Pré-escola pré-escola B2 e B4 (profª. Carmem)

Dados de Identificação
Nome do projeto: BRINCANDO COM A ARTE DE MARILIA CHARTUNE TEIXEIRA
Nome da professora: Carmem Hautrive
              Nome da estagiária: Isadora e Jamile
              Turma: Pré Escola B2 e B4
Turno: Manhã e tarde
Período: Maio a setembro
Ano: 2013

 JUSTIFICATIVA

As artes estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar, ao utilizar materiais encontrados ao acaso, ao pintar objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode se utilizar de expressões artísticas. A linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais.
A arte tem grande importância dentro da educação, pois com ela podemos transformar como também auxiliar na formação das crianças de modo geral, tornando-os seres mais críticos e opinativos na sociedade.
 Acreditando que a observação leva a criança a diferentes descobertas e estimula as diversas áreas do conhecimento e da inteligência escolhi as obras da artista plástica Marília Chartune Teixeira para estimular nos alunos a percepção, imaginação, sensibilidade, interpretação, senso crítico e expressões pessoais e de grupo.


OBJETIVO

Aguçar a criatividade de modo a se tornarem mais observadores e críticos, desenvolvendo o interesse e o respeito por suas atividades artísticas, de outras crianças e pela obra de arte de Romero Britto, ampliando seu conhecimento de mundo e cultura.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-  Conhecer as formas geométricas simples (quadrado, retângulo, círculo e triângulo);
      
-  Estimular a coordenação motora fina;

 - Conhecer melhor quem é a artista plástica Marilia Chartune Teixeira

 -  Observar as cores utilizadas nas obras;

 -  Experimentar e explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos;

 -  Fazer leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;

    - Observar os principais constituintes da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume, contraste, luz, textura) fazendo uso em suas produções, destes elementos.


CONTEÚDOS:
-Identidade e autonomia: Valores;
-Artes visuais: Fazer artístico, apreciação de obras de arte, exploração de materiais, leitura de obras de arte,observação e discussão de imagens e objetos;
-Linguagem: Contato com a leitura e escrita;
           
-Matemática: Formas geométricas;

-Corpo e movimento: Coordenação motora fina.


  ETAPAS PROVÁVEIS

       Rodas de conversa: - Alguém já o conhece esta artista plástica ? Mostrar a foto dela?
Falar sobre a vida da artista e mostrar algumas obras pintadas por ela.
       Releitura com tinta guache da obra: O BAILE
       Colorir com diversos materiais algumas obras;
       Observar e discutir oralmente sobre algumas obras de Marilia Chartune Teixeira, na rodinha, após criar uma história coletiva a partir da obra estudada;
       Passear pelas turmas para observar as obras e autores que estão sendo trabalhados;
       Exploração de formas e cores através da observação dentro da obra de Marilia Chartune Teixeira.
       Desenho livre: Escolha uma cena, uma paisagem próxima da escola para desenhar.
       Construção de uma obra de arte com diversos matérias feito pelas turmas.
       Atividades de recorte e colagem, quebra cabeça com a obra CATEDRAL.
       Exposição de imagens de obras de arte para observação e releitura DAS SEGUINTES OBRAS:
 A CATEDRAL, O BAILE, CENA DA BICICLETA, CENA DA CHUVA, IMAGEM DA MÃE COM FILHO NOS BRAÇOS, CENA DA AV. RIO BRANCO e outras.

       Atividade para casa, levar uma cena urbana para que os pais façam a releitura juntamente com o filho, identificando que local pode ser da cidade.
       Aprender a escrever o nome Marilia e de algumas cenas urbanas.
       Fazer a releitura de algumas cenas urbanas  de nossa cidade, pintada pela artista.
       Descobrir novas cores, lembrando que Marilia Chartune usa cores muito vivas e que reflete muita luz em suas obras.
       Mostrar no mapa onde a artista plástica nasceu;
       Recursos tecnológicos utilizá-los em sala onde encontramos as pinturas de Marilia Chartune Teixeira

       Fazer um quebra-cabeça com a obra MARGARIDAS, onde eles irão colorir a obra impressa com lápis de cor, depois recortá-la, colar em um papel mais consistente e passar fita larga em cima, recortar e fazer o quebra-cabeça.


 AVALIAÇÃO:

- Demonstra atenção ao ouvir;
- Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo de produção e criação;
- Conhece a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, cinemas, construções, etc;
- Aprecia suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns;
-Faz leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
-Manuseia e participa de atividades que envolvem confecção de atividades diferenciadas;
-Compreende o mundo da escrita (palavras) e da leitura, mesmo que ainda não seja de forma convencional;
- Explora e identifica propriedades geométricas.
- Demonstra motricidade fina (rasgar, modelar, picar, amassar, colar, dobrar, encaixar, empilhar)
                                    
UM POUCO SOBRE A OBRA DA ARTISTA PLÁSTICA
MARILIA CHARTUNE TEIXEIRA

A Gravura Galeria de Arte ( Rua Corte Real, 647 – bairro Petrópolis ), em Porto Alegre / RS, destaca o trabalho da artista plástica Marília Chartune Teixeira, na exposição Cenas Urbanas, que retrata em suas pinturas o dia-a-dia das cidades, transmitindo a atmosfera das ruas, a luz e o movimento das pessoas. As cenas, reais ou imaginárias, são esboçadas sem o compromisso com o desenho arquitetônico. Algumas se baseiam em cidades como Santa Maria e Porto Alegre, enquanto outras remetem a lugares comuns, como bares, cafés e mercados de flores.
        Alternando situações de sol e chuva, as pinturas impressionistas têm cores alegres, aguadas e muita transparência. Além disso, o envolvimento com as linhas suaves contrasta com a informalidade das manchas resultantes da experiência com a aquarela.
           Artista plástica Marília Chartune Teixeira
Natural de Tocantins (MG), Marília Chartune Teixeira está radicada há muitos anos no município gaúcho de Santa Maria, onde mantém ateliê próprio e é vice presidente da Associação dos Artistas Plásticos, entidade que já liderou em três gestões. Ela é bacharel em Artes Plásticas, Pintura e Restauração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez especialização em História da Arte pela Escola de Turismo de Baleares, em Palma de Mallorca, na Espanha.
         Em atividade desde 1979, Marília realizou centenas de exposições individuais e coletivas em galerias, museus e espaços culturais por todo o Brasil e exterior, além de participar de Bienais Latino-Americanas. Atualmente, também divulga a História da Arte através de palestras e workshops para profissionais liberais, estudantes e outros artistas, em mostras, feiras, congressos e instituições.




0 Responses