Pré-escola B3 (profª. Patricia)

1 - Dados de Identificação
Nome do projeto: "Comendo até as letras"
Nome da professora: Patrícia T. Scremin
Nome da estagiária: Hivi
Turma: Pré escola B3
Turno: Tarde
Período: Abril a outubro
Ano: 2013

2-    Justificativa

Entre os fatores que influenciem no crescimento e desenvolvimento da criança e na preservação de sua saúde cabe à alimentação um lugar de importância indiscutível. É importante a formação de hábitos alimentares nas crianças para que tenham uma alimentação correta.
A criança, mesmo não alfabetizada, já pode ser inserida em um processo de letramento. Pois, ela faz a leitura incidental de rótulos, imagens, gestos, emoções. O contato com o mundo letrado é muito entes das letras e vai além delas.            “Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem, um mapa de quem você é, e de tudo que pode ser.” (Magda Soares). Contudo para que isto aconteça vou usar o tema alimentação, para trabalhar significativamente, envolvendo cada aluno num ambiente letrado.
Nesta idade, a criança começa a selecionar os alimentos, a partir daí ela pode começar a recusar alguns tipos, principalmente verduras e legumes e se não for incentivada a ingerir estes alimentos pode estabelecer maus hábitos alimentares para toda vida.
Na educação infantil é o melhor momento para tratarmos de bons hábitos da vida cotidiana, por isso, desenvolveremos este projeto, já que a turma mostrou interesse por fazer culinária, além de quererem aprender a escrever. Associando a alimentação à introdução do letramento, para tanto será apresentado ao aluno uma série de alimentos escolhidos segundo as letras do alfabeto e que serão apresentados seguindo a ordem do mesmo; assim o descobrimento das letras do alfabeto se dará de forma prazerosa bem como o contato com os diversos tipos de alimentos que serão oferecidos no decorrer do projeto.
Com este projeto “Comendo até as letras”, quero propor uma visão
contextualizado do letramento a partir de hábitos alimentares dos alunos, a partir de interessantes aulas de culinária.


3-    Objeto Social do Conhecimento
Neste projeto a maior intencionalidade pedagógica se dará na área do conhecimento de linguagem oral e escrita, mas não deixando de trabalhar a área do conhecimento lógico- matemática, de natureza e sociedade, movimento e artes.
                               
4-    Areas do conhecimento

Linguagem oral e escrita, lógico- matemática, natureza e sociedade, movimento e artes.


5-    Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo oportunizar a ampliação e experenciação do conhecimento que as crianças têm sobre as letras, sua origem, utilidade e aplicação na vida cotidiana, de forma viva e dinâmica, e contribuindo para uma efetiva formação de leitores e escritores, através dos alimentos que consumimos, a partir de cada letra do alfabeto.

6-    Conteúdos e seus Objetivos
Conteúdo
Objetivos
Oralidade
·         Possibilitar o uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, idéias, e sentimentos.
·         Propor atividades que ampliem as possibilidades de comunicação e expressão.
·         Compreender e desenvolver diferentes formas de linguagens.
·         Incentivar a alimentação;
·         Despertar o aluno para os bons hábitos alimentares;
·         Estimular o paladar;
·         Levar o aluno a descoberta de novos sabores;
·         Reprodução, narração e criação de histórias.
Escrita
·         Possibilitar atividades que permitam a compreensão da função social da escrita.
·         Promover atividades de letramento visando conhecer, identificar e nomear o alfabeto de forma contextualizada.
·         Escrever seu próprio nome, assim como palavras significativas.
·         Relacionar a linguagem oral com a escrita.
·         Utilizar diferentes portadores de texto, em diversificadas atividades.
·         Desenvolver o gosto pela leitura.
·         Interpretar histórias, com sequência lógica.
·         Trabalhar na criação de textos coletivos, a partir de figuras e objetos.

Lógico- matemático
·         Possibilitar situações que visem desenvolver o raciocínio lógico.
·         Estabelecer a relação número e numeral.
·         Resolver situações problema.
·         Identificar os números em diferentes contextos.
·         promover atividades que possibilitem a compreensão das relações matemáticas de. Comparação, ordenação, classificação, sequência e seriação (primeiro/ último)
·         Formas geométricas.

Natureza e sociedade.
·         Trabalhar características do mundo social e natural, formulando perguntas, manifestando opiniões, buscando informações.
·         Valorizar atitudes de preservação de espaços coletivos e do ambiente.
·         Estimular atitudes de autonomia e cooperação no grupo.
·         Possibilitar a percepção dos cuidados necessários a preservação da vida e do ambiente.
·         Conhecer e explorar situações de aprendizagem que envolvam.. o ar, a natureza, seres vivos.
·         Contextualizar algumas datas comemorativas, que estará em anexo como atividades adicional.

Movimento
·         Propor atividades que propiciem o desenvolvimento de lateralidade (esquerdo/ direito).
·         Criar jogos que desenvolvam o correr, subir, descer, escorregar, rastejar, movimentar-se, dançar. (motricidade ampla).
·         Possibilitar atividades de força, equilíbrio, velocidade, resistência.
·         Desenvolver postura corporal adequada em diferentes situações.
·         Desenvolver lateralidade.

Artes
·         Desenvolver habilidades por meio do desenho, pintura, recorte, colagem e modelagem.
·         Explorar diferentes materiais, necessários ao fazer artístico.
·         Desenvolver a ato criativo e a apreciação.
·         Confeccionar dobraduras.
·         Observar elementos das artes como.. cor, forma, textura.

Música
·         Participar de jogos e brincadeiras com diferentes ritmos de músicas.
·         Criar repertório de canções para desenvolver a memória musical.
·         Coreografar músicas, para apresentações.


7-    Atividade motivadora
A atividade motivadora será uma aula de culinária, no qual faremos uma pizza com ideia integrada ao projeto de matemática.

8-    Metodologia
O trabalho será desenvolvido através de registros, painéis, fotos, produções dirigidas, musicas, apreciação de DVDs, textos coletivos, produção de um livro da turma. Oportunizar regularmente atividades de leitura, favorecendo conversas entre as crianças para compartilharem suas opiniões. Garantir que as crianças possam ouvir a historia tal qual escrita, dando ritmo a narrativa e dando ideia correta do que significa ler, assim como momentos de leitura livre.

9-    Avaliação
Será entendida como um processo de acompanhamento, reflexão e registro das atividades propostas, assim como as diferentes manifestações da criança. Nesta concepção, a avaliação exige um olhar do professor não apenas em uma criança, mas sim das interações das mesmas.

10-  Referências
Revista Projetos Escolares: Educação Infantil.
Revista Guia Prático do Professor de Educação Infantil.

11-  Quadro


O QUE QUEREMOS APRENDER
O QUE SABEMOS
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