Texto Elaborado pela Professora Elisa Kummer

BRINQUEDO
Estudar a criatividade não é uma tarefa fácil. Sabemos que cada vez mais, a sociedade necessita de pessoas capazes de inventar, criar e descobrir coisas novas.
Consideramos importantíssimo que educadores entendam a necessidade de estimularem o desenvolvimento de suas possibilidades, inovando e renovando o processo de ensino, desenvolvendo assim comportamentos em seus alunos que possam contribuir para a produção criativa, e que a escola possa ser organizada num contexto que propicie o aluno a se aventurar, explorar, criar, expressar.
Os jogos criativos contribuem para a vivência da criatividade, pois através destes as crianças exploram os objetos que os cercam, melhoram sua agilidade física, experimentam seus sentimentos, e desenvolvem seu pensamento. Algumas vezes o realizarão sozinhos, em outras, na companhia de outras crianças, desenvolvendo também o comportamento em grupo.
Podemos dizer que aprender a conhecer a si próprio, ao mundo que as rodeia e aos demais. O jogo para a criança proporciona a ela o avanço para novas etapas de domínio do mundo que a cerca, e também o desenvolvimento da sua auto-estima.
Para serem elementos facilitadores da criatividade, os espaços de educação infantil teriam que possuir elementos agradáveis e manipuláveis, com possibilidades de alteração. Portanto, cabe ao professor inovar e renovar o processo de ensino, desenvolvendo assim comportamentos em seus alunos que possam contribuir para a produção criativa e encorajamento do processo criativo em sua totalidade.

Elisa Kummer
0 Responses