto: I Semestre de 2010
Assessoria Pedagógica: Carmem Hautrive
JUSTIFICATIVA
A brincadeira fornece à criança a possibilidade de relacionar-se com a outra, interagir, viver experiências e voltar novamente ao seu próprio mundo.
Brincando e jogando a criança ordena o mundo a sua volta, assimilando experiências e informações, incorporando atividades e valores. A atividade lúdica é um instrumento facilitador da aprendizagem, pois é através do brincar que a criança dá vazão a sua ânsia de conhecer e descobrir.
O brincar enriquece a dinâmica de valores das relações sociais na sala de aula, possibilitando o fortalecimento da relação entre as crianças e seus educadores.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar atividades lúdicas através das brincadeiras de roda que proporcionem a afetividade, autonomia, auto-conhecimento, respeito e segurança no ambiente escolar, promovendo assim o relacionamento interpessoal de forma positiva, a adaptação e a interação da criança.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Explorar as possibilidades de gostos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
• Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, subir, descer, transpor obstáculos entre outros.
• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz.
CONTEÚDOS
• Esquema corporal
• Expressão Corporal
• Oralidade
• Hábitos e Atitudes
• Dança
• Domínio dos Grandes Movimentos
OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO
• Música
• Movimento
PRÉ ATIVIDADE
Através da observação dos alunos, durante o período de aula, percebeu-se que nesta faixa etária as crianças estão mais receptivas as atividades musicais e de movimento.
EIXOS TEMÁTICOS
• Língua Portuguesa
• Matemática
• Natureza e sociedade
• Artes
ATIVIDADE MOTIVADORA
Trazer as mães para a escola e fazer a interação delas com os filhos, em atividade de roda cantada.
ETAPAS PROVÁVEIS
• Brincadeira de roda “não atire um pau no gato”
• Marcha soldado
• Passa passará
• Tiro uma mãozinha
• Esconde-esconde
• Imitando os animais
• Palminhas palminhas
AVALIAÇÃO
Partindo que a criança, nesta faixa etária ainda não consegue expressar o que já sabemos, partimos do que queremos saber? E o que aprendemos?
As anotações sobre o processo ensino - aprendizagem, fotos e textos diários da sala de aula serão ferramentas para auxiliar na avaliação.
BIBLIOGRAFIA
* Referencial Curricular para Educação Infantil
*Sites de Atividades educativas para a educação infantil: www.crecheescolaemar.blog.terra.com.br