PROJETO MATERNAL II - tarde - Profª Elisa

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASA DA CRIANÇA





PROJETO

“EU”

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


Professora: Elisa Dias Kummer
Estagiária: Stéffani Nunes da Silva e Lutiane Lutiane dos Santos Rodriguês
Turma: Maternal II - Tarde
Período previsto: Abril a Julho de 2011
Acessoria Pedagógica: Maria de Lourdes Bevilaqua, Juliana Gomes, Carmem Hautrive
Direção: Rossonia Serafini


2. JUSTIFICATIVA


       A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.
       Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguido de todas as características físicas, de modo de agir e de pensar e da historia pessoal”.
       Brincar é uma das atividades fundamentais para a o desenvolvimento da identidade e autonomia. Quando utilizam a linguagem do faz-de-conta, as crianças enriquecem sua identidade, porque podem experimentar outras formas de ser e pensar, ampliando suas concepções sobre coisas e pessoas ao desempenhar vários papéis sociais ou personagens.
       Este projeto surgiu pela observação da necessidade do conhecimento de si, do outro e do mundo que o cerca (família, escola, amigos), uma vez que a maioria das crianças desta turma estão na escola pela primeira vez.

3. OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO
• Ciências sociais, físicas e biológicas.






4. AREAS DO CONHECIMENTO

• Língua portuguesa

• Matemática

• Artes

• Movimento e expressão corporal




5. OBJETIVO GERAL


       Reconhecer sua importância como indivíduo, resgatando valores que irão contribuir para aumentar sua auto-estima, o conhecimento sobre o próprio corpo e desenvolver hábitos para uma vida saudável.





6. CONTEÚDOS


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


Expressão oral e compreensiva
 Desenvolver o uso da linguagem oral para brincar, comunicar e expressar desejos e necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos.
 Estimular o relato de suas vivencias nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

 Proporcionar situações em que os alunos questionem formulem hipóteses de acordo com os diversos contextos de que participa.

 Levar o aluno a recontar histórias conhecidas com a aproximação as características da original, no que se refere a descrição de personagens, cenário e objetos, com ou sem ajuda do professor.



Pratica de leitura
 Oportunizar a participação em situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros como conto, poemas, noticia de jornal, informativos, etc.
 Proporcionar momentos em que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.






LINGUAGEM LÓGICO-MATEMÁTICA


Noções de grandeza
  Iniciar aprendizagem de conceitos: grande, médio, pequeno, maior, menor, mesmo tamanho, alto, baixo, mesma altura, longa, estreito, mesma largura, grosso, fino, comprido, curto.

Noções de posição
 Proporcionar atividades em que a criança possa discriminar: dentro, fora, embaixo, em cima, na frente de, atrás de, ao lado de, mais perto de, mais longe de, o primeiro, o último, no meio, entre, de frente, de costas, de lado, a direita, a esquerda, a cima e abaixo.


Noção de direção e sentido
  Estimular o desenvolvimento das noções: para frente, para trás, para baixo, para cima, para direita, para esquerda, mesmo sentido, sentido contrário, meia volta, uma volta.


Número e sistema de numeração
 Levar o aluno a compreender as noções matemáticas de: classificação, seriação, quantificação e contagem oral.






NATUREZA E SOCIEDADE


CONTEÚDO OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
  Proporcionar ao aluno o conhecimento do mundo social. Identificar papéis sociais no cotidiano da criança.
 Desenvolver a capacidade do aluno no auto conhecer-se, identificar seu corpo, seus cuidados e suas possibilidades, respeitando semelhanças e diferenças.





MOVIMENTO


CONTEÚDO OBJETIVOS ESPECÍFICOS



Expressividade
 Utilizar o movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
 Expressar-se corporalmente por meio da dança, jogos teatrais brincadeiras e de outros movimentos.

 Perceber sensações, limites, potencialidade do próprio corpo.




Equilíbrio e coordenação
  Estimular o aluno a participar de jogos e brincadeiras que envolvam: correr, subir, escorregar, pendurar-se, etc.
 Proporcionar a manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos.



ARTES


CONTEÚDO OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O fazer artístico
  Proporcionar atividades diversificadas em que o aluno realize produções artísticas, como: desenhos, pinturas, esculturas, colagens, ilustrações, através da observação dos elementos constituintes da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume, contraste, luz, texturas, etc.)




7. ATIVIDADE MOTIVADORA

• Dinâmica da caixa do Tesouro. A professora ira dizer que em uma caixa tem um grande tesouro. Cada aluno ira abrir a caixa e ver o tesouro, e não deverá contar nada sobre o que tem dentro. Logo será questionado sobre o tesouro da caixa.




8. ETAPAS PROVÁVEIS

• Histórias do universo infantil

• Conversas

• Música

• Poesia

• Recorte e colagem

• Pintura

• Massinha de modelar

• Fantoches

• Consciência fonológica

• Alinhavo

• Brincadeiras

• Rimas

• Contagem

• Blocos lógicos

• Filmes

• Construção com sucata

• Mural com fotos





9. AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada no decorrer da rotina escolar, através de observações e registros.



10. BIBLIOGRAFIA
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil

Coleção Baú do Professor





11. QUADRO



O QUE SABEMOS?      O QUE QUEREMOS SABER?       O QUE APRENDEMOS?



0 Responses