Berçário II (profª. Rita)

1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

NOME DO PROJETO: Escola lugar de ser feliz
TURMA: Berçário II
PROFª: Rita
ESTAGIÁRIAS: Mariliane, Rahíra, Elvenir e Karine
PERÍODO: 1º semestre 2013



2 - OBJETIVO:

Proporcionar as crianças um ambiente lúdico e afetivo onde estes venham a ter um bom desenvolvimento físico, psíquico, social, emocional e motor.
É no lúdico que a criança aprende, experimenta o mundo, usando o faz de conta e a sua imaginação, desenvolve a sua coordenação motora e suas habilidades visuais, lingüística e auditiva, na exploração deste mundo.


3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- proporcionar um ambiente acolhedor, seguro e afetivo
- desenvolver a linguagem
- desenvolver a atenção e concentração
- desenvolver a consciência corporal
- proporcionar a socialização
- desenvolver a coordenação motora
- desenvolver a relação de independência em suas necessidades básicas

4 - ATIVIDADE MOTIVADORA

- a entrega da família nos primeiros dias de aula
- a disponibilidade de algumas crianças e a inseguranças de outras
- adaptação

5 - CONTEÚDOS

- cuidados básicos da higiene
- estimulação verbal, através de conversas, audição de musicas, cantos, sons de brinquedos, DVD, histórias, brincadeiras de rodas...
- estimulação e reconhecimento do próprio corpo, com conversas cantos, histórias, nomear partes do corpo...
- reconhecimento visual e tátil através de objetos coloridos, vídeos, livros e revistas...
- brincadeiras de encaixe e de montar
-brincadeiras com bolas, jogar, pegar, chutar...
- incentivar os novos alimentos, segurar a colher e o copo...
- estimular a autonomia
-respeitar regras, limites e boas maneiras
- aprender a identificar situações de risco em seu ambiente

6 - ETAPAS PROVÁVEIS:

- brinquedos variados de sala de aula
- brincar no pátio, motoca, escorregador...
- brinquedos sonoros
- DVD, CD
- brinquedos de encaixe
- nomear partes do corpo
- andar, engatinhar, sentar, subir, arrastar, descer...
- abrir e fechar
- jogar bola
- piscina de bolinha
- bater palmas, bater pés...
- imitar animais ( sons e movimentos)
- explorar materiais diversos com texturas diferentes
- explorar gestos que desenvolva a afetividade
- incentivar a garatuja através de trabalhos como: pinturas, desenho com materiais diversos
- estimulação tátil com trabalhos manuais com massinha de modelar, massas feitas em aula...
- apresentação de cores

7 - AVALIAÇÃO

Através de observações diárias da criança de acordo com o seu nível de desenvolvimento, anotando suas descobertas, relação com o outro, suas manifestações, dificuldades e suas expressões relacionada ao seu desenvolvimento.

O QUE SABEMOS?

- chorar
- sorrir
- andar
- engatinhar
- chamar mamãe
- brincar
- dormir
- comer
- fazer xixi e cocô
        - pegar, rasgar, amassar
           - a galinha 
 pintadinha

O QUE QUEREMOS SABER?

- falar
- reconhecer objetos e nomeá-los
- andar, correr, pular
- cantar, dançar
- novas brincadeiras
- subir e descer no escorregador
- andar na motoca

O QUE APRENDEMOS?

- ouvir, cantar, falar, dançar
- nome de alguns colegas
- brincar com os colegas
- a se defender de algumas atitudes dos colegas
- a comer sozinho
- segurar a mamadeira
- alguns a dormir sozinho
- guardar os brinquedos



FEIRA DE CIÊNCIAS

A  escolha do tema foi de acordo com o interesse da turma pela Galinha Pintadinha. Então passamos a instigar a curiosidade de saber como nasce a galinha, como ela vive, o que faz no seu dia a dia e como se comporta em diferentes solos.  Os alunos com suas mãos vão sentir a sensação.
Método científico – além de aprender mais sobre o tema, o desenvolvimento do experimento deve ajudar  a percorrer os passos do método científico, ou seja, observar, especular, formular hipótese, experimentar, deduzir e chegar a conclusão.
Materiais – pote, areia, terra, grama, semente de girassol, semente de milho, água, pintinho e ovo.
Exploração do tato como medidor das diferentes sensações que podemos sentir. O meio utilizado foi a areia, grama, terra, semente de girassol e milho, água, ovo e o pintinho.
- comparar o pintinho na areia e a mão na areia.
- na grama.
- na terra.
- na semente de girassol.
- na semente de milho.
- na água.
- pegar o ovo.

- pegar o pintinho.




0 Responses