Texto Elaborado pela Professora Rozangêla Bohrer

Relação do Brinquedo com a Aprendizagem

O brinquedo faz parte da vida da criança, independente do nível social ou cultural a que pertence.
Brincar para a criança é principalmente estar presente no ambiente, se constituindo como individuo e compartilhando significados.
De acordo com Horn (2004, p71). “O brinquedo satisfaz as necessidades básicas de aprendizagens das crianças, como por exemplo, as de escolher, imitar, dominar, adquirir competências, enfim, de ser ativo em um ambiente seguro, o qual encoraje e consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais”.
Ajuda no desenvolvimento da confiança em si mesmo e em suas capacidades e, em situações sociais.
As crianças que brincam em diversos ambientes ricos de informações e demonstram interesse por estar ali buscando, adquirem e transmitem conhecimento, através da interação com seus pares.
Brincar com seus brinquedos e objetos variados é uma atividade enriquecedora visto que , as trocas que ocorrerão naturalmente através das diversas linguagens sejam elas: oral, corporal, gestual, musical, retratando a realidade de cada um.
A criança ao agir com fantasia é estimulada a usar de criatividade, usando como parâmetro o seu mundo infantil.
O papel do professor é de promover as interações, através do planejamento e organização das atividades com o objetivo de buscar o desenvolvimento integral de todas as potencialidades da criança.

Rozangêla Bohrer
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