PRÉ-ESCOLA B2 e B4 (Profª. Carmem)
DADOS DE
IDENTIFICAÇÃO
NOME DEO PROJETO: CULTUANDO NOSSAS TRADIÇÕES
NUM PAÍS VERDE AMARELO
PROFESSORA: Carmem Lucia Nichelle Hautrive
TURMA: Pré B2 e
B4
TURNO: Manhã e Tarde
PERÍODO PREVISTO: Setembro
ASSESSORIA PEDAGÓGICA: Juliana Gomes
DIRETORA: Rossonia
Serafini
VICE-DIRETORA: Giovana Cancian
JUSTIFICATIVA:
Considerando o
contexto sócio- cultural no qual nossos alunos estão inserido, acredito que
devo proporcionar aos mesmos, atividades através das quais possam vivenciar os
hábitos, costumes e tradições, do nosso país, Brasil, e do nosso estado, Rio-grande do Sul
Desta forma busco
através deste projeto despertar nos alunos o civismo, o respeito, o amor a
Pátria e a valorização da cultura do povo rio grandence
OBJETO
SOCIAL DO CONHECIMENTO
Natureza e Sociedade
ÁREAS
DO CONHECIMENTO
-Língua Portuguesa
-Artes
-Musica
OBJETIVO
GERAL
Possibilitar um maior conhecimento sobre os lugares, fatos
históricos, histórias lendárias, costumes, riquezas e tradições do Brasil e do
Rio Grande, através da exploração de vários materiais como: revistas,
histórias, lendas, mapas, culinárias, danças tradicionalistas, vídeos, e
documentários etc, bem como a interação entre os colegas, estagiários,
funcionários e professores, despertando no aluno, desde a tenra idade, um
sentimento de patriotismo e o respeito
pela Pátria e pelos símbolos
brasileiros, bem como o interesse e valorização da
nossa cultura gaúcha.
AREA DO CONHECIMENTO:
NATUREZA E SOCIEDADE
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDO: Localização do Rio Grande do sul -Mapa
|
Observar através do globo terrestre e do mapa Mundo a localização do
Brasil e do Rio Grande do sul.
|
CONTEÚDO: Brinquedos e brincadeiras folclóricas
|
Confeccionar alguns brinquedos da cultura gaúcha.
Vivenciar algumas brincadeiras gaúchas.
|
CONTEÚDOS: Hino brasileiro e Hino Rio grandense.
|
Ouvir e cantar os hinos do Brasil e do Rio Grande, vivenciando o sentimento
patriota e de respeito.
|
CONTEÚDOS : Bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul.
Danças e canções típicas do Rio Grande do Sul.
CONTEÚDO: Culinária Gaúcha
CONTEÚDO: Trajes típicos da prenda e do peão.
|
Explorar as respectivas bandeiras através da simbologia das cores,
pesquisando o que representa cada cor.
Participar e Vivenciar as danças e canções gaúchas, nas apresentações dos
eventos e horas cívicas, realizados pela escola em comemoração a
Independência do Brasil e ao Dia do Gaúcho.
Confeccionar e saborear pratos típicos da culinária gaúcha.
Reconhecer a indumentária que veste o peão e a
prenda.
|
ÁREA DO CONHECIMENTO:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDO: ORALIDADE
|
-Possibilitar o uso da linguagem oral para conversar, brincar, jogar,
comunicar e expressar desejos e sentimentos.
-Escutar textos e histórias lidas apreciando a leitura feita pela
professora.
|
CONTEÚDO: Escrita
|
-Possibilitar o contato com a língua escrita através de vários portadores
de textos e o entendimento da funcionalidade da escrita, bem como a
possibilidade da escrita espontânea.
-Interessar-se em escrever palavras e textos ainda que de forma não
convencional
-Copiar a escrita das palavras significativas que irão aparecer durante o
envolvimento deste projeto, assim como, a escrita espontânea dessas palavras.
-Trabalhar na formação de textos coletivos a partir de gravuras e objetos
|
AREAS DO CONHECIMENTO: MÚSICA
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDO: Ritmo
|
-Interpretar músicas e canções diversas, interagindo com o grupo.
-Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
|
AREA DO CONHECIMENTO:
ARTES VISUAIS
|
OBJETIVOS ESPECIFICOS
|
CONTEÚDO: ARTES PLASTICAS
|
-Desenvolver habilidades por meio do desenho, da pintura, recorte,
colagem e modelagem, explorando diferentes materiais necessários ao fazer
artístico.
|
ETAPAS
PROVÁVEIS
Exploração dos mapas do Brasil e
do Rio Grande do Sul;
Lendas Gaúchas – Negrinho do
Pastoreio, Saci Pererê
Brincadeiras e brinquedos
folclóricos – cinco marias, bola de gude, peteca, bilboquê;
Confecção da peteca e das cinco marias;
Brincadeiras e rodas cantadas
típicas do Rio Grande.
Hino Nacional e Rio Grandense;
Confecção de um painel com o
tema: BELEZAS DO BRASIL e outro com o
tema: COMO É LINDO O MEU RIO GRANDE.
Exploração da culinária gaúcha(
fazer com a turma um arroz de carreteiro e churrasco) e do chimarrão, a bebida
do gaúcho.
Confecção das bandeiras do Brasil
e do Rio Grande, observando a simbologia das cores.
Canções e danças típicas do Rio
Grande.
Confraternização e apresentação na
mateada.
Visita ao CTG- Ponche Verde
AVALIAÇÃO
A avaliação será um processo
contínuo e diário, onde a criança será observada, em relação a sua
participação, nas atividades propostas, tendo como culminância uma mateada, no
qual serão realizadas apresentações de danças tradicionalistas.
BIBLIOGRAFIA: www.conselhodeculturasrs.com.br
www.mundoeducação.com