Projetos 2010: Entre Duendes, Fadas, Bruxinhas, Dragões, Castelos com Reis e Rainhas: Maternal, um Lugar Encantado

Nome do Projeto: “Entre Duendes, Fadas, Bruxinhas, Dragões, Castelos com Reis e Rainhas: Maternal, um Lugar Encantado”
Nome da Professora: Giovana Cancian de Mello
Estagiárias: Abigail e Débora
Assessoria pedagógica: Carmem Hautrive e Maria de Lourdes Bevilaqua.
Turma: Maternal I

JUSTIFICATIVA
Esta proposta convida as crianças a interagirem em um ambiente organizado e preparado para estimular a imaginação e a brincadeira. É fundamental no Maternal oferecer um clima lúdico através de propostas grupais em um espaço afetivo e criativo que possibilite a criança a se sentir segura e confiante.
Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano e, por isso, tem que ser estimulante para a criança. Instigar a curiosidade e o gosto pela descoberta é essencial nesta fase.
Inicialmente, os duendes irão incentivar as crianças a entrar no clima da natureza, pois são personagens atrativos e familiares, conhecidos através de livros, contos, etc. Estes personagens também abrirão as portas da fantasia e assim entrarão outros atrativos, como: fadas, bruxinhas, dragões, castelos, reis, rainhas, princesas, entre outros. Todo esse universo fantasioso permitirá às crianças a expressão das emoções, sentimentos, brincadeiras de faz-de-conta e ao mesmo tempo diferenciar ao mundo real.
Para Dewey, o valor educacional de brincadeiras que “imitam” a vida adulta ajuda as crianças a observarem mais atentamente e fixarem na memória bons hábitos, muito mais do que se elas simplesmente vivessem indiferentemente o mundo todo colorido que as cerca. Neste aspecto, será imprescindível fazer as relações do real com o imaginário da criança, proporcionando o discernimento entre os dois.
Assim, justifica-se o projeto tendo consciência da relevância do tema em questão.

OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO
•    Área sócio-afetiva.

EIXOS TEMÁTICOS
•    Linguagem oral e escrita;
•    Matemática;
•    Ciências;
•    Movimento.;
•    Artes.

OBJETVO GERAL
•    Possibilitar ao educando estimulação necessária para o desenvolvimento de valores sociais, visando o seu desenvolvimento integral, preparando-o para o exercício da cidadania, a partir da construção do conhecimento e da tomada de consciência na liberdade de escolhas responsáveis.

CONTEÚDOS
1.    Área Sócio-afetiva:
•    Movimento corporal como linguagem pessoal e social;
•    Aquisição de maior autonomia;
•    Integração com o grupo;
•    Progressiva aquisição de atitudes próprias do funcionamento grupal (comportamentos sociais respeitosos);
•    Identificação do nome (identidade).

2.    Área cognitiva:
•    Exploração das características dos objetos: tamanho, cor, forma, textura, entre outras;
•    Reconhecimento do ambiente próximo, com posições dos objetos: perto - longe, dentro-fora, em cima de/embaixo de, etc.;
•    Exploração plástica através do manuseio de diferentes materiais;
•    Diferenciação entre a realidade e o imaginário;
•    Expressão das necessidades, intenções e pedidos através da linguagem oral e/ou corporal;
•    Contagens em diferentes situações enumerativas.

3.    Área psicomotora:
•    Fortalecimento das habilidades motoras;
•    Desenvolvimento da coordenação motora fina;
•    Exploração de diferentes movimentos corporais;
•    Exploração nos diferentes ambientes da escola.

ATIVIDADE MOTIVADORA
•    Organização da sala com duendes e natureza;
•    História “Um duende apaixonado”.

ETAPAS PROVAVEIS
    Os objetivos deste projeto serão alcançados mediante atividades, como:
•    Literatura infantil;
•    Mala mágica;
•    Poesias;
•    Brincadeiras;
•    Atividades gráficas;
•    Desenhos de livre expressão;
•    Recortes e colagens;
•    Faz-de-conta;
•    Atividades motoras dentro e fora da sala de aula;
•    Recursos de mídia;
•    Jogos educativos (individuais ou de grupo);
•    Passeios;
•    Pesquisas e explorações;
•    Roda de conversa;
•    Fantoches, dedoches e um mascote da turma;
•    Atividades de rotina.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•    Proporcionar adaptação da criança ao ambiente escolar, criando laços afetivos e confiança nas relações aluno/professor/escola/comunidade;
•    Propiciar um ambiente acolhedor, agradável, seguro, visando o bem  estar  das mesmas;
•    Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
•    Potencializar a criatividade;
•    Promover situações e vivências lúdicas integradoras que possibilitem o descobrimento, a exploração e o conhecimento dos outros e de si;
•    Favorecer ações de autonomia e responsabilidade;
•    Estimular as relações sócio-afetivas, cultivando valores importantes, como: afetividade, auto-estima, autocontrole, cooperação, diálogo, respeito à individualidade, solidariedade, tolerância;
•    Aprimorar o uso da linguagem expressiva e compreensiva;
•    Proporcionar o desenvolvimento da atenção e concentração, como também o conhecimento lógico-matemático.

AVALIAÇÃO
A avaliação deste processo acontecerá através de anotações semanais de cada aluno no caderno de registro, observando atentamente se os objetivos estão sendo alcançados ou não. Após a realização e término deste projeto será entregue um relatório, onde servirá de anexo para devida constatação da realização do mesmo que se apresenta.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.nossacurumim.com.br
http://www.turminhadovagalume.com.br
www.iemebh.com.br
http://www2.magister.com.br
http://www.educativaonline.com.br
Revista Educação Infantil: o guia da professora. Editora Ediba, nº 45.   Março  de 2010
Revista Educação Infantil: o guia da professora. Editora Ediba, nº 44.     Janeiro/fevereiro
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