PROJETO MATERNAL II A -integral - Profª Zanza
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASA DA CRIANÇA
1- Dados de identificação
Nome do Projeto: Um pouco de mim
Professora: Rosângela Bohrer
Estagiárias: Andressa e Patricia
Turma: Maternal II A
Período previsto: Maio a Julho de 2011
Acessoria Pedagógica: Maria de Lourdes Bevilaqua, Juliana Gomes, Carmem Hautrive
Direção: Rossonia Serafini
2- Justificativa
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), a criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca.
É de suma importância, que desde pequenos, as crianças tenham oportunidades para valorizar a vida, a saúde, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas a sua história.
3- Objeto social do conhecimento
Natureza e Sociedade
4- Áreas do conhecimento
Linguagem Oral e Escrita
Lógico matemático
Movimento
Artes
5- Objetivo geral
6- Conteúdos e seus objetivos:
Área do Conhecimento: Movimento
Partes do corpo:
Relações espaço temporais e psicomotoras:
Exploração de diferentes posturas corporais:
Área do Conhecimento: Linguagem Oral e Escrita
Ampliação do vocabulário:
Conhecer histórias e músicas:
Área do Conhecimento: Natureza e Sociedade
Conhecer as tradições culturais de sua família e de outros grupos:
O inicio deste projeto, deu-se a partir das atividades alusivas ao dia das mães, quando na roda de conversas, foi possível perceber que algumas crianças não conheciam quase nada da sua história de vida, nem de sua família.
3- Objeto social do conhecimento
Natureza e Sociedade
4- Áreas do conhecimento
Linguagem Oral e Escrita
Lógico matemático
Movimento
Artes
5- Objetivo geral
Possibilitar aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobrir-se, perceber que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um grupo de pessoas, em casa, na escola e na comunidade.
6- Conteúdos e seus objetivos:
Área do Conhecimento: Movimento
Partes do corpo:
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Relações espaço temporais e psicomotoras:
- Deslocar-se no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.
Exploração de diferentes posturas corporais:
- Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras.
Área do Conhecimento: Linguagem Oral e Escrita
Ampliação do vocabulário:
- Participar de variadas situações de comunicação oral percebendo a importância da mesma.
Conhecer histórias e músicas:
- Despertar o gosto por histórias
- Manusear e observar matérias impressos.
Área do Conhecimento: Natureza e Sociedade
Conhecer as tradições culturais de sua família e de outros grupos:
- Explorar o ambiente manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural.Hábitos de higiene:
- Valorizar e conscientizar sobre a importância da higiene para a saúde.
Alimentação:
- Valorizar e conscientizar sobre a importância de uma alimentação saudável.
Área do Conhecimento: Lógico Matemática
Textura, peso, cor, forma, altura, tamanho, classificar, quantificar, enumerar, números de 1 a 5:
- Manipular e explorar materiais e brinquedos para descobrir suas características e propriedades.
- Explorar e manusear objetos em suas diferentes características para verificação de suas possibilidades associativas.
Área do Conhecimento: Artes
Identificação de imagens diversas, pessoas, animais e objetos:
- Manipular diferentes materiais e objetos para manifestar sensações e sentimentos.
Área do Conhecimento: Música
Ritmo, melodia, tipos musicais e instrumentos musicais:
- Conhecer, vivenciar e explorar os diversos tipos musicais, percebendo as variações de ritmo através do brincar e dançar.
7- Atividade Motivadora
Roda de conversa, durante as atividades alusivas ao dia das mães.
8- Etapas Prováveis
Coletar dados por meio da pesquisa e apresentação;
Atividades lúdicas: jogos, quebra-cabeças, brincadeiras, etc.;
Dramatizar histórias;
Registro das experiências vividas pelo grupo;
Selecionar fotos dos alunos e suas famílias;
Textos individuais e coletivos;
Atividades que envolvam: esquema corporal, órgão dos sentidos;
Identificar a primeira letra do seu nome e de seus colegas;
Recorte de letras montando seu nome;
Conhecimento dos números: 1, 2, 3, 4 e 5 a partir de atividades onde os alunos reconhecem a escrita do numero e do próprio numeral;
Musicas e histórias diversas;
Recorte;
Pintura;
Colagens
Confecção de bonecos como mascote da turma.
9 – Atividade avaliativa
A avaliação será através da observação da professora, quanto à produção, participação, interesse e envolvimento dos alunos durante o desenvolvimento do aluno.
Bibliografia
BRASIL. Ministério de Educação. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
GIOVANI, Priscila. Guia prático para professores de educação infantil, São Paulo, n. 95, p. 14-16, 2010.
MICHESKI, Izildinha Houch. Guia projetos escolares – Manual para o professor, São Paulo, Ano I, vol. 1, p. 17-19, jan.2011.
Revista Educação Infantil – Guia da professora, Rio de Janeiro, p. 10-12, abr. 2011.