Pré-escola B 1 e B3 (profª. Patricia)

1 - Dados de Identificação
Nome do projeto: “Eu sou do sul”
Nome da professora: Patrícia Scremin
Nome da estagiária: Josiele e Hivi
Turma: Pré escola B1 e B3
Turno: Manhã e Tarde
Período: Agosto à setembro
Ano: 2013

2-    Justificativa

A Semana Farroupilha deve ser comemorada em grande estilo, lembrando que esta é uma oportunidade para despertar na alma infantil, os valores das tradições gaúchas.
 Tendo em vista que moramos em um Estado rico em cultura e tradição, a Semana Farroupilha tornou-se uma festa cívica onde relembramos as bravuras de nossos antepassados e resgatamos nossa história.
     Como fonte de informação e educação, a escola tem como dever de transmitir informações da nossa realidade sócio-cultural, promovendo uma conscientização das tradições do nosso estado.
                                                                                 
3-    Objeto Social do Conhecimento
Neste projeto a maior intencionalidade pedagógica se dará na área do conhecimento de natureza e sociedade, mas não deixando de trabalhar a área do conhecimento de movimento e artes, assim como, linguagem oral, escrita e a de lógico- matemática.
                               

4-    Áreas do conhecimento

Linguagem oral e escrita, lógico- matemática, natureza e sociedade, movimento e artes.



5-    Objetivo Geral
·          Resgatar e valorizar a cultural do Rio Grande do Sul com toda a comunidade escolar, realizando diversas atividades proporcionando momentos prazerosos e de aprendizado.

6-    Conteúdos e seus Objetivos
Conteúdo
Objetivos
Oralidade
·         Possibilitar o uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, ideias, e sentimentos.
·         Propor atividades que ampliem as possibilidades de comunicação e expressão.
·         Compreender e desenvolver diferentes formas de linguagens.
·         Reprodução, narração e criação de histórias.
Escrita
·         Possibilitar atividades que permitam a compreensão da função social da escrita.
·         Promover atividades de letramento visando conhecer, identificar e nomear o alfabeto de forma contextualizada.
·         Relacionar a linguagem oral com a escrita.
·         Desenvolver o gosto pela leitura.
·         Interpretar histórias, com sequência lógica.
·         Trabalhar na criação de textos coletivos, a partir de figuras e objetos.
                  
Lógico- matemático
·         Possibilitar situações que visem desenvolver o raciocínio lógico.
·         Estabelecer a relação número e numeral.
·         Resolver situações problema com o tema do projeto.

Natureza e sociedade.
·         Trabalhar características do mundo social e natural, formulando perguntas, manifestando opiniões, buscando informações a respeito da cultura gaúcha.
·         Valorizar atitudes de preservação de espaços coletivos deste ambiente.
·         Estimular atitudes de autonomia e cooperação no grupo.
·         Conhecer as características da cultura gaúcha.

Movimento
·         Propor atividades que propiciem o desenvolvimento de lateralidade (esquerdo/ direito).
·         Criar jogos que desenvolvam o correr, subir, descer, escorregar, rastejar, movimentar-se, dançar. (motricidade ampla).

Artes
·         Desenvolver habilidades por meio do desenho, pintura, recorte, colagem e modelagem.
·         Explorar diferentes materiais, necessários ao fazer artístico.
·         Desenvolver a ato criativo e a apreciação.
·         Confeccionar dobraduras.
·         Observar elementos das artes como.. cor, forma, textura.

Múcica
·         Participar de jogos e brincadeiras com diferentes ritmos de músicas.
·         Criar repertório de canções para desenvolver a memória musical da cultura gaúcha.
·         Coreografar músicas, para apresentações.


7-    Atividade motivadora
A atividade motivadora se dará a partir do DVD “Brasil divertido”, mostrando um pouco de cada lugar do Brasil. Após será explorado o globo, situando onde estamos.

8-    Metodologia
O trabalho será desenvolvido através de registros, painéis, fotos, produções dirigidas, músicas.

9-    Avaliação
Segundo o RCN, a avaliação na Educação Infantil, deve ser entendida como um processo de acompanhamento, reflexão e registro das atividades propostas, assim como as diferentes manifestações da criança.

Nesta concepção, a avaliação exige um olhar do professor não apenas em uma criança, mas sim das interações das mesmas.





 1 - Dados de Identificação
Nome do projeto: EU FAÇO ARTE COM A ARTE DE ROMERO BRITTO
Nome da professora: Patrícia Scremin
Nome da estagiária: Josiele e Hivi
Turma: Pré Escola B1 e B3
Turno: Manhã e tarde
Período: Abril a outubro
Ano: 2013


2 - JUSTIFICATIVA:

As artes estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar, ao utilizar materiais encontrados ao acaso, ao pintar objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode se utilizar de expressões artísticas. A linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais.
A arte tem grande importância dentro da educação, pois com ela podemos transformar como também auxiliar na formação das crianças de modo geral, tornando-os seres mais críticos e opinativos na sociedade. Por isso, escolho o artista Romero Britto, para aguçar a criatividade das crianças, fazendo com que apreciem, e aprendam a admirar a arte brasileira.

“A arte é capaz de refletir a celebração das coisas simples e boas da vida. Isto é o mais importante para mim!”
Romero Britto

3 – OBJETIVO GERAL:

·         Aguçar a criatividade de modo a se tornarem mais observadores e críticos, desenvolvendo o interesse e o respeito por suas atividades artísticas, de outras crianças e pela obra de arte de Romero Britto, ampliando seu conhecimento de mundo e cultura.
4 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Conhecer as formas geométricas simples (quadrado, retângulo, círculo e triângulo);
·         Estimular a coordenação motora fina;
·         Conhecer melhor quem é Romero Brito e sua arte;
·         Observar as cores utilizadas nas obras;
·         Experimentar e explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos;
·         Fazer leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
·         Observar os principais constituintes da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume, contraste, luz, textura) fazendo uso em suas produções, destes elementos.

5 - CONTEÚDOS:
·                  Identidade e autonomia: Valores;
·                  Artes visuais: Fazer artístico, apreciação de obras de arte, exploração de materiais, leitura de obras de arte, observação e discussão de imagens e objetos;
·                  Linguagem: Contato com a leitura e escrita;
·                  Matemática: Formas geométricas;
·                  Corpo e movimento: Coordenação motora fina.


6 - AVALIAÇÃO:

·              Demonstra atenção ao ouvir;
·              Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo de produção e criação;

·             Conhece a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, cinemas, construções, etc;
·             Aprecia suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns;
·             Faz leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
·              Manuseia e participa de atividades que envolvem confecção de atividades diferenciadas;
·              Compreende o mundo da escrita (palavras) e da leitura, mesmo que ainda não seja de forma convencional;
·              Explora e identifica propriedades geométricas.
·              Demonstra motricidade fina (rasgar, modelar, picar, amassar, colar, dobrar, encaixar, empilhar);


 METODOLOGIA:

·       Rodas de conversa: - Quem será é Romero Britto? -Alguém já o conhece? – Quais das obras mais gostaram?
·       Se fosse um pintor igual a ele, o que você pintaria?
·       Releitura com tinta guache; obra FLOR;
·       Interferência com pedaços de papel, E.V.A: obra CAVALO;
·       Interferência com massinha: obra: A Perfect Day;
·       Criar um quadro com o tangran: fazer em casa, fazendo com que se baseiem em alguma obra de Britto, escrever qual foi a obra escolhida, mandar junto sobre o artista;
·       Passeio no CAL (Centro de Artes e Letras – UFSM);
·       Elaboração de uma escultura, baseada nas que foram vistas no passeio, utilizando argila;
·       Criar uma obra de arte através da reutilização de materiais recicláveis;
·       Desenho através de sensações, os alunos deverão desenhar ouvindo diferentes ritmos de música e representar o que sentem. (conversa sobre a arte de Romero que tem como tema a sensação de felicidade)
·       Técnica “Completando meu desenho”, onde a criança fará o seu desenho e cada colega irá acrescentar um complemento. (Conversa sobre a importância do outro e o respeito que devemos ter pelo trabalho do colega);
·       Técnica explorando as cores, onde será exposto a vivacidade das cores utilizadas em sua obra,
·       Colorir com diversos materiais algumas obras;
·       Observar e discutir oralmente sobre algumas obras de Romero Britto na rodinha, após criar uma história coletiva a partir da obra estudada;
·       Passear pelas turmas para observar as obras e autores que estão sendo trabalhados;
·       Exploração de formas e cores através da observação dentro da obra de Romero Britto;
·       Desenho livre: agora é sua vez, crie um desenho e pinte tendo base à ideia das obras de Romero Britto;
·       Construção de uma obra de arte: (todos): obra Striped Fish;
·       Atividades de recorte;
·       Exposição de imagens de obras de arte para observação e releitura;
·       Atividade para casa: escolher junto com os pais uma obra de Romero Britto e desenhá-la como eles veem (releitura);
·       Aprender a escrever o nome Romero Britto e de algumas obras;
·       Cartão para dia dos pais, a partir de uma releitura de obra; Blue About you;
·       (coração azul)
·       Desenhar e Colorir a obra Prince Frog através da observação (releitura);
·       Desenhar as formas geométricas, lembrar que Romero Britto utiliza muitas as formas e questionar onde se encontra essas formas;
·       Mostrar no mapa onde Romero Britto nasceu;
·       Recursos tecnológicos utilizá-los em sala onde encontramos as pinturas de Romero Britto;
·       Fazer um quebra-cabeça com a obra Cão Azul, onde eles irão colorir a obra impressa com lápis de cor, depois recortá-la, colar em um papel mais consistente e passar fita larga em cima, recortar e fazer o quebra-cabeça; 
·       Escolher uma imagem para fazer uma camiseta para nossa turma.
·       Trabalhar uma obra sua com tecidos.
·       Confeccionar mascara de gesso, para cada aluno, com pintura inspirada em Romero Britto.
·       Latinhas decoradas- Romero Britto.

Romero Britto
Pintor e artista plástico brasileiro
Biografia de Romero Britto:
Romero Britto (1963) é um famoso pintor e artista plástico brasileiro. Radicado em Miami, nos EUA, ficou conhecido pelo seu estilo alegre e colorido, por apresentar uma arte pop, despojada da estética clássica e tradicional. É considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas e o pintor brasileiro mais bem sucedido fora do Brasil.
Romero Britto nasceu no Recife, no dia 6 de outubro de 1963. Começou seu interesse pelas artes na infância, quando usava sucatas e papelões de jornal para exercitar a sua criatividade. Eram tempos de pobreza e muitas limitações na cidade do Recife. Romero Britto também começou nessa época a usar a grafitagem, o que foi de grande influência em seu trabalho.
Iniciou o curso de Direito na Universidade Católica de Pernambuco, mas depois viajou aos Estados Unidos e lá estabeleceu-se como artista de sucesso até hoje.




1 - Dados de Identificação
Nome do projeto: “Matematicando com meus pequenos”
Nome da professora: Patrícia Scremin
Nome da estagiária: Josiele e Hivi
Turma: Pré escola B1 e B3
Turno: Manhã, tarde
Período: Abril a novembro
Ano: 2013

2-    Justificativa
Existem muitas formas de conceber e trabalhar com a matemática na Educação Infantil. A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como a criança organiza o meu pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis, através de atividades concretas e significativas, coletivamente e individualmente.
“Acredita-se que a criança constrói suas bases matemáticas pela necessidade de resolução de problemas de seu tempo, impostos pela complexidade de situações da sociedade [...] parte de um sentido de número para uma construção abstrata deste, sendo uma construção onde o fator tempo ocupa lugar relevante. (MACIEL & BENEDETTI, 1992, pag.33 a 39)”

              Para Kátia Smole (2000a), uma “proposta de trabalho de matemática para a escola infantil deve encorajar a exploração de uma grande variedade de idéias matemáticas relativas a números, medidas, geometria e noções rudimentares de estatística, de forma que as crianças desenvolvam e conservem um prazer e uma curiosidade acerca da matemática. Sendo assim, esta proposta deve incorporar contextos do mundo real, as experiências e a linguagem natural da criança no desenvolvimento das noções matemáticas, sem, no entanto, esquecer que a escola deve fazer o aluno ir além do que parece saber, deve tentar compreender como ele pensa e fazer as interferências no sentido de levar cada aluno a ampliar progressivamente suas noções matemáticas (p.62).”
Autores como Borin (2007) e Macedo (2000) destacam que o jogo é um meio de diversão que acaba por motivar, desenvolver habilidades, estimular o raciocínio, a capacidade de compreensão dos conteúdos matemáticos e de outras áreas do conhecimento, os jogos exercem importância no desenvolvimento físico e mental da criança, o que podem ser observado durante os jogos e brincadeiras, que são prazerosos e despertam interesse além de motivarem o indivíduo de qualquer idade.

3-    Objeto Social do Conhecimento
Neste projeto a maior intencionalidade pedagógica se dará na área do conhecimento de lógico- matemática e de linguagem oral e escrita, mas não deixando de trabalhar a área do conhecimento de natureza e sociedade, movimento e artes.
                               

4-    Áreas do conhecimento

Linguagem oral e escrita, lógico- matemática, natureza e sociedade, movimento e artes.



5-    Objetivo Geral
Elucidar a importância do lúdico, através dos jogos como estratégia motivadora na aprendizagem matemática, assim como analisar a solução para a educação e para o desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno na sua formação social, além de mostrar como os jogos podem ser usados na educação como ferramenta educacional, proporcionando a motivação em aprender.

6-    Conteúdos e seus Objetivos
Conteúdo
Objetivos
Oralidade
·         Possibilitar o uso da linguagem oral para conversar, brincar, jogar, comunicar e expressar desejos, idéias, e sentimentos.
·         Propor atividades que ampliem as possibilidades de comunicação e expressão.
·         Compreender e desenvolver diferentes formas de linguagens.
·         Reprodução, narração e criação de histórias.
Escrita
·         Possibilitar atividades que permitam a compreensão da função social da escrita.
·         Promover atividades de letramento visando conhecer, identificar e nomear o alfabeto de forma contextualizada.
·         Relacionar a linguagem oral com a escrita.
·         Desenvolver o gosto pela leitura.
·         Interpretar histórias, com sequência lógica.

Lógico- matemático
·         Desenvolver o raciocínio lógico matemático através dos jogos com regras;
·         Possibilitar situações que visem desenvolver o raciocínio lógico.
·         Estabelecer a relação número e numeral.
·         Resolver situações problema.
·         Identificar os números em diferentes contextos.
·         promover atividades que possibilitem a compreensão das relações matemáticas de. Comparação, ordenação, classificação, sequência e seriação (primeiro/ último)
·         Identificar figuras e formas, medidas de massa, medidas de grandeza, medidas de tempo;
·         Levar as crianças a criar hipóteses para a solução dos problemas lançados;

Natureza e sociedade.
·         Estimular atitudes de autonomia e cooperação no grupo.
·         Possibilitar a percepção dos cuidados necessários a preservação da vida e do ambiente.
·         Contextualizar algumas datas comemorativas, que estará em anexo como atividades adicional.

Movimento
·         Propor atividades que propiciem o desenvolvimento de lateralidade (esquerdo/ direito).
·         Criar jogos que desenvolvam o correr, subir, descer, escorregar, rastejar, movimentar-se, dançar. (motricidade ampla).
·         Possibilitar atividades de força, equilíbrio, velocidade, resistência.
·         Desenvolver postura corporal adequada em diferentes situações.
·         Desenvolver lateralidade.

Artes
·         Desenvolver habilidades por meio do desenho, pintura, recorte, colagem e modelagem.
·         Explorar diferentes materiais, necessários ao fazer artístico.
·         Desenvolver a ato criativo e a apreciação.
·         Confeccionar dobraduras.
·         Observar elementos das artes como.. cor, forma, textura.

Múcica
·         Participar de jogos e brincadeiras com diferentes ritmos de músicas.
·         Criar repertório de canções para desenvolver a memória musical.
·         Coreografar músicas, para apresentações.

7-    Atividade motivadora

A atividade motivadora deste projeto será a construção do jogo “roda números”, sendo que cada aluno confeccionará o seu jogo, após brincar em sala de aula poderão levar para suas casas para interagirem com a família.

8-    Metodologia
O trabalho será desenvolvido através de registros, painéis, fotos, produções dirigidas, músicas, apreciação de DVDs, textos coletivos. Garantir que as crianças possam jogar, oportunizando momentos de prazer, através de jogos com regras, cooperativos assim como competitivos.

9-    Avaliação
Segundo o RCN, a avaliação na Educação Infantil, deve ser entendida como um processo de acompanhamento, reflexão e registro das atividades propostas, assim como as diferentes manifestações da criança.
Nesta concepção, a avaliação exige um olhar do professor não apenas em uma criança, mas sim das interações das mesmas.

10-  Referências

Revista do Professor – Ano XXV – nº 100 out / dez 2009;
REIS, Sílvia Marina G. dos – A matemática no cotidiano infantil;
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