PROJETO DA PRÉ-ESCOLA A - tarde - Profª Querti
Prefeitura municipal de Santa Maria
Centro de Educação Infantil Casa da Criança
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Diretora: Rossonia Serafini Marini
Supervisoras: Carmem Hautrive e Maria de Lourdes Bevilaqua
Turma: Pré A tarde
Professora: Querti Guedes
Auxiliar: Dienice Rodriguês
Período provável do projeto: +ou- 3 meses
Pensamento: “ A criança só sabe viver a sua infância. Conhecê-la pertence ao adulto. Mas o que vai prevalecer nesse conhecimento: o ponto de vista do adulto ou da criança?” (Henry Wallon, 2005)
2 - Nome do Projeto
Título: “ Construindo minha identidade com minha família e minha escola: Buscando descobertas e construindo aprendizagens significativas ”
3 - Justificativa
Pensamos neste tema buscando contemplar as dimensões lúdicas da educação infantil. Valorizando descobertas da nossa turma neste período inicial à escola, onde estão explorando o mundo e ao mesmo tempo trazendo suas vivências para a escola.
O tema do projeto se relaciona no momento em que todos estão se conhecendo, e valorizando as descobertas e a exploração. Criamos um ambiente acolhedor e propício a aprendizagens significativas no ambiente escolar através da interação trazendo atividades contextualizadas com o tema trabalhado e possibilitando que as crianças construam seus pensamentos, suas concepções acerca do que os rodeia.
4 – Objeto Social do conhecimento: Natureza e Sociedade
5 - Áreas do conhecimento trabalhadas no projeto
Natureza e Sociedade: É importante partir de assuntos que chamem atenção das crianças para diversas áreas; assim buscamos no projeto situações nas quais as crianças façam perguntas no nosso caso expressem-se estimulando através do lúdico a aprendizagem Acreditamos que o conhecimento de mundo com crianças de 1 a 3 anos se dá por meio da investigação, exploração e integração.
Linguagem oral e escrita: A expressão infantil é uma forma de ler o mundo, e o desenvolvimento das diversas formas de linguagem ocorre através de trocas comunicativas das crianças com seu meio, na família, na comunidade e na escola. Assim, estabelecemos comunicação através do diálogo, cantando, através da literatura, a hora do conto, repetindo sons da natureza através da brincadeira e desta forma são promovidas atividades que propiciem a ampla expressividade da criança fazendo das diversas trocas em sala de aula um instrumento de aprendizagem.A escrita esta presente no ambiente da nossa sala quando realizamos leituras e também quando registramos as atividades realizadas seja através de atividades plásticas ou ate mesmo quando contextualizamos te o que fizemos, assim as crianças conseguem se expressar através dos registros.
Movimento: Está área do conhecimento possibilita a exploração e o desenvolvimento corporal, sensório motor, a interação, a corporeidade, a brincadeira, a imaginação.
6 - Objetivo geral:
Sentimos a necessidade de desenvolver esse projeto devido as novas relações estabelecidas na sala, devido a realidade de crianças especiais e de todas necessitarem de compreensão umas com as outras e construir que através das relações com as famílias possibilidades de novas construções em sala de aula, através da afetividade. Oportunizando que se apropriem de valores e conceitos de respeito, de amizade, de cooperação, de cuidado com as pessoas do seu convívio.
As crianças estão em um contexto de novas vivências e busca de aprendizagens para seu desenvolvimento e precisam de auxílio para lidar com todas essas mudanças, por isso a necessidade de busca de referências, assim nosso projeto permite que eles se encontrem nesse ambiente e principalmente valoriza suas descobertas e oportuniza aprendizagens significativas.
7 – Conteúdos e seus objetivos:
Socialização:
• Proporcionar tempos e espaços para que as crianças se adaptem na escola, que nos tomem como referência e que não somente os pais, buscando um ambiente acolhedor e afetivo que estimule a linguagem e a escuta da criança e promova o seu crescimento e desenvolvimento pleno;
• Incentivar o brincar livre e dirigido;
• Estimular momentos de descoberta e investigação;
• Viabilizar trocas de experiências e conhecimento enquanto se descobrem como ser único e social;
• Construir diferentes conhecimentos de mundo e de si através da interação e do brincar;
• Promover a importância e importante participação da família neste processo de adaptação, de modo a transmitir segurança para a criança;
• Oportunizar trocas afetivas.
• Experiências e descobertas vivenciadas a cada dia na escola;
_ Identidade:
• Estimular o conhecimento de todos em sala de aula e como é sua vida fora da escola;
• Conhecer a família e com quem vivem;
• Observar e conhecer os nomes de todos em aula;
• Trabalhar atitudes individuais e no grupo;
• As preferências de cada um;
• Motivar autonomia.
_ Oralidade:
• Estimular a linguagem verbal;
• Propiciar às crianças a descoberta de mundo através das diversas sensações, percepções,
• Estimular a expressão oral de descobertas vivenciadas a cada dia na escola e Fora dela;
_ Letramento:
Explorar diferentes materiais;
• Perceber o que instiga o que desperta o interesse nas crianças;
• Incentivar noções de letramento;
• Desenvolver o gosto pela literatura Infantil;
_ Expressão corporal:
• Proporcionar momentos de movimento valorizando a expressividade, a coordenação e o equilíbrio;
• Estimular a fantasia e a imaginação;
8 - Atividade motivadora e etapas:
O que motivou a construção do projeto de trabalho do pré A tarde foi a percepção que as crianças demonstraram ter pela diferença entre eles em sala de aula, o que me fez como professora interferir com questionamentos durante nossas conversas na roda sobre essas diferenças: Somos todos iguais? Pensamos da mesma forma? Nossas atitudes são totalmente iguais? Nossas casas são iguais as outras?Porque somos diferentes? É importante ouvir os outros? Como podemos agir com as pessoas?
E esses questionamentos foram se ampliando de maneira que surgiram interesses diferentes na sala e então começamos a pesquisar livros que contemplassem o que eles iam questionando. Trabalhamos o livro Caillou cuida de Rose (irmã do personagem), trabalhamos “ Meu amigo Down”, “ Amigos, mas nem tanto” e por ultimo estamos desenvolvendo em partes o livro “Se ligue em você” de Luis Antônio Gasparetto que problematiza justamente essas questões que estamos conversando em sala de aula e que com uma linguagem muito próxima das crianças consegue esclarecer esses conflitos e aponta sugestões que discutimos sempre e registramos através dos trabalhos na sala e em casa.
Para o autor Ausubel uma aprendizagem é significativa quando o novo conceito se liga, interliga com outros conceitos já aprendidos, já vivenciados pelo aprendiz, ou seja, que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados para que possam descobrir e redescobrir outros conhecimentos, tornando a aprendizagem prazerosa e significativa.
“ O conhecimento é significativo por definição. É produto significativo de um processo psicológico cognitivo (saber) que envolve a interação entre idéias significativas, idéias anteriores relevantes do cognitivo do aprendiz e o “mecanismo” mental do mesmo para aprender de forma significativa ou para adquirir e reter conhecimentos”. Ausubel, 2003
9 - Etapas prováveis
O respeito e cuidado com colegas e professoras;
Estimular a higiene orientando momentos como lanche e escovação;
Estimular a linguagem oral e escrita através dos registros;
Despertar o gosto pela leitura através de livros da literatura infantil, representações e encenações ao contar histórias;
Incentivar a musicalidade;
Propiciar momentos de brincadeira, estimular a fantasia e o faz de conta;
Trabalhar a expressão corporal através da dança e atividades no pátio;
Estimular a percepção buscando organização de pensamento e atitudes;
Chamar a atenção para as diferenças na sala de aula, estimulando a percepção entre nós todos na sala.
Envolver histórias,
Trabalhar a história do nome, os gostos de cada um,
Construção do álbum do letramento,
Construção do álbum Eu sou assim...
10 - Atividade avaliativa:
A avaliação do projeto ocorrerá de forma progressiva e diária buscando sempre atender às necessidades das crianças e suas inquietações.
11 - Bibliografia
- AUSUBELl, D.P.A. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. SP: Moraes, 2003.
- BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil.POA: Artmed, 2008.
- BONAMIGO, Elza Maria de Rezende. Como ajudar a criança no seu Desenvolvimento , POA: edt. Universidade UFRGS, 2001.
- Coleção Buriti Mirim – Educação infantil. SP, edty moderna, 2009.
- GONÇALVES, Fátima. Do andar ao escrever.SP. edt. Cultural
- HOFFMANN, Jussara. Avaliação mito e desafio. POA 1991.
- NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil.POA.
Prodil, 1994.
- Referencial Curricular para a educação Infantil.