Projetos 2010: Viajando pelo Universo
Nome do Projeto: Viajando pelo Universo
Nome do Professor: Rosângela Bohrer
Estagiárias: Rosemeri Garcia, Lucielle Corrêa de Melo
Turma: MIIA
Duração Provável:
JUSTIFICATIVA
Após ouvir o questionamento dos alunos sobre o que tem lá no céu depois das nuvens? De onde vem o sol e a lua? Como acontece a chuva? A terra caminha?
Senti que seria necessário e interessante conhecermos o nosso planeta, conscientizando os alunos sobre a importância de ter atitudes ecologicamente responsáveis para preservar o meio ambiente e aproximá-los ao conhecimento da terra como parte do universo.
OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO:
• Ciências físicas, biológicas e sociais.
EIXOS TEMÁTICOS:
• Língua portuguesa, matemática, movimento e artes.
OBJETIVO GERAL:
• Mostrar aos alunos algumas características da terra e do espaço exterior, bem como ampliar a compreensão sobre a natureza que a cerca auxiliando na sua formação para o exercício da cidadania.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Entender o ciclo da chuva;
• Facilitar o entendimento e o conhecimento sobre o planeta terra e o que existe ao seu redor.
CONTEÚDOS:
• O real e o imaginário, inter-relação e diferenciação;
• Corpos celestes observáveis no céu: semelhanças e diferenças;
• Ciclo da chuva;
• Interesse pelo cuidado e preservação do meio em que vivemos;
• Cuidados para com a vida em geral do planeta.
PRÉ ATIVIDADE:
A partir do questionamento dos alunos de como acontece a chuva, sobre o que eles sabiam sobre o dia e a noite. Porque o céu é azul de dia e de noite fica preto e escuro? Porque a lua muda de forma algumas vezes e porque ela aparece no céu também de dia algumas vezes?
ATIVIDADE MOTIVADORA:
• Conversa informal com os alunos sobre a chuva, sobre o dia e a noite.
ETAPAS PROVÁVEIS:
• Conversar sobre o espaço ( conhecimento prévio, hipóteses );
• Solicitar aos alunos que observem o céu durante o dia e a noite e contar o que viram no dia seguinte na sala de aula;
• Descrever e fazer leituras de lâminas e de informações que se referem ao espaço e a tecnologia aeroespacial;
• Apresentar filmes sobre as viagens espaciais e conversar sobre elas;
• Construir uma nave espacial e um boneco com roupa de astronauta;
• Ordenar os planetas em relação a proximidade com a terra;
• Brincar de astronauta e dramatizar uma viajem a lua;
• Construir o sistema solar com bolas de isopor de diferentes tamanhos;
• Construir foguetes espaciais com sucatas; registro das descobertas;
• Produção de painéis
• Passeio no planetário;
• Texto coletivo;
• Jogos e brincadeiras sobre o tema;
• Leitura de histórias infantis;
• Buscar informações em diferentes tipos de textos e materiais;
• Registro das informações e observações através de desenhos.
ATIVIDADE AVALIATIVA:
• Será observado o interesse pelos alunos nas diversas atividades e atitudes em relação ao planeta terra.
BIBLIOGRAFIA:
• Referencial curricular nacional para a educação infantil-1998-volumes 1, 2 e 3.
• Revista projetos escolares – educação infantil – ano 3 número 28.
• Revista – educação infantil- o guia da professora – número 29
• Revista – educação infantil – o guia da professora – número 40.