PRÉ-ESCOLA B2 e B4 (Profª. Carmem)

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

NOME DEO PROJETO: CULTUANDO NOSSAS TRADIÇÕES
NUM PAÍS VERDE AMARELO
PROFESSORA: Carmem Lucia Nichelle Hautrive
TURMA: Pré B2  e B4                                                             TURNO: Manhã e Tarde
PERÍODO PREVISTO: Setembro
ASSESSORIA PEDAGÓGICA: Juliana Gomes
 DIRETORA: Rossonia Serafini
VICE-DIRETORA: Giovana Cancian

JUSTIFICATIVA:
Considerando o contexto sócio- cultural no qual nossos alunos estão inserido, acredito que devo proporcionar aos mesmos, atividades através das quais possam vivenciar os hábitos, costumes e tradições, do nosso país, Brasil, e do nosso estado,  Rio-grande do Sul
Desta forma busco através deste projeto despertar nos alunos o civismo, o respeito, o amor a Pátria e a valorização da cultura do povo rio grandence

OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO
Natureza e Sociedade

ÁREAS DO CONHECIMENTO
-Língua Portuguesa
-Artes
-Musica
OBJETIVO GERAL
Possibilitar um maior conhecimento sobre os lugares, fatos históricos, histórias lendárias, costumes, riquezas e tradições do Brasil e do Rio Grande, através da exploração de vários materiais como: revistas, histórias, lendas, mapas, culinárias, danças tradicionalistas, vídeos, e documentários etc, bem como a interação entre os colegas, estagiários, funcionários e professores, despertando no aluno, desde a tenra idade, um sentimento de patriotismo e  o respeito pela Pátria e  pelos símbolos brasileiros, bem como o  interesse e  valorização da  nossa cultura gaúcha.
AREA DO CONHECIMENTO:
NATUREZA E SOCIEDADE
                                               OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDO: Localização do Rio Grande do sul  -Mapa
Observar através do globo terrestre e do mapa Mundo a localização do Brasil e do Rio Grande do sul.

CONTEÚDO: Brinquedos e brincadeiras folclóricas
Confeccionar alguns brinquedos da cultura gaúcha.
Vivenciar algumas brincadeiras gaúchas.
CONTEÚDOS: Hino brasileiro e Hino Rio grandense.
Ouvir e cantar os hinos do Brasil e do Rio Grande, vivenciando o sentimento patriota e de respeito.

CONTEÚDOS : Bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul.

Danças e canções típicas do Rio Grande do Sul.


CONTEÚDO: Culinária Gaúcha


CONTEÚDO: Trajes típicos da prenda e do peão.

Explorar as respectivas bandeiras através da simbologia das cores, pesquisando o que representa cada cor.

Participar e Vivenciar as danças e canções gaúchas, nas apresentações dos eventos e horas cívicas, realizados pela escola em comemoração a Independência do Brasil e ao Dia do Gaúcho.

Confeccionar e saborear pratos típicos da culinária gaúcha.


Reconhecer a indumentária que veste o peão e a prenda.
ÁREA DO CONHECIMENTO:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
                         OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDO: ORALIDADE
-Possibilitar o uso da linguagem oral para conversar, brincar, jogar, comunicar e expressar desejos e sentimentos.
-Escutar textos e histórias lidas apreciando a leitura feita pela professora.

CONTEÚDO: Escrita
-Possibilitar o contato com a língua escrita através de vários portadores de textos e o entendimento da funcionalidade da escrita, bem como a possibilidade da escrita espontânea.
-Interessar-se em escrever palavras e textos ainda que de forma não convencional
-Copiar a escrita das palavras significativas que irão aparecer durante o envolvimento deste projeto, assim como, a escrita espontânea dessas palavras.
-Trabalhar na formação de textos coletivos a partir de gravuras e objetos

AREAS DO CONHECIMENTO: MÚSICA


                                           OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDO: Ritmo

-Interpretar músicas e canções diversas, interagindo com o grupo.
-Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

AREA DO CONHECIMENTO:
ARTES VISUAIS
OBJETIVOS ESPECIFICOS
CONTEÚDO: ARTES PLASTICAS
-Desenvolver habilidades por meio do desenho, da pintura, recorte, colagem e modelagem, explorando diferentes materiais necessários ao fazer artístico.



ETAPAS PROVÁVEIS
Exploração dos mapas do Brasil e do Rio Grande do Sul;
Lendas Gaúchas – Negrinho do Pastoreio, Saci Pererê
Brincadeiras e brinquedos folclóricos – cinco marias, bola de gude, peteca, bilboquê;
Confecção da peteca e das cinco marias;
Brincadeiras e rodas cantadas típicas do Rio Grande.
Hino Nacional e Rio Grandense;
Confecção de um painel com o tema: BELEZAS DO BRASIL  e outro com o tema: COMO É LINDO O MEU RIO GRANDE.
Exploração da culinária gaúcha( fazer com a turma um arroz de carreteiro e churrasco) e do chimarrão, a bebida do gaúcho.
Confecção das bandeiras do Brasil e do Rio Grande, observando a simbologia das cores.
Canções e danças típicas do Rio Grande.
Confraternização e apresentação na mateada.
Visita ao CTG- Ponche Verde

AVALIAÇÃO
A avaliação será um processo contínuo e diário, onde a criança será observada, em relação a sua participação, nas atividades propostas, tendo como culminância uma mateada, no qual serão realizadas apresentações de danças tradicionalistas.


                               www.mundoeducação.com
0 Responses