Berçário II (profª. Rita)
1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
NOME DO PROJETO: Escola lugar de ser
feliz
TURMA: Berçário II
PROFª: Rita
ESTAGIÁRIAS: Mariliane, Rahíra, Elvenir e Karine
PERÍODO: 1º semestre 2013
2 - OBJETIVO:
Proporcionar as crianças um ambiente
lúdico e afetivo onde estes venham a ter um bom desenvolvimento físico,
psíquico, social, emocional e motor.
É no lúdico que a criança aprende,
experimenta o mundo, usando o faz de conta e a sua imaginação, desenvolve a sua
coordenação motora e suas habilidades visuais, lingüística e auditiva, na
exploração deste mundo.
3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-
proporcionar um ambiente acolhedor, seguro e afetivo
-
desenvolver a linguagem
-
desenvolver a atenção e concentração
-
desenvolver a consciência corporal
-
proporcionar a socialização
-
desenvolver a coordenação motora
-
desenvolver a relação de independência em suas necessidades básicas
4 - ATIVIDADE MOTIVADORA
-
a entrega da família nos primeiros dias de aula
-
a disponibilidade de algumas crianças e a inseguranças de outras
-
adaptação
5 - CONTEÚDOS
-
cuidados básicos da higiene
-
estimulação verbal, através de conversas, audição de musicas, cantos, sons de
brinquedos, DVD, histórias, brincadeiras de rodas...
-
estimulação e reconhecimento do próprio corpo, com conversas cantos, histórias,
nomear partes do corpo...
-
reconhecimento visual e tátil através de objetos coloridos, vídeos, livros e
revistas...
-
brincadeiras de encaixe e de montar
-brincadeiras
com bolas, jogar, pegar, chutar...
-
incentivar os novos alimentos, segurar a colher e o copo...
-
estimular a autonomia
-respeitar
regras, limites e boas maneiras
-
aprender a identificar situações de risco em seu ambiente
6 - ETAPAS PROVÁVEIS:
-
brinquedos variados de sala de aula
-
brincar no pátio, motoca, escorregador...
-
brinquedos sonoros
-
DVD, CD
-
brinquedos de encaixe
-
nomear partes do corpo
-
andar, engatinhar, sentar, subir, arrastar, descer...
-
abrir e fechar
-
jogar bola
-
piscina de bolinha
-
bater palmas, bater pés...
-
imitar animais ( sons e movimentos)
-
explorar materiais diversos com texturas diferentes
-
explorar gestos que desenvolva a afetividade
-
incentivar a garatuja através de trabalhos como: pinturas, desenho com
materiais diversos
-
estimulação tátil com trabalhos manuais com massinha de modelar, massas feitas
em aula...
-
apresentação de cores
7 - AVALIAÇÃO
Através
de observações diárias da criança de acordo com o seu nível de desenvolvimento,
anotando suas descobertas, relação com o outro, suas manifestações,
dificuldades e suas expressões relacionada ao seu desenvolvimento.
O QUE SABEMOS?
- chorar
- sorrir
- andar
-
engatinhar
- chamar
mamãe
- brincar
- dormir
- comer
- fazer
xixi e cocô
- pegar,
rasgar, amassar
- a galinha
pintadinha
|
O QUE QUEREMOS SABER?
- falar
-
reconhecer objetos e nomeá-los
- andar,
correr, pular
- cantar,
dançar
- novas
brincadeiras
- subir e
descer no escorregador
- andar na
motoca
|
O QUE APRENDEMOS?
- ouvir,
cantar, falar, dançar
- nome de
alguns colegas
- brincar
com os colegas
- a se
defender de algumas atitudes dos colegas
- a comer
sozinho
- segurar a
mamadeira
- alguns a
dormir sozinho
- guardar
os brinquedos
|
FEIRA DE CIÊNCIAS
A
escolha do tema foi de acordo com o interesse da turma pela Galinha
Pintadinha. Então passamos a instigar a curiosidade de saber como nasce a galinha,
como ela vive, o que faz no seu dia a dia e como se comporta em diferentes
solos. Os alunos com suas mãos vão
sentir a sensação.
Método científico – além de aprender
mais sobre o tema, o desenvolvimento do experimento deve ajudar a percorrer os passos do método científico,
ou seja, observar, especular, formular hipótese, experimentar, deduzir e chegar
a conclusão.
Materiais – pote, areia, terra, grama,
semente de girassol, semente de milho, água, pintinho e ovo.
Exploração do tato como medidor das diferentes
sensações que podemos sentir. O meio utilizado foi a areia, grama, terra,
semente de girassol e milho, água, ovo e o pintinho.
- comparar o pintinho na areia e a mão
na areia.
- na grama.
- na terra.
- na semente de girassol.
- na semente de milho.
- na água.
- pegar o ovo.
- pegar o
pintinho.