Projeto Berçário II

Prefeitura Municipal de Santa Maria
Secretaria Municipal de Educação
Centro de Educação Infantil Casa da Criança



Nome do Projeto : " A Tainá e a outra Tainá"

Professora: Bibiana Howes Carpes

Estagiárias: Evanir, Angélica, Paola, Flaviane, Sabrina

Tempo previsto: Maio/Junho

Direção: Rossonia Serafini

Acessoria Pedagógica: Carmen Hautrive, Juliana Pinto Gomes, Maria de Lourdes Bevilaqua





Justificativa:

Este projeto justifica-se a partir do pressuposto que muitas crianças dessa faixa etária não se reconhecem como sujeito no mundo e não identificam os outros e, também pelas observações feitas no cotidiano da turma que revelou essa característica.

Atividade que contribuiu para a realização do projeto:

No decorrer dos primeiros dias do ano letivo foi realizada uma atividade direcionada onde fomos nomeando cada colega e professoras, perguntando diretamente aos bebês onde estava cada um e, quem era quem. As crianças que já apresentam uma linguagem mais fluente e compreensível responderam mais efetivamente e alguns outros olhavam e apontavam para identificar a si mesmos e aos outros, contudo há ainda uma "confusão" e dúvida nessa percepção. Em um desses momentos, quando já estávamos na hora do lanchinho, acomodando-os nas cadeirinhas, uma aluna com linguagem oral mais desenvolvida olhou para uma das professoras e falou : "Olha Bibi, a outra Tainá! " Mostrando então o irmão gêmeo da menina Tainá, Tales. Desses momentos e vivências em sala de aula percebemos nossa primeira "curiosidade" e construímos nosso projeto.

”Efetivamente, a construção da própria identidade passa pela diferenciação que se estabelece entre criança e as outras pessoas e a criança e o mundo. Essa diferenciação, que se produz basicamente no transcurso dos dois primeiros anos de vida, tem sua continuidade no processo que leva não a conhecer-se e valorizar-se de uma determinada maneira. A interação que se produz com as outras pessoas e com o mundo - a qual é enriquecida e tornada complexa pelo crescimento das possibilidades que a criança ( possibilidades que não são somente produto de um processo, de uma maturação cerebral, mas também da interação entre esse e a estimulação , bem como a ajuda que recebe da parte externa ) - deixa-a participar cada vez mais e de maneira mais autônoma no conjunto das atividades e das experiências que configuram seus contextos de desenvolvimento.” (BASSEDAS, pág. 68, 2004)



Objeto Social do Conhecimento:

Natureza e Sociedade

Áreas do Conhecimento:

Linguagem Oral e Escrita

Matemática

Movimento

Objetivo Geral:

Estimular o conhecimento e identificação de si próprio e do outro, seus limites, sua unidade, e as sensações que isso produz.

CONTEÚDOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Adaptação socialização: 
  • Facilitar o contato físico e afetivo do bebê, proporcionando uma adaptação tranquila.
  • Possibilitar a adaptação ao ambiente e ao convívio com os outros;

Identidade

  • Incentivar a percepção e identificação de si enquanto sujeito;



Linguagem Oral e comunicação:
  •  Incentivar o desenvolvimento da fala para que a criança manifeste seus desejos, nãopermitindo que ela só manifeste por gestos
  • Incentivar o desenvolvimento da fala, durante todos os momentos da rotina, pronunciando corretamente as palavras

Autonomia :
  • Proporcionar atividades que favoreçam o desenvolvimento da autonomia.

Movimentos Amplos

  • Desenvolver atitudes de confiança em suas habilidades motoras amplas;
  • Estimular os movimentos amplos de: andar, subir, transpor, e descer pequenos obstáculos, levantar-se com apoio e sem apoio, empurrar objetos, chutar, sentar-se e levantar-se com e sem apoio.

ATIVIDADE MOTIVADORA:

Caixa de espelho:

Apresentar aos alunos uma caixa colorida e propor para descobrirmos a surpresa que está dentro dela. Cada criança olhará dentro da caixa individualmente, encontrando um espelho dentro dela e sua imagem refletida. Começaremos então efetivamente a "apresentação" de si mesmos.



Etapas Prováveis:

- Chamada com o rosto de cada um;

-Exposição e exploração das almofadas, vindas de casa, para identificação da sua e da do outro;

-Pintura com giz de cera e tinta tempera;

- Exploração de massa de modelar;

- Atividade todos reunidos no tapete;

- caminho de pezinhos;

-Massagem de percepção corporal com bexiga d'água;

-Aprendizagem de músicas diversas, aprendendo a letra e fazendo gestos;

-Passeio em todas as partes da escola, livres, com a centopéia e de mãozinha com o colega;

-Brincadeira de roda;

-Momentos de higiene e alimentação;

- Brincadeiras e atividades de movimento explorando as pracinhas;



AVALIAÇÃO



Através de registros contínuos, observando as crianças individualmente e em grupo,

Anotando suas descobertas, relações e manifestações, dificuldades e suas expressões relacionadas ao seu desenvolvimento.

É através dessa avaliação, possamos ter um instrumento de reflexão do nosso trabalho.



Bibliografia:

- Aprender e ensinar na Educação Infantil , BASSEDAS, HUGHET & SOLÉ.



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