Projetos 2010: Entre Duendes, Fadas, Bruxinhas, Dragões, Castelos com Reis e Rainhas: Maternal, um Lugar Encantado
Nome do Projeto: “Entre Duendes, Fadas, Bruxinhas, Dragões, Castelos com Reis e Rainhas: Maternal, um Lugar Encantado”
Nome da Professora: Giovana Cancian de Mello
Estagiárias: Abigail e Débora
Assessoria pedagógica: Carmem Hautrive e Maria de Lourdes Bevilaqua.
Turma: Maternal I
JUSTIFICATIVA
Esta proposta convida as crianças a interagirem em um ambiente organizado e preparado para estimular a imaginação e a brincadeira. É fundamental no Maternal oferecer um clima lúdico através de propostas grupais em um espaço afetivo e criativo que possibilite a criança a se sentir segura e confiante.
Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano e, por isso, tem que ser estimulante para a criança. Instigar a curiosidade e o gosto pela descoberta é essencial nesta fase.
Inicialmente, os duendes irão incentivar as crianças a entrar no clima da natureza, pois são personagens atrativos e familiares, conhecidos através de livros, contos, etc. Estes personagens também abrirão as portas da fantasia e assim entrarão outros atrativos, como: fadas, bruxinhas, dragões, castelos, reis, rainhas, princesas, entre outros. Todo esse universo fantasioso permitirá às crianças a expressão das emoções, sentimentos, brincadeiras de faz-de-conta e ao mesmo tempo diferenciar ao mundo real.
Para Dewey, o valor educacional de brincadeiras que “imitam” a vida adulta ajuda as crianças a observarem mais atentamente e fixarem na memória bons hábitos, muito mais do que se elas simplesmente vivessem indiferentemente o mundo todo colorido que as cerca. Neste aspecto, será imprescindível fazer as relações do real com o imaginário da criança, proporcionando o discernimento entre os dois.
Assim, justifica-se o projeto tendo consciência da relevância do tema em questão.
OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO
• Área sócio-afetiva.
EIXOS TEMÁTICOS
• Linguagem oral e escrita;
• Matemática;
• Ciências;
• Movimento.;
• Artes.
OBJETVO GERAL
• Possibilitar ao educando estimulação necessária para o desenvolvimento de valores sociais, visando o seu desenvolvimento integral, preparando-o para o exercício da cidadania, a partir da construção do conhecimento e da tomada de consciência na liberdade de escolhas responsáveis.
CONTEÚDOS
1. Área Sócio-afetiva:
• Movimento corporal como linguagem pessoal e social;
• Aquisição de maior autonomia;
• Integração com o grupo;
• Progressiva aquisição de atitudes próprias do funcionamento grupal (comportamentos sociais respeitosos);
• Identificação do nome (identidade).
2. Área cognitiva:
• Exploração das características dos objetos: tamanho, cor, forma, textura, entre outras;
• Reconhecimento do ambiente próximo, com posições dos objetos: perto - longe, dentro-fora, em cima de/embaixo de, etc.;
• Exploração plástica através do manuseio de diferentes materiais;
• Diferenciação entre a realidade e o imaginário;
• Expressão das necessidades, intenções e pedidos através da linguagem oral e/ou corporal;
• Contagens em diferentes situações enumerativas.
3. Área psicomotora:
• Fortalecimento das habilidades motoras;
• Desenvolvimento da coordenação motora fina;
• Exploração de diferentes movimentos corporais;
• Exploração nos diferentes ambientes da escola.
ATIVIDADE MOTIVADORA
• Organização da sala com duendes e natureza;
• História “Um duende apaixonado”.
ETAPAS PROVAVEIS
Os objetivos deste projeto serão alcançados mediante atividades, como:
• Literatura infantil;
• Mala mágica;
• Poesias;
• Brincadeiras;
• Atividades gráficas;
• Desenhos de livre expressão;
• Recortes e colagens;
• Faz-de-conta;
• Atividades motoras dentro e fora da sala de aula;
• Recursos de mídia;
• Jogos educativos (individuais ou de grupo);
• Passeios;
• Pesquisas e explorações;
• Roda de conversa;
• Fantoches, dedoches e um mascote da turma;
• Atividades de rotina.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Proporcionar adaptação da criança ao ambiente escolar, criando laços afetivos e confiança nas relações aluno/professor/escola/comunidade;
• Propiciar um ambiente acolhedor, agradável, seguro, visando o bem estar das mesmas;
• Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
• Potencializar a criatividade;
• Promover situações e vivências lúdicas integradoras que possibilitem o descobrimento, a exploração e o conhecimento dos outros e de si;
• Favorecer ações de autonomia e responsabilidade;
• Estimular as relações sócio-afetivas, cultivando valores importantes, como: afetividade, auto-estima, autocontrole, cooperação, diálogo, respeito à individualidade, solidariedade, tolerância;
• Aprimorar o uso da linguagem expressiva e compreensiva;
• Proporcionar o desenvolvimento da atenção e concentração, como também o conhecimento lógico-matemático.
AVALIAÇÃO
A avaliação deste processo acontecerá através de anotações semanais de cada aluno no caderno de registro, observando atentamente se os objetivos estão sendo alcançados ou não. Após a realização e término deste projeto será entregue um relatório, onde servirá de anexo para devida constatação da realização do mesmo que se apresenta.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.nossacurumim.com.br
http://www.turminhadovagalume.com.br
www.iemebh.com.br
http://www2.magister.com.br
http://www.educativaonline.com.br
Revista Educação Infantil: o guia da professora. Editora Ediba, nº 45. Março de 2010
Revista Educação Infantil: o guia da professora. Editora Ediba, nº 44. Janeiro/fevereiro
Nome da Professora: Giovana Cancian de Mello
Estagiárias: Abigail e Débora
Assessoria pedagógica: Carmem Hautrive e Maria de Lourdes Bevilaqua.
Turma: Maternal I
JUSTIFICATIVA
Esta proposta convida as crianças a interagirem em um ambiente organizado e preparado para estimular a imaginação e a brincadeira. É fundamental no Maternal oferecer um clima lúdico através de propostas grupais em um espaço afetivo e criativo que possibilite a criança a se sentir segura e confiante.
Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano e, por isso, tem que ser estimulante para a criança. Instigar a curiosidade e o gosto pela descoberta é essencial nesta fase.
Inicialmente, os duendes irão incentivar as crianças a entrar no clima da natureza, pois são personagens atrativos e familiares, conhecidos através de livros, contos, etc. Estes personagens também abrirão as portas da fantasia e assim entrarão outros atrativos, como: fadas, bruxinhas, dragões, castelos, reis, rainhas, princesas, entre outros. Todo esse universo fantasioso permitirá às crianças a expressão das emoções, sentimentos, brincadeiras de faz-de-conta e ao mesmo tempo diferenciar ao mundo real.
Para Dewey, o valor educacional de brincadeiras que “imitam” a vida adulta ajuda as crianças a observarem mais atentamente e fixarem na memória bons hábitos, muito mais do que se elas simplesmente vivessem indiferentemente o mundo todo colorido que as cerca. Neste aspecto, será imprescindível fazer as relações do real com o imaginário da criança, proporcionando o discernimento entre os dois.
Assim, justifica-se o projeto tendo consciência da relevância do tema em questão.
OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO
• Área sócio-afetiva.
EIXOS TEMÁTICOS
• Linguagem oral e escrita;
• Matemática;
• Ciências;
• Movimento.;
• Artes.
OBJETVO GERAL
• Possibilitar ao educando estimulação necessária para o desenvolvimento de valores sociais, visando o seu desenvolvimento integral, preparando-o para o exercício da cidadania, a partir da construção do conhecimento e da tomada de consciência na liberdade de escolhas responsáveis.
CONTEÚDOS
1. Área Sócio-afetiva:
• Movimento corporal como linguagem pessoal e social;
• Aquisição de maior autonomia;
• Integração com o grupo;
• Progressiva aquisição de atitudes próprias do funcionamento grupal (comportamentos sociais respeitosos);
• Identificação do nome (identidade).
2. Área cognitiva:
• Exploração das características dos objetos: tamanho, cor, forma, textura, entre outras;
• Reconhecimento do ambiente próximo, com posições dos objetos: perto - longe, dentro-fora, em cima de/embaixo de, etc.;
• Exploração plástica através do manuseio de diferentes materiais;
• Diferenciação entre a realidade e o imaginário;
• Expressão das necessidades, intenções e pedidos através da linguagem oral e/ou corporal;
• Contagens em diferentes situações enumerativas.
3. Área psicomotora:
• Fortalecimento das habilidades motoras;
• Desenvolvimento da coordenação motora fina;
• Exploração de diferentes movimentos corporais;
• Exploração nos diferentes ambientes da escola.
ATIVIDADE MOTIVADORA
• Organização da sala com duendes e natureza;
• História “Um duende apaixonado”.
ETAPAS PROVAVEIS
Os objetivos deste projeto serão alcançados mediante atividades, como:
• Literatura infantil;
• Mala mágica;
• Poesias;
• Brincadeiras;
• Atividades gráficas;
• Desenhos de livre expressão;
• Recortes e colagens;
• Faz-de-conta;
• Atividades motoras dentro e fora da sala de aula;
• Recursos de mídia;
• Jogos educativos (individuais ou de grupo);
• Passeios;
• Pesquisas e explorações;
• Roda de conversa;
• Fantoches, dedoches e um mascote da turma;
• Atividades de rotina.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Proporcionar adaptação da criança ao ambiente escolar, criando laços afetivos e confiança nas relações aluno/professor/escola/comunidade;
• Propiciar um ambiente acolhedor, agradável, seguro, visando o bem estar das mesmas;
• Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
• Potencializar a criatividade;
• Promover situações e vivências lúdicas integradoras que possibilitem o descobrimento, a exploração e o conhecimento dos outros e de si;
• Favorecer ações de autonomia e responsabilidade;
• Estimular as relações sócio-afetivas, cultivando valores importantes, como: afetividade, auto-estima, autocontrole, cooperação, diálogo, respeito à individualidade, solidariedade, tolerância;
• Aprimorar o uso da linguagem expressiva e compreensiva;
• Proporcionar o desenvolvimento da atenção e concentração, como também o conhecimento lógico-matemático.
AVALIAÇÃO
A avaliação deste processo acontecerá através de anotações semanais de cada aluno no caderno de registro, observando atentamente se os objetivos estão sendo alcançados ou não. Após a realização e término deste projeto será entregue um relatório, onde servirá de anexo para devida constatação da realização do mesmo que se apresenta.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.nossacurumim.com.br
http://www.turminhadovagalume.com.br
www.iemebh.com.br
http://www2.magister.com.br
http://www.educativaonline.com.br
Revista Educação Infantil: o guia da professora. Editora Ediba, nº 45. Março de 2010
Revista Educação Infantil: o guia da professora. Editora Ediba, nº 44. Janeiro/fevereiro