PROJETO DO MATERNAL I - manhã - Profª Dilu

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL “CASA DA CRIANÇA”






NOME DO PROJETO: Brincando e Brincadeiras


ESTAGIÁRIA: Alessandra Regina Cardoso Orentes


PERÍODO PROVÁVEL: Abril a Julho de 2011


TURMA: Maternal I


TURNO: Manhã


ASSESSORIA PEDAGÓGICA: Carmen N. Hautrive e Juliana P. Gomes


DIREÇÃO: Rossonia M. Serafini






JUSTIFICATIVA:


        Este projeto tem como meta o brincar, já que este é a essência do pensamento lúdico e caracteriza as atividades executadas na infância. As experiências do brincar na escola auxiliam na formação de vínculos entre aluno-professor e certamente facilitam a aprendizagem. Na educação, a brincadeira funciona como uma vivência ou uma simulação de experiência e conteúdo, aproximando-os do universo das crianças.
        As brincadeiras criativas resgatam o caráter lúdico, o prazer, a alegria e o poder de imaginar.
       Ao brincar a criança movimenta-se explora materiais, descobre regras e toma decisões. Através da brincadeira a criança atribui sentido ao mundo, se apropria de conhecimento que o ajudarão a agir sobre o meio em que se encontra.
       A necessidade deste projeto surgiu da constatação da dificuldade das crianças escolherem brinquedos para brincarem em grupos ou mesmo sozinhos.



OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO: Natureza e sociedade

ÁREAS DO CONHECIMENTO:


- Linguagem oral e escrita


- Matemática


- Movimento


- Artes




OBJETIVO GERAL:


Resgatar o espaço de brincar, dando as crianças o que lhes é de direito, dando-lhes a oportunidades de explorar vários contextos.




CONTEUDOS  E OBJETIVOS


Estimulação verbal:
  • Trabalhar capacidades expressivas

Incentivo a garatujes:
  •  Possibilitar ao aluno o avanço em seus rabiscos

Incentivo e reconhecimento de brincadeiras, exploração de espaço e contato com a natureza:
  •  Oportunizar brincadeiras que evoluam a integração com os colegas

Músicas e rodas cantadas
  • Proporcionar ao aluno o gosto pela música e pelas rodas cantadas

Apresentação das cores primárias
  • Fazer com que as crianças o conheçam o valor das cores em suas vidas

Contagem oral de números até 5 relacionada a quantidade
  •  Usar na sua rotina os numerais até 5





Meu corpo - cabeça,tronco e membros
  •  Identificar e nomear as partes do corpo

Família
  •  Possibilitar para que a criança reconheça quem é sua família

Incentivo e desenvolvimento da fala
  • Estimular para que a criança consiga manifestar o que quer

Higiene bucal
  • Estimular o uso da escovação

Socialização
  •  Proporcionar um ambiente tranqüilo e acolhedor no sentido de amenizar o egocentrismo do aluno

Reconhecimento do nome
  •  Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo

ATIVIDADE MOTIVADORA:


       Vários materiais de sucata serão colocados nas mesas, em grupo de 4 crianças tentaremos fazer brinquedos que as crianças gostariam de brincar, deixaremos que a imaginação de cada um confeccione com a ajuda das professoras o seu brinquedo.



ETAPAS PROVÁVEIS:


- Criar fantoches com papel e cola


- Brincar de boneca e seus cuidados


-Brincar de carrinhos, fazendo caminhos, pontes


-Brincar de trava-línguas


-Cantigas de rodas


-Trabalhar histórias


-Brincar de bolas feitas de meias pelas crianças


-Quebra-cabeças


-Jogos de memória


- Jogos de blocos de madeira


-Jogos de encaixe


-Trabalhos com tinta guache e tinta a dedo


-Trabalhos com colagem


- Trabalhos com giz de cera e lápis de cor


-Músicas folclóricas


- Rodas cantadas


- Massinha de modelar




AVALIAÇÃO:


       O instrumento utilizado para a avaliação será a observação e relatos diários, sempre levando em consideração a diversidade de cada aluno.





BIBLIOGRAFIA:
-Revista: Projetos escolares – Ano 2 – 35


-Revista Educação Infantil – O guia do professor- 2009 – 28


-O universo criativo da criança na educação- Max G. Haeting


- Revista: A criança- 2009- 42


- Textos da Internet-www.edukaleidos.pro.br










0 Responses