PROJETO MATERNAL I - integral - Profª Isabel

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASA DA CRIANÇA



Professora: Isabel Xisto


Período Provável: primeiro semestre


Turma: Maternal I - Integral


Assessoria Pedagógica: Juliana Gomes


Diretora: Rossonia SerafinI






Projeto: “É meu, não empresto!


2 - JUSTIFICATIVA:


É importante cultivar, desde muito cedo, valores morais no dia a dia dos nossos alunos, conscientiza-los da importância e da necessidade de se respeitar certas regras de convivência em grupo.


Este projeto surgiu da observação do professor sobre o comportamento das crianças durante o período de adaptação umas com as outras, embora seja comum e aceitável alguns comportamentos da criança nesta idade, percebeu-se a necessidade de trabalhar regras básicas de convivência. PIAGET “o egocentrismo é natural e tem que existir nos primeiros estágios da infância, no entanto há medida que surge a consciência moral e os adultos dotam as sua crianças de regras e valores, as mesmas vão perdendo o egocentrismo,...”.


A educação infantil é um importante momento para se ensinar a criança conceitos simples de educação que o ajudem a desenvolver princípios morais no seu dia a dia. Através do brinquedo, dos jogos, da musica, das historias infantis, resgatamos valores morais, éticos e culturais das nossas crianças dentro da sociedade, para ser um ser critico com um futuro brilhante cheio de dignidade. A boa convivência dentro da sala de aula diminui atritos, aumenta o coleguismo e a cooperação, criando um clima saudável e prazeroso na sala.


“(...) O futuro que deixamos para as crianças é fabricado na convivência (...)”. HUMBERTO MATURAMA.


“... Valores só tem sentido quando mexe com a emoção, pois a emoção transforma o caráter. Planejar para que as crianças se tornem adultos responsáveis, solidários, sensíveis, etc. Requer ação, intenção em todos os momentos da vida na escola. Aprender a trabalhar com situações inesperadas, criar contextos, onde a criança experimenta situações que não esteja acostumada...”. (MARINI, ELAINE-2006).


3 - OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO


• Natureza e Sociedade
4 - AREAS DO CONHECIMENTO:
• Linguagem oral e escrita;
• Matemática;
• Artes;
• Movimento;
• Natureza e sociedade;
5 - OBJETIVO GERAL:
Este projeto visa vivenciar e levar as crianças a cultivar os valores morais de forma lúdica e interativa para tornarem-se pessoas critica e dignas, levando-as assim a entender “E meu, mas eu te empresto”.
6 - CONTEÚDOS:
• Valores de amizade, respeito, cooperação, carinho, responsabilidade, amor, partilha, união, bondade, solidariedade e alegria;
• Família;
• Identidade;
• Higiene;
• Meio Ambiente;
• Corpo;
• Os sentidos;
• Numerais;
• As cores;
7 - PRÉ-ATIVIDADE:
Combinar o dia do brinquedo. Neste dia as crianças trarão um brinquedo de casa para trocar e emprestar ao colega ,aproveitar o momento para coletar dados que darão origem ao quadro: o que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?
8-ETAPAS PROVÀVEIS:
• Proporcionar o brincar;
• Contar histórias;
• Teatro de fantoches;
• Quebra-cabeças;

• Rodas de conversa;

• Brincadeiras em grupo;
• Desenhos;
• Modelagens;

• Jogos;

• Ouvir e cantar musica;

• Painéis;

• Textos coletivos;

• Oficina de culinária;
9 - OBJETIVOS ESPECIFICOS:
• Vivenciar e cultivar situações envolvendo valores morais;
• Utilizar a linguagem oral;
• Participar de situações de socialização;

• Produzir trabalhos utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.

• Estabelecer algumas noções matemáticas presentes no seu dia a dia;
10 - ATIVIDADE AVALIATIVA:
Será observado o interesse demonstrado pelos alunos nas diversas atividades, sejam em grupo ou individual.
11 - BIBLIOGRAFIA:
• http://www.vivendovalores.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=110&Itemid=50
http://www.coladaweb.com/pedagogia/jean-piaget 
•http://www.colegiopm.com.br/downloads/unidade_talarico/projetos/proj_valores_ed_infantil.pdf
12 - QUADRO:
O QUE SABEMOS?
O QUE QUEREMOS SABER?
O QUE APRENDEMOS?



















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