Texto Elaborado pela Professora Carmem Hautrive

RELAÇÃO DO BRINQUEDO COM A APREDIZAGEM


Se observarmos um grupo de crianças brincando, muitas vezes, não imaginamos o quanto elas estão aprendendo enquanto interagem umas com as outras nas brincadeiras.
Os jogos simbólicos, as brincadeiras ou jogos de faz de conta, que são jogos onde as crianças expressam a capacidade de representar, são fundamentais para o desenvolvimento das diferentes condutas e, também, para a aprendizagem de diversos tipos de conhecimento nas diferentes áreas.
Podemos definir que o espaço das brincadeiras de faz de conta é um espaço de criação, de imaginação, no qual as crianças expressam suas emoções, sentimentos, experimentam sensações e dividem idéias sobre o mundo que as rodeia, tendo com isso, a oportunidade de entender o que se passa a sua volta, pois a criança vê o mundo através do brinquedo. Entender suas brincadeiras e deixá-la, brincar é dar oportunidade para a criança se constituir como sujeito.
Através das atividades lúdicas a criança poderá desenvolver a coordenação motora, a atenção, o movimento, a expressão corporal, a oralidade, favorece a criatividade, adquire hábitos e limites, desenvolve o espírito de iniciativa e muitas outras habilidades que precisam ser desenvolvidas na primeira infância.
Também é importante que nós, educadores de crianças pequenas, incentive e participe das brincadeiras. Brincar junto com a criança, viajar na imaginação junto com elas, proporciona que o professor conheça melhor o aluno e crie vínculos afetivos que são muito importantes para seu desenvolvimento cognitivo.
No livro Educação Infantil: Pra que te quero? Das autoras Carmem Maria Craidy e Gládis Elise Kaercher, podemos ler um capítulo escrito por Leni Vieira Dornelles, que fala sobre a importância do professor brincar e observar as crianças em suas brincadeiras.
“Na escola de Educação Infantil todo mundo brinca se tu brincas. ... volto a perguntar: Quem pára para ver do que as crianças brincam e como brincam? Ouvir sobre o que falam, cantam e dançam? Certamente elas brincam e como brincam.”(Leni Vieira Dornelles).
O brincar permite, ainda, aprender a lidar com as emoções. Pelo brincar a criança equilibra a tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade, e sua personalidade. Segundo Piaget(1998) o brincar implica uma dimensão evolutiva com as crianças de diferentes idades, apresentando características específicas, apresentando formas diferenciadas de brincar.
A escola de Educação Infantil precisa ser mais do que um lugar onde se aprende e se ensina, precisa ser um lugar onde se brinca e assim se aprende.

Professora: Carmem Hautrive
1 Response
  1. Sempre observei durante minha vida ,como as crianças brincam ,aprendendo umas com as outras .É fundamental esse Processo Natural de desenvolvimento ,tão importante ,é mesmo o alicerce para a vida inteira. É NA BRINCADEIRA ONDE ELA COMEÇA A ELABORAR SEUS PENSAMENTOS E COM ISSO AS ATITUDES E SUA PERSONALIDADE COMO SUJEITO INTEIRO das relações futuras. Criança que brinca são futuros adultos equilibrados ou pelo menos ,mais felizes e conscientes.Deixem as crianças brincarem livremente sem as regras dos adultos,sem macular a inocente Fase Mágica e Eficaz,deixem fluir sua essência.Podemos observá-las lógico e aprender com elas naturalmente.