Projetos 2010: Ciranda Cirandinha

Nome do Projeto: Ciranda Cirandinha
Nome da Professora: Carmem Hautrive
Estagiárias: Cassana e Claudia
Assessoria pedagógica: Maria de Lourdes Bevilaqua.
Turma: Berçário III
Período: Maio, Junho e Julho

JUSTIFICATIVA
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. Ela proporciona a integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a comunicação social, confere caráter significativo à linguagem musical.
    É uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da Educação, de um modo geral, e na Educação Infantil, particularmente. Tem sido em muitos casos, suporte para atender a vários propósitos, como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos.
    Considerando o aporte teórico citado acima, e as observações feitas durante as atividades musicais, percebi a importância deste projeto, nesta turma, para o desenvolvimento da oralidade, da expressão corporal, da auto-estima, do autoconhecimento, do enriquecimento do vocabulário, além de ser um poderoso meio de integração entre as crianças.

OBJETIVO GERAL
 Oportunizar, através da música, o desenvolvimento das seguintes habilidades: ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais, assim como perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais, interagindo com o grupo e ampliando seu conhecimento de mundo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Favorecer a socialização e a integração com o grupo;
-Desenvolver a oralidade e o vocabulário;
-Expressar-se através da música;
-Desenvolver hábitos e atitudes, oportunizando assim o desenvolvimento da auto-estima, da identidade, da autonomia e da afetividade
-Oportunizar o desenvolvimento do equilíbrio através da encenação de pequenas canções.

OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO
-Música

EIXOS TEMÁTICOS
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Artes
- Movimento
- Expressão Corporal

CONTEÚDOS

- Canções de ninar;
- Som, ritmo, discriminação auditiva;
- Esquema corporal- reconhecimento do próprio corpo;
- Cores;
- Música
- Cantigas de roda.

PRÉ- ATIVIDADE
A pré- atividade foi realizada através da observação do trabalho feito com a música, SUPER FANTÁSTICO. O ritmo da música entusiasmou as crianças, que dançavam e pulavam com empolgação.

ATIVIDADE MOTIVADORA
 Mostrar as crianças os instrumentos da bandinha da escola, deixando que elas interajam com os mesmos. Apresentação do pai do aluno Pedro que toca alguns instrumentos musicais.

ETAPAS PROVÁVEIS

- Dramatizações de pequenas canções;
- Rodas cantadas;
- Brincadeiras com músicas infantis;
- Memorização de pequenas canções;
- Ginástica com acompanhamento musical;
- Registro, com tinta guache, da música Arco Iris;
- Painéis com reproduções artísticas de algumas canções;
- Atividades com músicas de ninar (acalantos);
- Apresentação dos instrumentos da bandinha;
- Pesquisa com os pais sobre que música eles cantam para seu filho dormir;
- Apresentação de canções com fantoches;
- Oficina, com os pais, para a construção de instrumentos musicais;
- DVDs de músicas infantis;

PROVÁVEIS CANÇÕES TRABALHADAS
- Super fantástico
- Tomatinho vermelho;
- Jacaré Comilão;
- Borboletinha;
- O sapo;
- A mochila da Camila;
- Acalanto;
- Meu corpinho;
- Arco Iris;
- O amarelo e o vermelho;
- Pirulito;
- Boneco de lata.

CANTIGAS DE RODA

- Ciranda cirandinha;
- A canoa virou;
- Não atire o pau no gato.

ACALANTOS
- Boi da cara preta;
- Nana nenê;
- Sapo cururu;
- Dorme filhinho e outras que serão sugeridas pelos pais, através da pesquisa.

METODOLOGIA                                           
 A partir de estudos, encontros e reflexões a escola reafirmou o compromisso de continuar trabalhando com a Pedagogia de Projetos, visando à obtenção de um desenvolvimento gradativo que envolva os aspectos biopsicossociais bem como as diferentes habilidades do ser humano, propiciando também sua interação com o meio.
Partimos de questões relacionadas, ou situações reais e contextualizadas, que interessem de fato aos alunos.
A socialização das experiências que os alunos trazem e o levantamento do que desejam saber são constituídos em etapas, as quais são compartilhadas com a família e o ambiente escolar.
Nessa ação pedagógica, cada professor deve planejar suas atividades de acordo com a rotina e o desenvolvimento de sua turma, respeitando a individualidade de cada aluno, desenvolvendo, também, com as crianças as atividades independentes e as seqüenciadas.

AVALIAÇÃO
Ocorrerá em todos os momentos, durante o desenvolvimento deste projeto, tendo como instrumento a observação, a participação e a motivação do grupo envolvido.

BIBLIOGRAFIA
-Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
-Projeto Pedagógico da Escola.
-Sites: www.revistaescola.abril.com.br
-Revista Projetos na Educação Infantil
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