Projeto Pré B II tarde : Identidade - Vivências e Convivências

Prefeitura Municipal de Santa Maria


Centro de educação Infantil Casa da criança




Nome do projeto: CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE – vivências e convivências

Professora: Adriana Soares Detânico

Estagiária: Silvia Janete Aguiar

Turma: Pré B II – tarde

Período previsto: Março a julho/2011

Assessoria Pedagógica:Maria de Lourdes Bevilaqua,Juliana Gomes,Carmem Hautrive

JUSTIFICATIVA



A escola é um espaço educativo que tem seus alicerces na formação de valores e hábitos saudáveis, formando cidadãos capazes de viver e conviver em sociedade, conhecendo a si mesmo e identificando-se com parte importante de um todo, vivendo e convivendo com seus pares e respeitando todas as formas de vida.



OBJETIVO GERAL

Promover situações favoráveis a construção da identidade, reconhecendo suas particularidades, respeitando as diferenças e estabelecendo relações com seus pares, fortalecendo conceitos universais e formulando conceitos próprios, necessários para bem viver em coletividade.


CONTEÚDOS E OBJETIVOS


EU - Possibilitar a integração das crianças através de atividades individuais e coletivas, promovendo a socialização, a auto-estima, o conhecimento e limites do seu corpo e do outro, de modo autônomo e consciente.

- Oportunizar sentimentos e ações concretas que viabilizem a boa convivência entre o grupo, respeitando as diferenças e particularidades.

- Desenvolver atitudes de respeito, amizade e cooperação.

- Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

ESCOLA / FAMÍLIA - Conhecer, respeitar e valorizar à si, sua família, seu lar e sua escola, adaptando-se a vida social.

- Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertence ( características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores ) bem como a existência de outros modos de ser e de viver.



ESQUEMA CORPORAL - Conhecer, identificar e nomear as partes do corpo.



ÓRGÃOS DOS SENTIDOS - Compreender a função dos órgãos sensoriais como forma de conhecermos e percebermos o mundo que nos cerca.

SAÚDE E HIGIENE - Destacar a importância de manter a saúde do nosso corpo (hábitos de higiene, saúde bucal, alimentação saudável).



HÁBITOS E ATITUDES - Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertence ( características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores ) bem como a existência de outros modos de ser e de viver.

- Estabelecer com o grupo normas essenciais para a boa convivência.



ANIMAIS E PLANTAS - Estabeleceras relações entre o homem, o ambiente em que vive e os demais seres vivos.

- Reconhecer os diferentes animais, classificando-os a partir de características próprias de cada espécie como habitat, alimentação, cobertura do corpo, quantidade de patas.

LETRAS E NÚMEROS - Desenvolver as diferentes formas de expressão ( oral, escrita, musical, plástica) como forma de inserção na sociedade e como meio de comunicação e expressão;

- Possibilitar a vivência de contato com a língua escrita através de vários portadores de texto e o entendimento da funcionalidade da escrita, bem como a possibilidade da escrita espontânea.

- Ampliar o vocabulário;

- Explorar e interpretar textos e imagens, a partir de histórias infantis .

- Classificar e nomear objetos por cor/forma/tamanho e quantidade. -Desenvolver a organização espacial e temporal, compreendendo noções de antes, durante e depois – hoje,ontem e amanha.

- Identificar os numerais e sua utilização através de situações concretas.

CORES E FORMAS - Desenvolver interesse pelas próprias criações artísticas, respeitando o trabalho dos colegas, valorizando suas diferenças, desenvolvendo o gosto o cuidado e o respeito pelo processo de criação e produção;

- Explorar diversos materiais que possibilite a criação de desenhos, pinturas, colagem e modelagens;

- Oportunizar o conhecimento de diferentes obras de arte que contemplem os temas trabalhados, refletindo e recriando-as.





OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO


Natureza e Sociedade


EIXOS TEMÁTICOS

Linguagem oral e escrita

Lógica Matemática

Artes

Movimento


METODOLOGIA

A Metodologia de Projetos possibilita desenvolver atividades de ensino e aprendizagem que permitem a contribuição de diversas áreas do conhecimento e favorece a compreensão dos multifacetados aspectos que compõem a realidade. Nesta metodologia, professor e alunos compartilham metas objetivas de trabalho e os conteúdos são organizados em torno de questões que permitem a sua re-significação no interior do processo ensino-aprendizagem.



O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?


ETAPAS PROVÁVEIS



- Construção de painéis

- Entrevistas com a família

- Contorno do corpo

- Recortes, colagens e desenhos

- Releituras de obras de arte

- Dobraduras e moldagens

- Entoar músicas infantis

- Vídeos infantis

- Passeios pela comunidade

- Compartilhar experiências

- Rodas de conversas

- Versos e parlendas

- Danças e jogos de movimento

- Dramatização

- Jogos e atividades de integração

- Leituras de histórias

- Exposiçao dos trabalhos

- Dedoches

- Bingo de letras

- Bingo de nomes

- Jogos de memória

- Jogo da velha

- Piqueniques

- Brincadeiras dirigidas

- Brincadeiras livres assistidas

- Desenho e pintura animais

- Plantar sementes diversas



AVALIAÇÃO



A avaliação do projeto se dará em todos os momentos do seu decorrer, considerando a participação, o envolvimento, o interesse e o desenvolvimento integral do aluno, respeitando as características individuais.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.pedagobrasil.com.br/psicologia/conteudosescolares.htm

http://www.webartigos.com/articles/1020/1/Pedagogia-De-Projetos/pagina1.html

Referencial Curricular Nacional para a educação infantil/ Ministério da Educação e dos Desportos, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
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