Pré-escola B 1 e B3 (profª. Patricia)
1
- Dados de Identificação
Nome do projeto: “Eu sou do
sul”
Nome da professora: Patrícia
Scremin
Nome da estagiária: Josiele
e Hivi
Turma: Pré escola B1 e B3
Turno: Manhã e Tarde
Período: Agosto à setembro
Ano: 2013
2-
Justificativa
A Semana Farroupilha deve ser comemorada em grande
estilo, lembrando que esta é uma oportunidade para despertar na alma infantil,
os valores das tradições gaúchas.
Tendo em vista que
moramos em um Estado rico em cultura e tradição, a Semana Farroupilha tornou-se
uma festa cívica onde relembramos as bravuras de nossos antepassados e
resgatamos nossa história.
Como fonte de informação e educação, a escola
tem como dever de transmitir informações da nossa realidade sócio-cultural,
promovendo uma conscientização das tradições do nosso estado.
3-
Objeto
Social do Conhecimento
Neste projeto a maior
intencionalidade pedagógica se dará na área do conhecimento de natureza e sociedade,
mas não deixando de trabalhar a área do conhecimento de movimento e artes,
assim como, linguagem oral, escrita e a de lógico- matemática.
4-
Áreas
do conhecimento
Linguagem oral e escrita, lógico- matemática,
natureza e sociedade, movimento e artes.
5-
Objetivo
Geral
·
Resgatar e valorizar a cultural do Rio Grande
do Sul com toda a comunidade escolar, realizando diversas atividades
proporcionando momentos prazerosos e de aprendizado.
6-
Conteúdos
e seus Objetivos
Conteúdo
|
Objetivos
|
Oralidade
|
·
Possibilitar o uso da linguagem oral
para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, ideias, e
sentimentos.
·
Propor atividades que ampliem as
possibilidades de comunicação e expressão.
·
Compreender e desenvolver diferentes
formas de linguagens.
·
Reprodução, narração e criação de
histórias.
|
Escrita
|
·
Possibilitar atividades que permitam a
compreensão da função social da escrita.
·
Promover atividades de letramento
visando conhecer, identificar e nomear o alfabeto de forma contextualizada.
·
Relacionar a linguagem oral com a
escrita.
·
Desenvolver o gosto pela leitura.
·
Interpretar histórias, com sequência
lógica.
·
Trabalhar na criação de textos
coletivos, a partir de figuras e objetos.
|
Lógico-
matemático
|
·
Possibilitar situações que visem
desenvolver o raciocínio lógico.
·
Estabelecer a relação número e
numeral.
·
Resolver situações problema com o tema
do projeto.
|
Natureza
e sociedade.
|
·
Trabalhar características do mundo
social e natural, formulando perguntas, manifestando opiniões, buscando
informações a respeito da cultura gaúcha.
·
Valorizar atitudes de preservação de
espaços coletivos deste ambiente.
·
Estimular atitudes de autonomia e
cooperação no grupo.
·
Conhecer as características da cultura
gaúcha.
|
Movimento
|
·
Propor atividades que propiciem o
desenvolvimento de lateralidade (esquerdo/ direito).
·
Criar jogos que desenvolvam o correr,
subir, descer, escorregar, rastejar, movimentar-se, dançar. (motricidade
ampla).
|
Artes
|
·
Desenvolver habilidades por meio do
desenho, pintura, recorte, colagem e modelagem.
·
Explorar diferentes materiais,
necessários ao fazer artístico.
·
Desenvolver a ato criativo e a
apreciação.
·
Confeccionar dobraduras.
·
Observar elementos das artes como..
cor, forma, textura.
|
Múcica
|
·
Participar de jogos e brincadeiras com
diferentes ritmos de músicas.
·
Criar repertório de canções para
desenvolver a memória musical da cultura gaúcha.
·
Coreografar músicas, para
apresentações.
|
7-
Atividade
motivadora
A atividade motivadora se dará a partir do DVD “Brasil
divertido”, mostrando um pouco de cada lugar do Brasil. Após será explorado o
globo, situando onde estamos.
8-
Metodologia
O trabalho será desenvolvido através de registros,
painéis, fotos, produções dirigidas, músicas.
9-
Avaliação
Segundo o RCN, a avaliação
na Educação Infantil, deve ser entendida como um processo de acompanhamento,
reflexão e registro das atividades propostas, assim como as diferentes
manifestações da criança.
Nesta concepção, a avaliação
exige um olhar do professor não apenas em uma criança, mas sim das interações
das mesmas.
1
- Dados de Identificação
Nome do projeto: EU
FAÇO ARTE COM A ARTE DE ROMERO BRITTO
Nome da professora: Patrícia Scremin
Nome da estagiária: Josiele e Hivi
Turma: Pré Escola B1 e B3
Turno: Manhã e tarde
Período: Abril a outubro
Ano: 2013
2
- JUSTIFICATIVA:
As artes estão
presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar, ao utilizar
materiais encontrados ao acaso, ao pintar objetos e até mesmo seu próprio
corpo, a criança pode se utilizar de expressões artísticas. A linguagem da arte
na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos
cognitivos, sensíveis e culturais.
A arte tem
grande importância dentro da educação, pois com ela podemos transformar como
também auxiliar na formação das crianças de modo geral, tornando-os seres mais
críticos e opinativos na sociedade. Por isso, escolho o artista Romero Britto,
para aguçar a criatividade das crianças, fazendo com que apreciem, e aprendam a
admirar a arte brasileira.
“A arte é capaz de refletir a celebração das coisas simples e boas da
vida. Isto é o mais importante para mim!”
Romero Britto
3
– OBJETIVO GERAL:
·
Aguçar
a criatividade de modo a se tornarem mais observadores e críticos,
desenvolvendo o interesse e o respeito por suas atividades artísticas, de
outras crianças e pela obra de arte de Romero Britto, ampliando seu
conhecimento de mundo e cultura.
4 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Conhecer as formas geométricas simples (quadrado, retângulo,
círculo e triângulo);
·
Estimular a coordenação motora fina;
·
Conhecer melhor quem é Romero Brito e sua arte;
·
Observar as cores utilizadas nas obras;
·
Experimentar e explorar diferentes objetos e materiais para
expressar sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos;
·
Fazer leitura de obras de arte a partir da observação, narração,
descrição e interpretação de imagens e objetos;
·
Observar os principais constituintes da linguagem visual (ponto,
linha, forma, cor, volume, contraste, luz, textura) fazendo uso em suas
produções, destes elementos.
5 - CONTEÚDOS:
·
Identidade e autonomia: Valores;
·
Artes visuais: Fazer artístico, apreciação de obras de arte,
exploração de materiais, leitura de obras de arte, observação e discussão
de imagens e objetos;
·
Linguagem: Contato com a leitura e escrita;
·
Matemática: Formas geométricas;
·
Corpo e movimento: Coordenação motora fina.
6 - AVALIAÇÃO:
·
Demonstra atenção ao
ouvir;
·
Produz trabalhos de
arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem,
da construção, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo de produção
e criação;
·
Conhece a diversidade de
produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, cinemas,
construções, etc;
·
Aprecia suas próprias
produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns;
·
Faz leitura de obras de arte a
partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
·
Manuseia e participa de
atividades que envolvem confecção de atividades diferenciadas;
·
Compreende o mundo da
escrita (palavras) e da leitura, mesmo que ainda não seja de forma
convencional;
·
Explora e identifica
propriedades geométricas.
·
Demonstra motricidade
fina (rasgar, modelar, picar, amassar, colar, dobrar, encaixar, empilhar);
METODOLOGIA:
·
Rodas de conversa: - Quem será é Romero Britto? -Alguém já o
conhece? – Quais das obras mais gostaram?
·
Se fosse um pintor igual a ele, o que você pintaria?
·
Releitura com tinta guache; obra FLOR;
·
Interferência com pedaços de papel, E.V.A: obra CAVALO;
·
Interferência com massinha: obra: A Perfect Day;
·
Criar um quadro com o tangran: fazer em casa, fazendo com que se
baseiem em alguma obra de Britto, escrever qual foi a obra escolhida, mandar
junto sobre o artista;
·
Passeio no CAL (Centro de Artes e Letras – UFSM);
·
Elaboração de uma escultura, baseada nas que foram vistas
no passeio, utilizando argila;
·
Criar uma obra de arte através da reutilização de materiais
recicláveis;
·
Desenho através de sensações, os alunos deverão desenhar ouvindo
diferentes ritmos de música e representar o que sentem. (conversa sobre a arte
de Romero que tem como tema a sensação de felicidade)
·
Técnica “Completando meu desenho”, onde a criança fará o seu
desenho e cada colega irá acrescentar um complemento. (Conversa sobre a
importância do outro e o respeito que devemos ter pelo trabalho do colega);
·
Técnica explorando as cores, onde será exposto a
vivacidade das cores utilizadas em sua obra,
·
Colorir com diversos materiais algumas obras;
·
Observar e discutir oralmente sobre algumas obras de Romero Britto
na rodinha, após criar uma história coletiva a partir da obra estudada;
·
Passear pelas turmas para observar as obras e autores que estão
sendo trabalhados;
·
Exploração de formas e cores através da observação dentro da obra
de Romero Britto;
·
Desenho livre: agora é sua vez, crie um desenho e pinte tendo base
à ideia das obras de Romero Britto;
·
Construção de uma obra de arte: (todos): obra Striped Fish;
·
Atividades de recorte;
·
Exposição de imagens de obras de arte para observação e releitura;
·
Atividade para casa: escolher junto com os pais uma obra de Romero
Britto e desenhá-la como eles veem (releitura);
·
Aprender a escrever o nome Romero Britto e de algumas obras;
·
Cartão para dia dos pais, a partir de uma releitura de obra; Blue
About you;
·
(coração azul)
·
Desenhar e Colorir a obra Prince Frog através da
observação (releitura);
·
Desenhar as formas geométricas, lembrar que Romero Britto utiliza
muitas as formas e questionar onde se encontra essas formas;
·
Mostrar no mapa onde Romero Britto nasceu;
·
Recursos tecnológicos utilizá-los em sala onde encontramos as
pinturas de Romero Britto;
·
Fazer um quebra-cabeça com a obra Cão Azul, onde eles irão colorir
a obra impressa com lápis de cor, depois recortá-la, colar em um papel mais
consistente e passar fita larga em cima, recortar e fazer o quebra-cabeça;
·
Escolher uma imagem para fazer uma camiseta para nossa turma.
·
Trabalhar uma obra sua com tecidos.
·
Confeccionar mascara de gesso, para cada aluno, com pintura
inspirada em Romero Britto.
·
Latinhas decoradas- Romero Britto.
Romero Britto
Pintor e artista plástico brasileiro
Biografia de Romero Britto:
Romero Britto
(1963) é um famoso pintor e artista plástico brasileiro. Radicado em Miami, nos
EUA, ficou conhecido pelo seu estilo alegre e colorido, por apresentar uma arte
pop, despojada da estética clássica e tradicional. É considerado um dos
artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas e o pintor brasileiro
mais bem sucedido fora do Brasil.
Romero Britto
nasceu no Recife, no dia 6 de outubro de 1963. Começou seu interesse pelas artes
na infância, quando usava sucatas e papelões de jornal para exercitar a sua
criatividade. Eram tempos de pobreza e muitas limitações na cidade do Recife.
Romero Britto também começou nessa época a usar a grafitagem, o que foi de
grande influência em seu trabalho.
Iniciou o curso
de Direito na Universidade Católica de Pernambuco, mas depois viajou aos
Estados Unidos e lá estabeleceu-se como artista de sucesso até hoje.
Para Kátia Smole (2000a), uma “proposta de trabalho de matemática para a escola infantil deve encorajar a exploração de uma grande variedade de idéias matemáticas relativas a números, medidas, geometria e noções rudimentares de estatística, de forma que as crianças desenvolvam e conservem um prazer e uma curiosidade acerca da matemática. Sendo assim, esta proposta deve incorporar contextos do mundo real, as experiências e a linguagem natural da criança no desenvolvimento das noções matemáticas, sem, no entanto, esquecer que a escola deve fazer o aluno ir além do que parece saber, deve tentar compreender como ele pensa e fazer as interferências no sentido de levar cada aluno a ampliar progressivamente suas noções matemáticas (p.62).”
Linguagem oral e escrita, lógico- matemática, natureza e sociedade,
movimento e artes.
1 - Dados de Identificação
Nome
do projeto: “Matematicando com meus pequenos”
Nome
da professora: Patrícia Scremin
Nome
da estagiária: Josiele e Hivi
Turma:
Pré escola B1 e B3
Turno:
Manhã, tarde
Período:
Abril a novembro
Ano:
2013
2-
Justificativa
Existem
muitas formas de conceber e trabalhar com a matemática na Educação Infantil. A
matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como a
criança organiza o meu pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis, através
de atividades concretas e significativas, coletivamente e individualmente.
“Acredita-se que a criança constrói suas bases matemáticas pela
necessidade de resolução de problemas de seu tempo, impostos pela complexidade
de situações da sociedade [...] parte de um sentido de número para uma
construção abstrata deste, sendo uma construção onde o fator tempo ocupa lugar
relevante. (MACIEL & BENEDETTI, 1992, pag.33 a 39)”
Para Kátia Smole (2000a), uma “proposta de trabalho de matemática para a escola infantil deve encorajar a exploração de uma grande variedade de idéias matemáticas relativas a números, medidas, geometria e noções rudimentares de estatística, de forma que as crianças desenvolvam e conservem um prazer e uma curiosidade acerca da matemática. Sendo assim, esta proposta deve incorporar contextos do mundo real, as experiências e a linguagem natural da criança no desenvolvimento das noções matemáticas, sem, no entanto, esquecer que a escola deve fazer o aluno ir além do que parece saber, deve tentar compreender como ele pensa e fazer as interferências no sentido de levar cada aluno a ampliar progressivamente suas noções matemáticas (p.62).”
Autores como Borin (2007) e
Macedo (2000) destacam que o jogo é um meio de diversão que acaba por motivar,
desenvolver habilidades, estimular o raciocínio, a capacidade de compreensão
dos conteúdos matemáticos e de outras áreas do conhecimento, os jogos exercem
importância no desenvolvimento físico e mental da criança, o que podem ser
observado durante os jogos e brincadeiras, que são prazerosos e despertam interesse
além de motivarem o indivíduo de qualquer idade.
3-
Objeto
Social do Conhecimento
Neste projeto a maior
intencionalidade pedagógica se dará na área do conhecimento de lógico-
matemática e de linguagem oral e escrita, mas não deixando de trabalhar a área
do conhecimento de natureza e sociedade, movimento e artes.
4-
Áreas
do conhecimento
Linguagem oral e escrita, lógico- matemática, natureza e sociedade,
movimento e artes.
5-
Objetivo
Geral
Elucidar a importância do lúdico, através dos jogos como estratégia
motivadora na aprendizagem matemática, assim como analisar a solução para a
educação e para o desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno na sua formação
social, além de mostrar como os jogos podem ser usados na educação como ferramenta
educacional, proporcionando a motivação em aprender.
6-
Conteúdos
e seus Objetivos
Conteúdo
|
Objetivos
|
Oralidade
|
·
Possibilitar o uso da linguagem oral
para conversar, brincar, jogar, comunicar e expressar desejos, idéias, e
sentimentos.
·
Propor atividades que ampliem as
possibilidades de comunicação e expressão.
·
Compreender e desenvolver diferentes
formas de linguagens.
·
Reprodução, narração e criação de
histórias.
|
Escrita
|
·
Possibilitar atividades que permitam a
compreensão da função social da escrita.
·
Promover atividades de letramento
visando conhecer, identificar e nomear o alfabeto de forma contextualizada.
·
Relacionar a linguagem oral com a
escrita.
·
Desenvolver o gosto pela leitura.
·
Interpretar histórias, com sequência
lógica.
|
Lógico-
matemático
|
·
Desenvolver
o raciocínio lógico matemático através dos jogos com regras;
·
Possibilitar situações que visem
desenvolver o raciocínio lógico.
·
Estabelecer a relação número e
numeral.
·
Resolver situações problema.
·
Identificar os números em diferentes
contextos.
·
promover atividades que possibilitem a
compreensão das relações matemáticas de. Comparação, ordenação,
classificação, sequência e seriação (primeiro/ último)
·
Identificar figuras e formas, medidas de
massa, medidas de grandeza, medidas de tempo;
·
Levar
as crianças a criar hipóteses para a solução dos problemas lançados;
|
Natureza
e sociedade.
|
·
Estimular atitudes de autonomia e
cooperação no grupo.
·
Possibilitar a percepção dos cuidados
necessários a preservação da vida e do ambiente.
·
Contextualizar algumas datas
comemorativas, que estará em anexo como atividades adicional.
|
Movimento
|
·
Propor atividades que propiciem o
desenvolvimento de lateralidade (esquerdo/ direito).
·
Criar jogos que desenvolvam o correr,
subir, descer, escorregar, rastejar, movimentar-se, dançar. (motricidade
ampla).
·
Possibilitar atividades de força,
equilíbrio, velocidade, resistência.
·
Desenvolver postura corporal adequada
em diferentes situações.
·
Desenvolver lateralidade.
|
Artes
|
·
Desenvolver habilidades por meio do
desenho, pintura, recorte, colagem e modelagem.
·
Explorar diferentes materiais,
necessários ao fazer artístico.
·
Desenvolver a ato criativo e a
apreciação.
·
Confeccionar dobraduras.
·
Observar elementos das artes como..
cor, forma, textura.
|
Múcica
|
·
Participar de jogos e brincadeiras com
diferentes ritmos de músicas.
·
Criar repertório de canções para
desenvolver a memória musical.
·
Coreografar músicas, para
apresentações.
|
7-
Atividade
motivadora
A atividade motivadora deste projeto será a construção do
jogo “roda números”, sendo que cada aluno confeccionará o seu jogo, após
brincar em sala de aula poderão levar para suas casas para interagirem com a
família.
8- Metodologia
O trabalho será
desenvolvido através de registros, painéis, fotos, produções dirigidas, músicas,
apreciação de DVDs, textos coletivos. Garantir que as crianças possam jogar,
oportunizando momentos de prazer, através de jogos com regras, cooperativos
assim como competitivos.
9-
Avaliação
Segundo o RCN, a avaliação na Educação
Infantil, deve ser entendida como um processo de acompanhamento, reflexão e
registro das atividades propostas, assim como as diferentes manifestações da
criança.
Nesta concepção, a avaliação exige um olhar
do professor não apenas em uma criança, mas sim das interações das mesmas.
10- Referências
Revista do Professor – Ano XXV – nº 100 out /
dez 2009;
REIS, Sílvia Marina G. dos – A matemática no cotidiano infantil;
REIS, Sílvia Marina G. dos – A matemática no cotidiano infantil;