Projetos 2010: Viajando pelo Universo


Nome do Projeto: Viajando pelo Universo
Nome do Professor: Rosângela Bohrer
Estagiárias: Rosemeri Garcia, Lucielle  Corrêa de Melo
Turma: MIIA
Duração Provável:

JUSTIFICATIVA
Após ouvir o questionamento dos alunos sobre o que tem lá no céu depois das nuvens? De onde vem o sol e a lua? Como acontece a chuva? A  terra caminha?
Senti que seria necessário e interessante conhecermos o nosso planeta, conscientizando os alunos sobre a importância de ter atitudes ecologicamente responsáveis  para preservar o meio ambiente e aproximá-los ao conhecimento da terra como parte do universo.

OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO:
•         Ciências físicas, biológicas e sociais.

EIXOS TEMÁTICOS:

•         Língua portuguesa, matemática, movimento e artes.

OBJETIVO GERAL:
•         Mostrar aos alunos algumas características da terra e do espaço exterior, bem como ampliar a compreensão sobre a natureza que a cerca auxiliando na sua formação para o exercício da cidadania.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:           
•         Entender o ciclo da chuva;
•         Facilitar o entendimento e o conhecimento sobre o planeta terra e o que existe ao seu redor.

CONTEÚDOS:
•          O real e o imaginário, inter-relação e diferenciação;
•          Corpos celestes observáveis no céu: semelhanças e diferenças;
•          Ciclo da chuva;
•          Interesse pelo cuidado e preservação do meio em que vivemos;
•          Cuidados para com a vida em geral do planeta.

PRÉ ATIVIDADE:
A partir do questionamento dos alunos de como acontece a chuva, sobre o que eles sabiam sobre o dia e a noite. Porque o céu é azul de dia e de noite fica preto e escuro? Porque a lua muda de forma algumas vezes e porque ela aparece no céu também de dia algumas vezes?

ATIVIDADE MOTIVADORA:
•         Conversa informal com os alunos sobre a chuva, sobre o dia e a noite.

ETAPAS PROVÁVEIS:
•          Conversar sobre o espaço ( conhecimento prévio, hipóteses );
•         Solicitar aos alunos que observem o céu durante o dia e a noite e contar o que viram no dia seguinte na sala de aula;
•          Descrever e fazer leituras de lâminas e de informações que se referem ao espaço e a tecnologia aeroespacial;
•          Apresentar filmes sobre as viagens espaciais e conversar sobre elas;
•         Construir uma nave espacial e um boneco com roupa de astronauta;
•          Ordenar os planetas em relação a proximidade com a terra;
•          Brincar de astronauta e dramatizar uma viajem a lua;
•         Construir o sistema solar com bolas de isopor de diferentes tamanhos;
•          Construir foguetes espaciais com sucatas; registro das descobertas;
•          Produção de painéis
•          Passeio no planetário;
•         Texto coletivo;
•          Jogos e brincadeiras sobre o tema;
•          Leitura de histórias infantis;
•          Buscar informações em diferentes tipos de textos e materiais;
•         Registro das informações e observações através de desenhos.                         

ATIVIDADE AVALIATIVA:
•         Será observado o interesse pelos alunos nas diversas atividades e atitudes em relação ao planeta terra.

BIBLIOGRAFIA:
•         Referencial curricular nacional para a educação infantil-1998-volumes 1, 2 e 3.
•         Revista projetos escolares – educação infantil – ano 3 número 28.
•         Revista – educação infantil- o guia da professora – número 29
•         Revista – educação infantil – o guia da professora – número 40.
0 Responses