PROJETO MATERNAL II - tarde - Profª Elisa
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASA DA CRIANÇA
PROJETO
“EU”
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Professora: Elisa Dias Kummer
Estagiária: Stéffani Nunes da Silva e Lutiane Lutiane dos Santos Rodriguês
Turma: Maternal II - Tarde
Período previsto: Abril a Julho de 2011
Acessoria Pedagógica: Maria de Lourdes Bevilaqua, Juliana Gomes, Carmem Hautrive
Direção: Rossonia Serafini
2. JUSTIFICATIVA
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguido de todas as características físicas, de modo de agir e de pensar e da historia pessoal”.
Brincar é uma das atividades fundamentais para a o desenvolvimento da identidade e autonomia. Quando utilizam a linguagem do faz-de-conta, as crianças enriquecem sua identidade, porque podem experimentar outras formas de ser e pensar, ampliando suas concepções sobre coisas e pessoas ao desempenhar vários papéis sociais ou personagens.
Este projeto surgiu pela observação da necessidade do conhecimento de si, do outro e do mundo que o cerca (família, escola, amigos), uma vez que a maioria das crianças desta turma estão na escola pela primeira vez.
3. OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO
• Ciências sociais, físicas e biológicas.
4. AREAS DO CONHECIMENTO
• Língua portuguesa
• Matemática
• Artes
• Movimento e expressão corporal
5. OBJETIVO GERAL
Reconhecer sua importância como indivíduo, resgatando valores que irão contribuir para aumentar sua auto-estima, o conhecimento sobre o próprio corpo e desenvolver hábitos para uma vida saudável.
6. CONTEÚDOS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Expressão oral e compreensiva
Desenvolver o uso da linguagem oral para brincar, comunicar e expressar desejos e necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos.
Estimular o relato de suas vivencias nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Proporcionar situações em que os alunos questionem formulem hipóteses de acordo com os diversos contextos de que participa.
Levar o aluno a recontar histórias conhecidas com a aproximação as características da original, no que se refere a descrição de personagens, cenário e objetos, com ou sem ajuda do professor.
Pratica de leitura
Oportunizar a participação em situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros como conto, poemas, noticia de jornal, informativos, etc.
Proporcionar momentos em que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.
LINGUAGEM LÓGICO-MATEMÁTICA
Noções de grandeza
Iniciar aprendizagem de conceitos: grande, médio, pequeno, maior, menor, mesmo tamanho, alto, baixo, mesma altura, longa, estreito, mesma largura, grosso, fino, comprido, curto.
Noções de posição
Proporcionar atividades em que a criança possa discriminar: dentro, fora, embaixo, em cima, na frente de, atrás de, ao lado de, mais perto de, mais longe de, o primeiro, o último, no meio, entre, de frente, de costas, de lado, a direita, a esquerda, a cima e abaixo.
Noção de direção e sentido
Estimular o desenvolvimento das noções: para frente, para trás, para baixo, para cima, para direita, para esquerda, mesmo sentido, sentido contrário, meia volta, uma volta.
Número e sistema de numeração
Levar o aluno a compreender as noções matemáticas de: classificação, seriação, quantificação e contagem oral.
NATUREZA E SOCIEDADE
CONTEÚDO OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Proporcionar ao aluno o conhecimento do mundo social. Identificar papéis sociais no cotidiano da criança.
Desenvolver a capacidade do aluno no auto conhecer-se, identificar seu corpo, seus cuidados e suas possibilidades, respeitando semelhanças e diferenças.
MOVIMENTO
CONTEÚDO OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Expressividade
Utilizar o movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
Expressar-se corporalmente por meio da dança, jogos teatrais brincadeiras e de outros movimentos.
Perceber sensações, limites, potencialidade do próprio corpo.
Equilíbrio e coordenação
Estimular o aluno a participar de jogos e brincadeiras que envolvam: correr, subir, escorregar, pendurar-se, etc.
Proporcionar a manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos.
ARTES
CONTEÚDO OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O fazer artístico
Proporcionar atividades diversificadas em que o aluno realize produções artísticas, como: desenhos, pinturas, esculturas, colagens, ilustrações, através da observação dos elementos constituintes da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume, contraste, luz, texturas, etc.)
7. ATIVIDADE MOTIVADORA
• Dinâmica da caixa do Tesouro. A professora ira dizer que em uma caixa tem um grande tesouro. Cada aluno ira abrir a caixa e ver o tesouro, e não deverá contar nada sobre o que tem dentro. Logo será questionado sobre o tesouro da caixa.
8. ETAPAS PROVÁVEIS
• Histórias do universo infantil
• Conversas
• Música
• Poesia
• Recorte e colagem
• Pintura
• Massinha de modelar
• Fantoches
• Consciência fonológica
• Alinhavo
• Brincadeiras
• Rimas
• Contagem
• Blocos lógicos
• Filmes
• Construção com sucata
• Mural com fotos
9. AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada no decorrer da rotina escolar, através de observações e registros.
10. BIBLIOGRAFIA
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Coleção Baú do Professor
11. QUADRO
O QUE SABEMOS? O QUE QUEREMOS SABER? O QUE APRENDEMOS?