Maternal II A (profª. Elisa)

1 – Dados de Identificação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
Centro de Educação Infantil Casa da Criança
Nome do Projeto: “Nas aventuras com Dora”
Professora: Elisa Dias Kummer
Turma: Maternal II – A - Integral
Período previsto: Agosto a outubro
Direção: Rossonia Serafini
ViCe-direção: Giovana Cancian
Coordenação Pedagógica: Juliana Gomes


2 – Justificativa
O projeto surgiu a partir do gosto da turma, de modo geral, pelo desenho animado Dora a Aventureira. Dora é uma personagem que ao lado de seus amigos está sempre percorrendo etapas, uma a uma, buscando atingir seu objetivo. Ela é uma menina latina que mora nos Estados Unidos, fala inglês e português.
Para atingir sua meta ela conta com a ajuda do amiguinho (a) que esta assistindo ao desenho animado (a criança). Ela é ativa e participativa, fazendo com que todos se unam e vivenciem juntos a experiência de cada episódio.
Dora Aventureira tem como objetivo ensinar as crianças valores como amizade, solidariedade, respeito, outras línguas, desenvolver a imaginação e a criatividade, ensinar outras culturas, assuntos matemáticos, de ciências. Mostra a criança noções de objetos, formas, lugares.
Com o desenho animado, as crianças podem elaborar inúmeros conceitos, determinar significações para o seu cotidiano.
 Os desenhos animados, segundo Fantim (2004), têm grande importância para o desenvolvimento infantil, pois a partir deles a criança se diverte e satisfaz sua necessidade do lúdico. Ela tem a possibilidade de vivenciar conflitos, medos e aventuras imaginariamente, o que resulta num processo de amadurecimento emocional e cognitivo, e ainda, para as crianças quanto mais diversas forem essas experiências, sejam elas uma maior aproximação com a natureza, com os lugares, com as histórias e com a variedade de brinquedos existentes, mais elas exercitam a imaginação, criando e atribuindo sentidos à realidade da qual fazem parte.
Através destes personagens as crianças utilizam o faz de conta, a imaginação, a imitação, as suas brincadeiras. Para Vigotsky, na brincadeira criança recria a realidade usando sistemas simbólicos. São atividades nas quais, imaginação e realidade interagem na criação de novas possibilidades de expressão  e de ação, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos. 
Quando brincam, as crianças recriam e repensam os episódios que deram origem à brincadeira, sabendo que estão brincando. O indicador mais importante do brincar é o papel que as crianças assumem enquanto brincam. “Ao adotar outros papéis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira não-literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos” (RCNEI, 1998).

3- Objeto Social do Conhecimento: Natureza e Sociedade


4 – Áreas do conhecimento:
Linguagem oral e escrita, Lógico matemática, artes e movimento.

5 – Objetivo Geral:
·         explorar o imaginário infantil através dos personagens de Dora a aventureira  valorizando os sentimento de amizade, solidariedade, responsabilidade, cooperação.

6 -  Conteúdos e seus objetivos

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Expressão oral e compreensiva
Ø  Desenvolver o uso da linguagem oral para brincar, comunicar e expressar desejos e necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos.
Ø  Estimular o relato de suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Ø  Proporcionar situações em que os alunos questionem formulem hipóteses de acordo com os diversos contextos de que participa.


Prática de leitura
Ø  Proporcionar momentos em que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.

MATEMÁTICA
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Noções de grandeza
Ø  Iniciar aprendizagem de conceitos: grande, médio, pequeno, maior, menor, mesmo tamanho, alto, baixo, mesma altura, longa, estreito, mesma largura, grosso, fino, comprido, curto.
Noções de posição
Ø  Proporcionar atividades em que a criança possa discriminar: dentro, fora, embaixo, em cima, na frente de, atrás de, ao lado de, mais perto de, mais longe de, o primeiro, o último, no meio, entre, de frente, de costas, de lado, a direita, a esquerda, a cima e abaixo.
Número e sistema de numeração
Ø  Levar o aluno a compreender as noções matemáticas de: classificação, seriação, quantificação e contagem oral.

NATUREZA E SOCIEDADE
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Valores
Ø  Proporcionar situações em que a criança perceba-se como membro de um grupo;
Ø  Reconhecer e expressar os diferentes sentimentos (raiva, alegria, tristeza, medo...);
Ø  Valorizar e vivenciar valores de respeito, partilha, cooperação entre as pessoas;
Ø  Estimular a resolução pacífica de conflitos;
Ø  Reconhecer e valorizar o outro como a si próprio;
Ø  Incentivar as relações de amizade e solidariedade.


MOVIMENTO
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Expressividade
Ø  Utilizar o movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
Ø  Expressar-se corporalmente por meio da dança, jogos teatrais brincadeiras e de outros movimentos.

Equilíbrio e coordenação
Ø  Estimular o aluno a participar de jogos e brincadeiras que envolvam: correr, subir, escorregar, pendurar-se, etc.
Ø  Proporcionar a manipulação de materiais, objetos  e brinquedos diversos.

ARTES
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O fazer artístico
Ø  Proporcionar atividades diversificadas em que o aluno realize produções artísticas, como: desenhos, pinturas, esculturas, colagens, ilustrações, através da observação dos elementos constituintes da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume, contraste, luz, texturas, etc.)


7 – Atividade motivadora
            Visita da personagem Dora e seu amigo Botas (bonecos) na sala de aula. Nesta visita as crianças irão se apresentar para Dora e falar sobre o que sabem da personagem. Após poderão brincar livremente com os bonecos.
            Dora deixará um presente para a turma: uma mochila aventureira. A mochila servirá como uma surpresa diária, onde a Dora sempre deixara algo (livro, jogo, musica, filme...)

8 – Etapas prováveis
·         Histórias do universo infantil
·         Música
·         Recorte e colagem
·         Pintura
·         Modelagem
·         Fantoches
·         Brincadeiras
·         Rimas
·         Contagem
·         Blocos lógicos
·         Filmes (cineminha)
·         Partilha de lanche
·         Experiências
·         Jogos
·         Dinâmicas
·         Letramento

9 – Atividade Avaliativa
A avaliação será realizada no decorrer da rotina escolar, através de observações e registros.

10 – Bibliografia

- Referencial Curricular para Educação Infantil.
- Projeto Político Pedagógico Casa da Criança.







0 Responses