Pré-escola B1 (profª. Patricia)
1 - Dados de Identificação
Nome
do projeto: “O que começa com A...”
Nome
da professora: Patrícia Scremin
Nome
da estagiária: Josiele
Turma:
Pré escola B1
Turno:
Manhã
Período:
Maio a outubro
Ano:
2013
2-
Justificativa
A criança, mesmo não alfabetizada, já
pode ser inserida em um processo de letramento. Pois, ela faz a leitura
incidental de rótulos, imagens, gestos, emoções. O contato com o mundo letrado
é muito entes das letras e vai além delas.
“Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem, um mapa de quem você é,
e de tudo que pode ser.” (Magda Soares).
As
crianças da Educação Infantil já estão inseridas em um ambiente preparatório,
cuja a aquisição de informações acontece naturalmente. As descobertas a que são
submetidas as levarão a um conhecimento prévio do que aprenderão no futuro e
com mais facilidade.
No
processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais
diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e
hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as
crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com
as outras pessoas e com o meio em que vivem.( RCNEI, 2002, P.21)
A partir da observação e do
interesse das crianças pelas letras, este projeto irá mostrar a importância de
familiarizar os alunos com o processo de alfabetização.
Com este projeto “O que
começa com A...”, partirá de uma música, no qual irei propor uma visão ampla de
práticas de leitura e escrita, partindo do cotidiano das crianças, sobre
questões relacionadas ao seu dia- a- dia, para tratar contextualizado o
letramento, com ajuda do alfabetário.
3-
Objeto
Social do Conhecimento
Neste projeto a maior
intencionalidade pedagógica se dará na área do conhecimento de linguagem oral e
escrita, mas não deixando de trabalhar a área do conhecimento lógico- matemática,
de natureza e sociedade, movimento e artes.
4-
Áreas
do conhecimento
Linguagem oral e escrita, lógico- matemática, natureza e sociedade,
movimento e artes.
5-
Objetivo
Geral
Apresentar o alfabeto e possibilitar a
criança um primeiro contato, com a diversidade de letras existentes,
propiciando o processo de associação entre elas, de forma lúdica e prazerosa,
com o intuito de valorizar a aprendizagem e o encantamento no contato com
letras.
6- Conteúdos e seus Objetivos
Conteúdo
|
Objetivos
|
Oralidade
|
·
Possibilitar o uso da linguagem oral
para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, ideias, e
sentimentos.
·
Propor atividades que ampliem as
possibilidades de comunicação e expressão.
·
Compreender e desenvolver diferentes
formas de linguagens.
·
Reprodução, narração e criação de
histórias.
|
Escrita
|
·
Possibilitar atividades que permitam a
compreensão da função social da escrita.
·
Promover atividades de letramento
visando conhecer, identificar e nomear o alfabeto de forma contextualizada.
·
Escrever seu próprio nome, assim como
palavras significativas.
·
Relacionar a linguagem oral com a
escrita.
·
Utilizar diferentes portadores de
texto, em diversificadas atividades.
·
Desenvolver o gosto pela leitura.
·
Interpretar histórias, com sequência
lógica.
·
Trabalhar na criação de textos
coletivos, a partir de figuras e objetos.
|
Lógico-
matemático
|
·
Possibilitar situações que visem
desenvolver o raciocínio lógico.
·
Estabelecer a relação número e
numeral.
·
Resolver situações problema.
·
Identificar os números em diferentes contextos.
·
promover atividades que possibilitem a
compreensão das relações matemáticas de. Comparação, ordenação,
classificação, sequência e seriação (primeiro/ último)
·
Formas geométricas.
|
Natureza
e sociedade.
|
·
Valorizar atitudes de preservação de
espaços coletivos e do ambiente.
·
Estimular atitudes de autonomia e
cooperação no grupo.
·
Possibilitar a percepção dos cuidados
necessários a preservação da vida e do ambiente.
·
Contextualizar algumas datas
comemorativas, que estará em anexo como atividades adicional.
|
Movimento
|
·
Propor atividades que propiciem o
desenvolvimento de lateralidade (esquerdo/ direito).
·
Criar jogos que desenvolvam o correr,
subir, descer, escorregar, rastejar, movimentar-se, dançar. (motricidade
ampla).
·
Possibilitar atividades de força, equilíbrio,
velocidade, resistência.
·
Desenvolver postura corporal adequada
em diferentes situações.
·
Desenvolver lateralidade.
|
Artes
|
·
Desenvolver habilidades por meio do
desenho, pintura, recorte, colagem e modelagem.
·
Explorar diferentes materiais, necessários
ao fazer artístico.
·
Desenvolver a ato criativo e a
apreciação.
·
Confeccionar dobraduras.
·
Observar elementos das artes como..
cor, forma, textura.
|
Música
|
·
Participar de jogos e brincadeiras com
diferentes ritmos de músicas.
·
Criar repertório de canções para
desenvolver a memória musical.
·
Coreografar músicas, para
apresentações.
|
7- Atividade motivadora
Com o painel,
confeccionado com bolsos, apresentar para as crianças diferentes oportunidades
de conhecer as letras, assim como suas características.
8- Metodologia
O trabalho será
desenvolvido através de registros, painéis, fotos, produções dirigidas, músicas,
apreciação de DVDs, textos coletivos, produção de um livro da turma.
Oportunizar regularmente atividades de leitura, favorecendo conversas entre as
crianças para compartilharem suas opiniões. Garantir que as crianças possam
ouvir a historia tal qual escrita, dando ritmo a narrativa e dando ideia
correta do que significa ler, assim como momentos de leitura livre.
9-
Avaliação
Será entendida como um processo de
acompanhamento, reflexão e registro das atividades propostas, assim como as
diferentes manifestações da criança, e suas interações.
10- Referências
SOARES, Magda;
Letramento: um tema em três gêneros; Belo Horizonte; Autêntica; 1988
11- Quadro
O QUE QUEREMOS APRENDER
|
O QUE APRENDEMOS
|
·
Fazer trabalho de letras
·
Desenhar
·
Ler e escrever
·
Contar
·
Contar história
·
Fazer temas
·
Escrever no caderno
·
Aprender matemática
·
Fazer os números
·
Fazer coisa de comer
|
·
·
·
·
·
·
·
·
·
|
Música: Alfabeto- Trem Da Alegria
O que começa com A, abacate e avião
O que começa com B, brincadeira e beliscão
O que começa com C, cachorrinho e caminhão
O que começa com D, dado, dedo, dói, dedão
O que começa com E, elefante e empurão
O que começa com F, faca, foca e feijão
O que começa com G, gato, garfo e garotão
O que começa com H, hot-dog e hamburgão
A e i o u
Ba be bi bo ó
Ca ce ci co ó
Da de di do ó
O que começa com I, Ivo, índio e injeção
O que começa com J, jacaré e jamelão
O que começa com L, lagartixa e lampião
O que começa com M, marmelada e macarão
O que começa com N, narizinho e narigão
O que começa com O, olho, onze e oração
O que começa com P, piniquinho, pinicão
O que começa com Q, quarta, quinta, sexta não
A e i o u
Ba be bi bo ó
Ca ce ci co ó
Da de di do ó
O que começa com R, rabanada e requeijão
O que começa com S, sapo, sopa e salsição
O que começa com T, talharim e tubarão
O que começa com U, urubu e não sei não
O que começa com V, vaca, vela e violão
O que começa com X, xixi, Xuxa e xuxuzão
O que começa com Z, zero, zorro e zangadão
Eu acho que já sabe ler
Quem cantar essa canção
O que começa com B, brincadeira e beliscão
O que começa com C, cachorrinho e caminhão
O que começa com D, dado, dedo, dói, dedão
O que começa com E, elefante e empurão
O que começa com F, faca, foca e feijão
O que começa com G, gato, garfo e garotão
O que começa com H, hot-dog e hamburgão
A e i o u
Ba be bi bo ó
Ca ce ci co ó
Da de di do ó
O que começa com I, Ivo, índio e injeção
O que começa com J, jacaré e jamelão
O que começa com L, lagartixa e lampião
O que começa com M, marmelada e macarão
O que começa com N, narizinho e narigão
O que começa com O, olho, onze e oração
O que começa com P, piniquinho, pinicão
O que começa com Q, quarta, quinta, sexta não
A e i o u
Ba be bi bo ó
Ca ce ci co ó
Da de di do ó
O que começa com R, rabanada e requeijão
O que começa com S, sapo, sopa e salsição
O que começa com T, talharim e tubarão
O que começa com U, urubu e não sei não
O que começa com V, vaca, vela e violão
O que começa com X, xixi, Xuxa e xuxuzão
O que começa com Z, zero, zorro e zangadão
Eu acho que já sabe ler
Quem cantar essa canção