Pré-escola B3 (profª. Patricia)
1
- Dados de Identificação
Nome do projeto: "Comendo até
as letras"
Nome da professora: Patrícia
T. Scremin
Nome da estagiária: Hivi
Turma: Pré escola B3
Turno: Tarde
Período: Abril a outubro
Ano: 2013
2-
Justificativa
Entre os fatores que influenciem no crescimento e
desenvolvimento da criança e na preservação de sua saúde cabe à alimentação um
lugar de importância indiscutível. É importante a formação de hábitos
alimentares nas crianças para que tenham uma alimentação correta.
A criança, mesmo não
alfabetizada, já pode ser inserida em um processo de letramento. Pois, ela faz
a leitura incidental de rótulos, imagens, gestos, emoções. O contato com o
mundo letrado é muito entes das letras e vai além delas. “Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem,
um mapa de quem você é, e de tudo que pode ser.” (Magda Soares). Contudo para
que isto aconteça vou usar o tema alimentação, para trabalhar
significativamente, envolvendo cada aluno num ambiente letrado.
Nesta idade, a criança começa a selecionar os
alimentos, a partir daí ela pode começar a recusar alguns tipos, principalmente
verduras e legumes e se não for incentivada a ingerir estes alimentos pode
estabelecer maus hábitos alimentares para toda vida.
Na educação infantil é o melhor momento para
tratarmos de bons hábitos da vida cotidiana, por isso, desenvolveremos este
projeto, já que a turma mostrou interesse por fazer culinária, além de quererem
aprender a escrever. Associando a alimentação à introdução do letramento, para
tanto será apresentado ao aluno uma série de alimentos escolhidos segundo as
letras do alfabeto e que serão apresentados seguindo a ordem do mesmo; assim o
descobrimento das letras do alfabeto se dará de forma prazerosa bem como o
contato com os diversos tipos de alimentos que serão oferecidos no decorrer do
projeto.
Com
este projeto “Comendo até as letras”, quero propor uma visão
contextualizado do
letramento a partir de hábitos alimentares dos alunos, a partir de
interessantes aulas de culinária.
3-
Objeto
Social do Conhecimento
Neste projeto a maior
intencionalidade pedagógica se dará na área do conhecimento de linguagem oral e
escrita, mas não deixando de trabalhar a área do conhecimento lógico-
matemática, de natureza e sociedade, movimento e artes.
4-
Areas
do conhecimento
Linguagem oral e escrita, lógico- matemática,
natureza e sociedade, movimento e artes.
5-
Objetivo
Geral
Este projeto tem como objetivo oportunizar a ampliação e
experenciação do conhecimento que as crianças têm sobre as letras, sua origem,
utilidade e aplicação na vida cotidiana, de forma viva e dinâmica, e
contribuindo para uma efetiva formação de leitores e escritores, através dos
alimentos que consumimos, a partir de cada letra do alfabeto.
6-
Conteúdos
e seus Objetivos
Conteúdo
|
Objetivos
|
Oralidade
|
·
Possibilitar o uso da linguagem oral
para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, idéias, e
sentimentos.
·
Propor atividades que ampliem as
possibilidades de comunicação e expressão.
·
Compreender e desenvolver diferentes
formas de linguagens.
·
Incentivar a alimentação;
·
Despertar o aluno para os bons hábitos
alimentares;
·
Estimular o paladar;
·
Levar o aluno a descoberta de novos
sabores;
·
Reprodução, narração e criação de
histórias.
|
Escrita
|
·
Possibilitar atividades que permitam a
compreensão da função social da escrita.
·
Promover atividades de letramento
visando conhecer, identificar e nomear o alfabeto de forma contextualizada.
·
Escrever seu próprio nome, assim como
palavras significativas.
·
Relacionar a linguagem oral com a
escrita.
·
Utilizar diferentes portadores de
texto, em diversificadas atividades.
·
Desenvolver o gosto pela leitura.
·
Interpretar histórias, com sequência
lógica.
·
Trabalhar na criação de textos
coletivos, a partir de figuras e objetos.
|
Lógico-
matemático
|
·
Possibilitar situações que visem
desenvolver o raciocínio lógico.
·
Estabelecer a relação número e numeral.
·
Resolver situações problema.
·
Identificar os números em diferentes
contextos.
·
promover atividades que possibilitem a
compreensão das relações matemáticas de. Comparação, ordenação,
classificação, sequência e seriação (primeiro/ último)
·
Formas geométricas.
|
Natureza
e sociedade.
|
·
Trabalhar características do mundo
social e natural, formulando perguntas, manifestando opiniões, buscando
informações.
·
Valorizar atitudes de preservação de
espaços coletivos e do ambiente.
·
Estimular atitudes de autonomia e cooperação
no grupo.
·
Possibilitar a percepção dos cuidados
necessários a preservação da vida e do ambiente.
·
Conhecer e explorar situações de
aprendizagem que envolvam.. o ar, a natureza, seres vivos.
·
Contextualizar algumas datas
comemorativas, que estará em anexo como atividades adicional.
|
Movimento
|
·
Propor atividades que propiciem o
desenvolvimento de lateralidade (esquerdo/ direito).
·
Criar jogos que desenvolvam o correr,
subir, descer, escorregar, rastejar, movimentar-se, dançar. (motricidade
ampla).
·
Possibilitar atividades de força,
equilíbrio, velocidade, resistência.
·
Desenvolver postura corporal adequada
em diferentes situações.
·
Desenvolver lateralidade.
|
Artes
|
·
Desenvolver habilidades por meio do
desenho, pintura, recorte, colagem e modelagem.
·
Explorar diferentes materiais,
necessários ao fazer artístico.
·
Desenvolver a ato criativo e a
apreciação.
·
Confeccionar dobraduras.
·
Observar elementos das artes como..
cor, forma, textura.
|
Música
|
·
Participar de jogos e brincadeiras com
diferentes ritmos de músicas.
·
Criar repertório de canções para
desenvolver a memória musical.
·
Coreografar músicas, para
apresentações.
|
7-
Atividade
motivadora
A atividade motivadora será uma aula de culinária, no
qual faremos uma pizza com ideia integrada ao projeto de matemática.
8-
Metodologia
O trabalho será desenvolvido através de registros,
painéis, fotos, produções dirigidas, musicas, apreciação de DVDs, textos
coletivos, produção de um livro da turma. Oportunizar regularmente atividades
de leitura, favorecendo conversas entre as crianças para compartilharem suas
opiniões. Garantir que as crianças possam ouvir a historia tal qual escrita,
dando ritmo a narrativa e dando ideia correta do que significa ler, assim como
momentos de leitura livre.
9-
Avaliação
Será entendida como um
processo de acompanhamento, reflexão e registro das atividades propostas, assim
como as diferentes manifestações da criança. Nesta concepção, a avaliação exige
um olhar do professor não apenas em uma criança, mas sim das interações das
mesmas.
10- Referências
Revista Projetos Escolares: Educação Infantil.
Revista Guia Prático do Professor de Educação Infantil.
Revista Guia Prático do Professor de Educação Infantil.
11- Quadro
O QUE QUEREMOS APRENDER
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O QUE SABEMOS
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