Maternal II A (profª. Elisa)
1 – Dados de Identificação
Prefeitura
Municipal de Santa Maria
Centro
de Educação Infantil Casa da Criança
Nome
do Projeto: “Nas aventuras com Dora”
Professora:
Elisa Dias Kummer
Turma:
Maternal II – A - Integral
Período
previsto: Agosto a outubro
Direção:
Rossonia Serafini
ViCe-direção:
Giovana Cancian
Coordenação
Pedagógica: Juliana Gomes
2 – Justificativa
O
projeto surgiu a partir do gosto da turma, de modo geral, pelo desenho animado
Dora a Aventureira. Dora é uma personagem que ao lado de seus amigos está
sempre percorrendo etapas, uma a uma, buscando atingir seu objetivo. Ela é uma
menina latina que mora nos Estados Unidos, fala inglês e português.
Para
atingir sua meta ela conta com a ajuda do amiguinho (a) que esta assistindo ao
desenho animado (a criança). Ela é ativa e participativa, fazendo com que todos
se unam e vivenciem juntos a experiência de cada episódio.
Dora
Aventureira tem como objetivo ensinar as crianças valores como amizade, solidariedade,
respeito, outras línguas, desenvolver a imaginação e a criatividade, ensinar
outras culturas, assuntos matemáticos, de ciências. Mostra a criança noções de
objetos, formas, lugares.
Com
o desenho animado, as crianças podem elaborar inúmeros conceitos, determinar
significações para o seu cotidiano.
Os
desenhos animados, segundo Fantim (2004), têm grande importância para o
desenvolvimento infantil, pois a partir deles a criança se diverte e satisfaz
sua necessidade do lúdico. Ela tem a possibilidade de vivenciar conflitos,
medos e aventuras imaginariamente, o que resulta num processo de amadurecimento
emocional e cognitivo, e ainda, para as crianças quanto mais diversas forem
essas experiências, sejam elas uma maior aproximação com a natureza, com os
lugares, com as histórias e com a variedade de brinquedos existentes, mais elas
exercitam a imaginação, criando e atribuindo sentidos à realidade da qual fazem
parte.
Através
destes personagens as crianças utilizam o faz de conta, a imaginação, a
imitação, as suas brincadeiras. Para Vigotsky, na brincadeira criança recria a realidade usando sistemas
simbólicos. São atividades nas
quais, imaginação e realidade interagem na criação de novas possibilidades de
expressão e de ação, assim como de novas formas de construir relações
sociais com outros sujeitos.
Quando
brincam, as crianças recriam e repensam os episódios que deram origem à
brincadeira, sabendo que estão brincando. O indicador mais importante do
brincar é o papel que as crianças assumem enquanto brincam. “Ao adotar outros
papéis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira
não-literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e
características do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos” (RCNEI,
1998).
3- Objeto Social do
Conhecimento: Natureza e Sociedade
4 – Áreas do conhecimento:
Linguagem
oral e escrita, Lógico matemática, artes e movimento.
5 – Objetivo Geral:
·
explorar o imaginário infantil através dos
personagens de Dora a aventureira valorizando
os sentimento de amizade, solidariedade, responsabilidade, cooperação.
6 - Conteúdos e seus objetivos
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
Expressão oral e
compreensiva
|
Ø Desenvolver
o uso da linguagem oral para brincar, comunicar e expressar desejos e
necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos.
Ø Estimular
o relato de suas vivências nas diversas situações de interação presentes no
cotidiano.
Ø Proporcionar
situações em que os alunos questionem formulem hipóteses de acordo com os
diversos contextos de que participa.
|
Prática de leitura
|
Ø Proporcionar
momentos em que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira
convencional.
|
MATEMÁTICA
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
Noções de grandeza
|
Ø Iniciar
aprendizagem de conceitos: grande, médio, pequeno, maior, menor, mesmo
tamanho, alto, baixo, mesma altura, longa, estreito, mesma largura, grosso,
fino, comprido, curto.
|
Noções de posição
|
Ø Proporcionar
atividades em que a criança possa discriminar: dentro, fora, embaixo, em
cima, na frente de, atrás de, ao lado de, mais perto de, mais longe de, o
primeiro, o último, no meio, entre, de frente, de costas, de lado, a direita,
a esquerda, a cima e abaixo.
|
Número e sistema de
numeração
|
Ø Levar
o aluno a compreender as noções matemáticas de: classificação, seriação,
quantificação e contagem oral.
|
NATUREZA
E SOCIEDADE
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
Valores
|
Ø Proporcionar
situações em que a criança perceba-se como membro de um grupo;
Ø Reconhecer
e expressar os diferentes sentimentos (raiva, alegria, tristeza, medo...);
Ø Valorizar
e vivenciar valores de respeito, partilha, cooperação entre as pessoas;
Ø Estimular
a resolução pacífica de conflitos;
Ø Reconhecer
e valorizar o outro como a si próprio;
Ø Incentivar
as relações de amizade e solidariedade.
|
MOVIMENTO
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
Expressividade
|
Ø Utilizar
o movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
Ø Expressar-se
corporalmente por meio da dança, jogos teatrais brincadeiras e de outros
movimentos.
|
Equilíbrio e coordenação
|
Ø Estimular
o aluno a participar de jogos e brincadeiras que envolvam: correr, subir,
escorregar, pendurar-se, etc.
Ø Proporcionar
a manipulação de materiais, objetos e
brinquedos diversos.
|
ARTES
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
O fazer artístico
|
Ø Proporcionar
atividades diversificadas em que o aluno realize produções artísticas, como:
desenhos, pinturas, esculturas, colagens, ilustrações, através da observação
dos elementos constituintes da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume,
contraste, luz, texturas, etc.)
|
7 – Atividade motivadora
Visita da personagem Dora e seu
amigo Botas (bonecos) na sala de aula. Nesta visita as crianças irão se
apresentar para Dora e falar sobre o que sabem da personagem. Após poderão
brincar livremente com os bonecos.
Dora deixará um presente para a
turma: uma mochila aventureira. A mochila servirá como uma surpresa diária,
onde a Dora sempre deixara algo (livro, jogo, musica, filme...)
8 –
Etapas prováveis
·
Histórias do universo infantil
·
Música
·
Recorte e colagem
·
Pintura
·
Modelagem
·
Fantoches
·
Brincadeiras
·
Rimas
·
Contagem
·
Blocos lógicos
·
Filmes (cineminha)
·
Partilha de lanche
·
Experiências
·
Jogos
·
Dinâmicas
·
Letramento
9 – Atividade Avaliativa
A
avaliação será realizada no decorrer da rotina escolar, através de observações
e registros.
10 – Bibliografia
- Referencial Curricular para Educação Infantil.
- Projeto Político Pedagógico Casa da Criança.
- http://www.efdeportes.com/efd153/os-desenhos-animados-para-o-imaginario-infantil.htm.
Acesso em 08/o8/2013.