Pré-escola B2 - MANHÃ (profª. Carmem)
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
NOME DO PROJETO: NOSSOS AMIGOS E AMIGOS DO PLANETA
ÁGUA-TERRA-FOGO E AR
PROFESSORA: Carmem Lucia Nichelle
Hautrive
TURMA: Pré B4 TURNO: Manhã
PERÍODO PREVISTO: Abril e Maio
ASSESSORIA PEDAGÓGICA: Juliana Gomes
DIRETORA: Rossonia Serafini
VICE-DIRETORA: Giovana Cancian
JUSTIFICATIVA
Creio que os
seres humanos precisam estar em harmonia com o meio em que vivem, uma vez que
também constituem o Meio Ambiente e estão inseridos nele. Por isso a
importância de abordar, este tema, na sala de aula. Os conflitos, as dúvidas,
as curiosidades das crianças, proporcionando uma interação da escola com a
família, resolvendo problemas, sanando dúvidas, buscando uma harmonia com o
Planeta.
Quando focamos nas curiosidades e necessidades que
surgem POR PARTE DAS CRIANÇAS, mexemos com questões existenciais, com ideias e
pensamentos, ampliando e construindo representações do mundo e transportando
para seu ambiente familiar, pois só terá se apropriado do conhecimento, a
criança que contribuir para mudar o meio em que vive deixando-nos a pensar e
refletir o que estamos fazendo com o Planeta.
Portando este projeto se justifica, pelo interesse
que esta turma demonstrou num momento da roda de conversa sobre estas questões do
Meio Ambiental, especificamente sobre a constituição do Planeta Terra.
A
curiosidade da maioria dos alunos é querer saber por que a terra aparece sempre
azul nas fotos e imagens do planeta? O
que tem bem no meio da terra? Será que é quente? Será que a terra se mexe? Ou
são as minhocas que mexem a terra?
Após tantos
questionamentos percebi a necessidade de iniciarmos este projeto estudando
sobre os quatro elementos da natureza-: TERRA-ÁGUA-FOGO e AR que chamaremos de
: OS AMIGOS DA NATUREZA.
OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO
Natureza e Sociedade
ÁREAS DO CONHECIMENTO
-Língua Portuguesa
-Matemática
-Artes
-Movimentos e Musica
OBJETIVO GERAL
Proporcionar as crianças conhecimentos e experiências de observação e
constatação de que os quatro elementos, Terra, Água, Fogo e Ar, são necessários
a vida dos seres vivos, como também, a vida e conservação do Planeta Terra.
AREA DO CONHECIMENTO:
NATUREZA E SOCIEDADE
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDO:
ÁGUA
|
-Compreender
os benefícios da água para os seres vivos.
-Reconhecer
onde podemos encontrar água na natureza.
-Pesquisar
como ela chega a nossa casa.
-Perceber
que a vida dos seres humanos e outros seres vivos começam na água.
-Conscientizar
o aluno da importância do tratamento da água para bebermos.
-Compreender
para que serve a CORSAN.
-Compreender
a importância dos hábitos de higiene para uma vida saudável.
-Diferenciar
as características da água poluída e da água potável.
-Conscientizar
para evitar o desperdício da água nos hábitos da higiene diária.
|
CONTEÚDO:
CICLO DA ÁGUA NA NATUREZA
|
-Compreender
o fenômeno natural que resulta das chuvas.
-Pesquisar
como a água chega até as nuvens, formando-as,
-Importância
das chuvas para o Meio Ambiente.
-Compreender
que o excesso de chuvas causa problemas muito sérios para as plantas, animais
e pessoas.
|
CONTEÚDO:
AR
|
-Compreender
a importância do ar para todos os seres vivos que habitam o planeta.
-Experienciar
o que acontece com os seres vivos quando falta o ar.
-
Compreender a importância do elemento ar para a vida no Planeta.
-Pesquisar
algumas doenças causadas pela poluição do ar.
|
CONTEÚDO:
TERRA-SOLO
|
-Reconhecer
a importância deste elemento para os seres vivos.
-Conscientizar
os alunos do prejuízo que a falta de chuva faz para o solo.
-Perceber
a importância de um solo fértil, com bastante nutrientes para o
desenvolvimento das lavouras, hortas e folhagens.
-pesquisar
os elementos que causam a poluição do solo.
|
CONTEÚDO:
FOGO
|
-Reconhecer
os benefícios e os prejuízos causados pelo elemento fogo.
-Conscientizar
os alunos da importância que estes quatro elementos vivam em harmonia e, que
esta harmonia depende de nós.
-Mostrar
para os alunos o que a mão do homem está fazendo para que esta harmonia não
aconteça.
|
ÁREA DO CONHECIMENTO:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDO:
ORALIDADE
|
-Possibilitar
o uso da linguagem oral para conversar, brincar, jogar, comunicar e expressar
desejos e sentimentos.
-Desenvolver
o gosto ela leitura.
-Escutar
textos e histórias lidas apreciando a leitura feita pela professora.
|
CONTEÚDO:
ESCRITA
|
-Possibilitar
o contato com a língua escrita através de vários portadores de textos e o
entendimento da funcionalidade da escrita, bem como a possibilidade da
escrita espontânea.
-Interessar-se
em escrever palavras e textos ainda que de forma não convencional.
-Perceber
a diferença entre o desenho e a escrita.
-Promover
atividades de letramento, visando conhecer, identificar e nomear as letras do
alfabeto de forma contextualizada.
-Reconhecer
e escrever seu nome, fazendo também o reconhecimento do nome dos colegas.
-Copiar
a escrita das palavras significativas que irão aparecer durante o
envolvimento do projeto, assim como, a escrita espontânea dessas palavras.
-Trabalhar
na formação de textos coletivos a partir de cenas, gravuras e objetos.
-Interpretar
histórias com sequência lógica.
|
AREA
DO CONHECIMENTO: PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDO:
MATEMÁTICA
|
-Desenvolver
o raciocínio lógico-matemático através dos jogos de regras.
-Observar
e Identificar os números em diferentes contextos em nosso cotidiano.
-Promover
atividades que possibilitem a compreensão das relações matemáticas de:
comparar, ordenar, classificar, sequência e seriação.
-Levar
as crianças a criar hipóteses para a solução de problemas simples.
-Estabelecer
aproximações para algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como
contagem, relações espaciais, etc.
-Sequenciar
os números corretamente, cada aluno fará esta contagem até onde sabe.
-Marcar
o tempo por meio de calendário.
-Identificar
pontos de referências para situar-se e deslocar-se no espaço físico.
-
|
AREAS DO CONHECIMENTO:
MOVIMENTO E MÚSICA
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDO:
RITMO
COORDENAÇÃO
MOTORA AMPLA
CORPO
|
-Explorara
as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras
e nas demais situações de interação por meio de jogos, músicas, etc...
-Interpretar
músicas e canções diversas, interagindo com o grupo.
-Brincar
com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
-Deslocar-se
com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, entre outras
habilidades motoras, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias
capacidades motoras.
-Explorar
diferentes posturas corporais como: sentar-se em diferentes inclinações,
deitar-se em diferentes posições.
-Explorar
os mais diversos movimentos como força, velocidade, resistência,
flexibilidade, conhecendo os limites e as potencialidades de seu corpo.
|
AREA DO CONHECIMENTO:
ARTES VISUAIS
|
OBJETIVO
ESPECIFICO
|
CONTEÚDO:
ARTES PLASTICAS
|
-Desenvolver
habilidades por meio do desenho, da pintura, recorte, colagem e modelagem,
explorando diferentes materiais necessários ao fazer artístico.
|
ETAPAS PROVÁVEIS
-Narração das seguintes histórias:
Chuá, chuá Tchibum!-Marcos Bagno
SUSTENTABILIDADE- Acabou a água
– Reaproveitamento da Água
Jogue lixo
no lixo – Reaproveitamento do lixo
O Mundinho
Agradece- Vamos plantar uma arvore
O homem da chuva- Gianni Rodari e Nicoleta Costa
Elementos da Natureza-Roberto Belli
O
segredo da vida- Juarez Machado
O
Toró-Regina siguemoto
A gotinha Plim Plim
A
viagem das três gotinhas
TRABALHANDO VALORES COM AS
HISTÓRIAS:
-COLEÇÃO: O QUE NÃO CABE NO MEU MUNDO: Mentira, Preguiça, Teimosia,
Gula, Ciúmes, Crueldade, Impaciência, Egoísmo, Preconceito, Bagunça.
-Diálogos e exposições de imagens
-VIDEOS DA INTERNET: Água, o mundo com ela.....O mundo sem ela.
Planeta Água-Música de Guilherme Arantes
A
turma da Clarinha e o Ciclo da água
A
turma da Clarinha em Higiene e saúde
Dicas para economizar água
-Músicas referentes aos quatro elementos;
-Experiências com os quatro elementos com o registro de algumas delas.
-Painéis de desenhos feitos pelos alunos com a ajuda da professora.
-Narrativa dos alunos na roda de conversas, sobre os temas
trabalhados.
-Passeios para estudos.
-Produção de textos coletivos.
-Cuidados com o Meio Ambiente através de atitudes de respeito com a
natureza e os seres vivos.
-Pesquisar e registrar informações sobre os temas trabalhados.
-Realizar momentos de leitura livres, com livros referentes aos temas
trabalhados.
-Poemas
-Teatro- O mundinho
-Parlendas
-Jogos de Memórias
-Jogos de Dominó
-Jogos de trilha e jogos de quebra cabeças
-Confecção de um livrinho orientando as pessoas da família e os
colegas, com sobre os cuidados com o
PLANETA AZUL e com a ÁGUA.
-Confecção de Móbiles
-Desenhos, pinturas e colagens com materiais diversos;
-Ilustrações de Musicas e poesias;
-Construção de mini hortas em garrafas Pet, e ornamentação de alguns
locais da escola com plantas ornamentais;
-Textos e vídeos mostrando os prejuízos causados pelas enchentes,
queimadas e vendavais;
-Solo – As camadas da terra;
-Evaporação- Ciclo da água- Música
-Prováveis palavras trabalham no contexto do projeto: ÁGUA, SOLO,
TERRA, AR, CHUVA, SOL, FOGO, LAGO, RIO, NUVENS, GOTAS, ENXURRADA, QUEIMADAS,
VENTO, VENTANIA...e outras que perceber ser significativa para os alunos.
-Dinâmicas de grupo.
-Dobraduras.
-Dramatizações de canções.
-Atividades matemáticas, contagem oral e sequenciada.
-Escrita dirigida e espontânea
dos números até 10.
-Noções de direção- esquerda, direita, frente, atrás...
AVALIAÇÃO
A avaliação será um processo contínuo e diário onde a criança será
observada nas atividades em relação a sua participação nas atividades propostas
evidenciando ou não interesse pelo tema escolhido.
O QUE SABEMOS
|
O QUE QUEREMOS SABER
|
O QUE APRENDEMOS
|
-Que a terra é redonda e tem agua.
-Que a água apaga o fogo.
-Que a terra é quente.
-Que tem pessoas, animais e plantas.
-Que o sol murcha as plantas
E as flores.
Que o sol derrete o gelo.
-Que se chove muito a chuva apodrece as plantas.
-As arvores queimam quando o sol está muito quente.
-Que muito vento arranca as arvores.
-Que os raios matam as pessoas e queimam as
arvores.
-Que os caranguejos fazem buracos e moram dentro.
-Que a agua do mar é salgada.
-Que a terra mora perto do céu.
-A terra não mora no céu, ela mora no espaço.
|
-Se tem um país que quando aqui é noite lá é dia?
-Por que o vento destrói as coisas?
-Por que tem estrela?
-Se a água vem dos canos?
-Por que as nuvens se mexem?
-Será que o vento empurra as estrelas?
- Porque lá em cima tem vento.
-Será que a lua segue as pessoas?
- A lua também se mexe?
- Porque as nuvens ficam escuras?
- Quem morre vira estrela?
- Será que a terra se mexe sozinha?
- Será que as minhocas mexem a terra?
- A minhoca mora dentro da terra preta ou na
areia?
- Porque onde tem camelo tem OASIS que é cheio de
água?
Como é feito o gelo?
|
-Que nosso planeta tem mais agua do que terra, e
que esta agua pode acabar se nós não cuidarmos;
-Aprendemos sobre o ciclo da agua na natureza e
sobre como a agua chega até a torneira da nossa casa;
-Que o vento muito forte pode derrubar uma casa e
que se chama ventania;
-Que as estrela são pequenos astros e que ela
morrem, e são iluminadas pelo sol;
-Que a terra se mexe em volta dela mesma e do sol
por isso que temos o dia e a noite;
-Que a agua vem dos rios;
-Que devemos cuidar da agua e economiza-la, por
isso devemos tomar banho bem rápido, não deixar as torneiras pingando, e
colocar no copo só a quantidade que vamos beber.
-Que quando chove muito pode causar enchente que
prejudica a nossa vida, podemos perder tudo se a enxurrada levar nossas
casas, podemos até morrer afogados.
-Que o ar é necessário para que tudo se movimente
na terra;
-Que o solo deve ser preparado para receber a
semente, e que devemos cuidar as plantas.
-Que a terra está num lugar chamado UNIVERSO, que
existem outros planetas com a terra no espaço., mas só no planeta terra é que
tem vida,
-Que a agua se apresenta de três formas no ambiente em que vivemos:
Sólida, liquida e gasosa.
-Que devemos tomar muita água, para termos uma
boa saúde.
|
BIBLIOGRAFIA
-Coleção Carrossel- Terceiro Estágio- Educação Infantil
-Pra Que Serve a Água, o Solo, o Fogo e o Ar- Ana Claudia –Coleção
Quatro Elementos. Ed. - Dimensão-
2010
-Revista Planeta
-Dando sentido para as ciências - Pesquisando as ideias das crianças –
Visor. Madrid, 1999
-www.divertudo.com.br/ histórias.htm