Projeto Berçário II - Turma da Manhã

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASA DA CRIANÇA



DADOS DE IDENTIFICAÇÃO



Nome do Projeto: ENTRE FRALDAS, CHORINHOS E CHUPETAS

Turma: Berçário II Turno: manhã

Período: Março/julho Ano: 2011

Professora: Carmem Hautrive

Estagiárias: Camila e Jessica Natalia

Acessoria: Maria de Lourdes Bevilaqua e Juliana Gomes

Direção: Rossonia Serafini



JUSTIFICATIVA

Este projeto justifica-se por ser o primeiro contato que a criança tem com a escola, um momento único e especial, tanto para a família quanto para a escola, pois é um período de muito choro e impaciência por parte da criança, que se sente abandonada pelos pais.

Partindo desta afirmação é fundamental que o educador receba as crianças com o maior afeto possível, demonstrando simpatia e principalmente mostrando segurança para os pequenos iniciantes do convívio escolar, e que a escola, também se prepare para recebê-los, tranqüilizando os pais que neste momento demonstram uma insegurança, que é normal, diante do fato de ter que entregar seu filho para pessoas, até então, estranhas.

Segundo Gilda Rizzo :



“não é um problema circunscrito à criança e ao educador. Toda a escola deve se preparar para se ajustar ás necessidades que o processo de adaptação exige. Tudo deve estar claro quanto ao papel da escola, suas responsabilidades e os recursos que disporá para minimizar os problemas relativos à adaptação. Forçar a criança a permanecer na escola, aos prantos, pode marcá-la para o resto da vida. É preciso, no entanto, saber distinguir os vários tipos de choro, para se permitir aceitar uma criança nestas condições. Há choros que significam pânico e ansiedade, que indicam incapacidade psicológica de a criança permanecer afastada da mãe e choros que expressam chantagem emocional para manipular a mãe. O problema da adaptação é complexo e não pode ser resolvido atentando-se apenas para o aspecto da criança. É a relação desta com a sua mãe que tem de ser focalizada e compreendida pelo educador, auxiliado pela equipe gestora, para que se descubram as medidas adequadas à adaptação. Além do que cada caso é único e tem que ser avaliado em separado”. (RIZZO, pags.154, 155, 2000).





OBJETIVO GERAL



Proporcionar aos alunos um ambiente lúdico, agradável, seguro para que venha proporcionar uma adaptação tranqüila para a criança e sua família, contribuindo para o seu desenvolvimento integral.





CONTEÚDOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Adaptação a Escola
  • Sentir-se tranqüila e confiante quando a deixam na escola e durante o período de sua permanência no ambiente escolar.

  • Facilitar o contato físico e afetivo do bebê, proporcionando uma adaptação tranqüila.

  • Ter relação afetiva com suas educadoras e ir aceitando a presença das outras pessoas no ambiente da sala.

  • Reconhecer e sentir-se segura dentro da sua sala e nos espaços onde realiza suas atividades: refeitório, fraldário e corredor.

  • Exploração do ambiente escolar e dos objetos da sala Proporcionar a descoberta do ambiente da sala de aula.

  • Ter interesse por explorar e manipular diversos objetos da sala.

  • Orientação e Exploração no pátio e ao ar livre Diferenciar os espaços e os elementos do meio próximo, através da experimentação, manifestar as suas preferências. Em relações a estes espaços.
  • Estimulação Oferecer um ambiente acolhedor e estimulante
  • Estimular os aspectos sociais e afetivos como: sorrir brincar, reconhecer os educadores, imitar, abraçar, acenar, beijar e obedecer.
  • Estimular hábitos diários através da rotina.
  • Estimular o desenvolvimento auditivo e visual, individualmente.
Linguagem oral e Comunicação

  •  Incentivar o desenvolvimento da fala, durante todos os momentos da rotina, pronunciando corretamente as palavras.

Movimentos Amplos:

  • Diferentes posturas corporais e agilidade de deslocar-se no ambiente.
  • Expressão e ritmos corporais.
  • Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar e engatinhar.
  • Desenvolver atitudes de confiança em suas habilidades motoras amplas.
  • Estimular os movimentos amplos de: andar, subir, transpor e descer pequenos obstáculos, levantar-se com apoio e sem apoio, empurrar, chutar, sentar-se e levantar-se c/ e sem apoio.

Observação e Imitação

  • Jogo Simbólico Fixar-se no que os colegas e os adultos fazem e imitá-los.
  • Hábitos de convivência Compartilhar, progressivamente, o espaço com os colegas.

OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO

Natureza e sociedade


AREAS DO CONHECIMENTO

-Linguagem Oral e Escrita

-Matemática

-Movimento

-Artes



ATIVIDADE MOTIVADORA

A atividade motivadora deste projeto foi tornar cada dia mais atrativo e aconchegante o ambiente da sala, enfeitando-a e organizando-a de maneira que a criança sinta-se segura e atraída para entrar e permanecer no ambiente.

A postura das educadoras ao receber a criança, também foi uma maneira de motivá-la a entrar, pois ao recebê-las demonstramos alegria e satisfação ao vê-la, usamos um tom de voz suave e um olhar tranqüilo, fazendo referencia e elogiando seu cabelo, sua roupa, sua mochila etc. Conquistado, com isso, a confiança de cada uma delas.



ETAPAS PROVÁVEIS



-Cumprimentar pessoalmente a criança e chamá-la pelo nome;

-Fazer referência a quem a acompanha aos objetos pessoais etc.;

-Chamar a atenção das outras crianças sobre a chegada de cada colega, estimulando para que a recebam e a levem aos brinquedos;

-Na chegada estimular a criança que se despeça do pai, da mãe ou da pessoa que a traz;

-Informar aos pais sobre o estado que a criança ficou durante a manhã;

-Brincar na sala com brinquedos sonoros e objetos variados

-Exploração do ambiente externo da escola – parquinho

-DVDs com músicas infantis

-Jogos de encaixe

-Momentos de higiene e alimentação

-Atividades de imitação e reprodução de sons

-Passeios pelas dependências da escola de diferentes maneiras, em pequenos grupos e individualmente, caminhando ou com o carrinho de bebê.

-Nomeação das partes do corpo nos momentos de higiene

-Brincadeiras cantadas e com ritmos corporais

-Brincadeiras com bolas, com bonecas e carrinhos

-Andar, engatinhar, empurrar, subir, descer, transpor, sentar, levantar, bater arrasta, abrir, fechar, empilhar,...

-Bater palmas, bater com o pé no chão, com a mão na mesa

-Bater um objeto no outro

-Exploração e manipulação de materiais como bolas, balões, peças de jogos, formas, pelúcias...

-Exploração e manipulação de imagens diversas TV, LIVROS, REVISTAS, FOTOS

-Observar-se no espelho



ATIVIDADE AVALIATIVA



Será através da observação e registros diários a partir de critérios estabelecidos por semestre considerando o nível de desenvolvimento de cada criança



BIBLIOGRAFIA



Estimulação Precoce – Inteligência Emocional e Cognitiva de 01 a 02 anos. Grupo Cultural

Revista Criança do Professor de Educação Infantil, N°35, dezembro de 2004, Projeto Estimulação p. 19 a 21

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