Pré-escola pré-escola B2 e B4 (profª. Carmem)
Dados
de Identificação
Nome
do projeto: BRINCANDO
COM A ARTE DE MARILIA CHARTUNE TEIXEIRA
Nome
da professora: Carmem Hautrive
Nome da estagiária: Isadora e Jamile
Turma: Pré Escola B2 e B4
Turno: Manhã
e tarde
Período: Maio
a setembro
Ano:
2013
JUSTIFICATIVA
As artes
estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar, ao
utilizar materiais encontrados ao acaso, ao pintar objetos e até mesmo seu
próprio corpo, a criança pode se utilizar de expressões artísticas. A linguagem
da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos
cognitivos, sensíveis e culturais.
A arte
tem grande importância dentro da educação, pois com ela podemos transformar
como também auxiliar na formação das crianças de modo geral, tornando-os seres
mais críticos e opinativos na sociedade.
Acreditando que a observação leva a criança a
diferentes descobertas e estimula as diversas áreas do conhecimento e da
inteligência escolhi as obras da artista plástica Marília Chartune Teixeira para
estimular nos alunos a percepção, imaginação, sensibilidade, interpretação,
senso crítico e expressões pessoais e de grupo.
OBJETIVO
Aguçar a
criatividade de modo a se tornarem mais observadores e críticos, desenvolvendo
o interesse e o respeito por suas atividades artísticas, de outras crianças e
pela obra de arte de Romero Britto, ampliando seu conhecimento de mundo e
cultura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer as formas
geométricas simples (quadrado, retângulo, círculo e triângulo);
- Estimular a coordenação motora
fina;
- Conhecer melhor quem é a
artista plástica Marilia Chartune Teixeira
- Observar as cores
utilizadas nas obras;
- Experimentar e
explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia
na construção de trabalhos artísticos;
- Fazer leitura de
obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de
imagens e objetos;
- Observar
os principais constituintes da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor,
volume, contraste, luz, textura) fazendo uso em suas produções, destes
elementos.
CONTEÚDOS:
-Identidade e autonomia: Valores;
-Artes visuais: Fazer artístico, apreciação de obras de arte, exploração
de materiais, leitura de obras de arte,observação e discussão de imagens e
objetos;
-Linguagem: Contato com a leitura e
escrita;
-Matemática: Formas geométricas;
-Corpo e movimento: Coordenação motora
fina.
ETAPAS PROVÁVEIS
Rodas
de conversa: - Alguém já o conhece esta artista plástica ? Mostrar a foto dela?
Falar sobre a vida da artista e mostrar
algumas obras pintadas por ela.
Releitura
com tinta guache da obra: O BAILE
Colorir
com diversos materiais algumas obras;
Observar
e discutir oralmente sobre algumas obras de Marilia Chartune Teixeira, na
rodinha, após criar uma história coletiva a partir da obra estudada;
Passear
pelas turmas para observar as obras e autores que estão sendo trabalhados;
Exploração
de formas e cores através da observação dentro da obra de Marilia Chartune
Teixeira.
Desenho
livre: Escolha uma cena, uma paisagem próxima da escola para desenhar.
Construção
de uma obra de arte com diversos matérias feito pelas turmas.
Atividades
de recorte e colagem, quebra cabeça com a obra CATEDRAL.
Exposição
de imagens de obras de arte para observação e releitura DAS SEGUINTES OBRAS:
A
CATEDRAL, O BAILE, CENA DA BICICLETA, CENA DA CHUVA, IMAGEM DA MÃE COM FILHO
NOS BRAÇOS, CENA DA AV. RIO BRANCO e outras.
Atividade
para casa, levar uma cena urbana para que os pais façam a releitura juntamente
com o filho, identificando que local pode ser da cidade.
Aprender
a escrever o nome Marilia e de algumas cenas urbanas.
Fazer
a releitura de algumas cenas urbanas de
nossa cidade, pintada pela artista.
Descobrir
novas cores, lembrando que Marilia Chartune usa cores muito vivas e que reflete
muita luz em suas obras.
Mostrar
no mapa onde a artista plástica nasceu;
Recursos
tecnológicos utilizá-los em sala onde encontramos as pinturas de Marilia
Chartune Teixeira
Fazer
um quebra-cabeça com a obra MARGARIDAS, onde eles irão colorir a obra impressa
com lápis de cor, depois recortá-la, colar em um papel mais consistente e
passar fita larga em cima, recortar e fazer o quebra-cabeça.
AVALIAÇÃO:
- Demonstra atenção ao ouvir;
- Produz trabalhos de arte,
utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da
construção, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo de produção e
criação;
- Conhece a diversidade de
produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, cinemas,
construções, etc;
- Aprecia suas próprias produções
e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns;
-Faz leitura de obras de arte a partir da observação, narração,
descrição e interpretação de imagens e objetos;
-Manuseia e participa de atividades que envolvem confecção de atividades
diferenciadas;
-Compreende o mundo da escrita (palavras) e da leitura, mesmo que ainda
não seja de forma convencional;
- Explora e identifica
propriedades geométricas.
- Demonstra motricidade fina
(rasgar, modelar, picar, amassar, colar, dobrar, encaixar, empilhar)
UM POUCO SOBRE A OBRA DA ARTISTA
PLÁSTICA
MARILIA CHARTUNE TEIXEIRA
A Gravura Galeria de
Arte ( Rua Corte Real, 647 – bairro Petrópolis ), em Porto Alegre / RS, destaca
o trabalho da artista plástica Marília Chartune Teixeira, na exposição Cenas
Urbanas, que retrata em suas pinturas o dia-a-dia das cidades, transmitindo a
atmosfera das ruas, a luz e o movimento das pessoas. As cenas, reais ou
imaginárias, são esboçadas sem o compromisso com o desenho arquitetônico.
Algumas se baseiam em cidades como Santa Maria e Porto Alegre, enquanto outras
remetem a lugares comuns, como bares, cafés e mercados de flores.
Alternando situações de sol e chuva, as pinturas impressionistas têm cores alegres, aguadas e muita transparência. Além disso, o envolvimento com as linhas suaves contrasta com a informalidade das manchas resultantes da experiência com a aquarela.
Artista plástica Marília Chartune TeixeiraAlternando situações de sol e chuva, as pinturas impressionistas têm cores alegres, aguadas e muita transparência. Além disso, o envolvimento com as linhas suaves contrasta com a informalidade das manchas resultantes da experiência com a aquarela.
Natural de Tocantins (MG), Marília
Chartune Teixeira está radicada há muitos anos no município gaúcho de Santa
Maria, onde mantém ateliê próprio e é vice presidente da Associação dos
Artistas Plásticos, entidade que já liderou em três gestões. Ela é bacharel em
Artes Plásticas, Pintura e Restauração pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro e fez especialização em História da Arte pela Escola de Turismo de
Baleares, em Palma de Mallorca, na Espanha.
Em
atividade desde 1979, Marília realizou centenas de exposições individuais e
coletivas em galerias, museus e espaços culturais por todo o Brasil e exterior,
além de participar de Bienais Latino-Americanas. Atualmente, também divulga a História da Arte
através de palestras e workshops para
profissionais liberais, estudantes e outros artistas, em mostras, feiras, congressos e instituições.