Pré-escola B1 (profª. Patricia)

1 - Dados de Identificação
Nome do projeto: “O que começa com A...”
Nome da professora: Patrícia Scremin
Nome da estagiária: Josiele
Turma: Pré escola B1
Turno: Manhã
Período: Maio a outubro
Ano: 2013

2-    Justificativa
A criança, mesmo não alfabetizada, já pode ser inserida em um processo de letramento. Pois, ela faz a leitura incidental de rótulos, imagens, gestos, emoções. O contato com o mundo letrado é muito entes das letras e vai além delas.            “Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem, um mapa de quem você é, e de tudo que pode ser.” (Magda Soares).
As crianças da Educação Infantil já estão inseridas em um ambiente preparatório, cuja a aquisição de informações acontece naturalmente. As descobertas a que são submetidas as levarão a um conhecimento prévio do que aprenderão no futuro e com mais facilidade.
No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem  com as outras pessoas e com o meio em que vivem.( RCNEI, 2002, P.21)

A partir da observação e do interesse das crianças pelas letras, este projeto irá mostrar a importância de familiarizar os alunos com o processo de alfabetização.
Com este projeto “O que começa com A...”, partirá de uma música, no qual irei propor uma visão ampla de práticas de leitura e escrita, partindo do cotidiano das crianças, sobre questões relacionadas ao seu dia- a- dia, para tratar contextualizado o letramento, com ajuda do alfabetário.

3-    Objeto Social do Conhecimento
Neste projeto a maior intencionalidade pedagógica se dará na área do conhecimento de linguagem oral e escrita, mas não deixando de trabalhar a área do conhecimento lógico- matemática, de natureza e sociedade, movimento e artes.


4-    Áreas do conhecimento

Linguagem oral e escrita, lógico- matemática, natureza e sociedade, movimento e artes.


5-    Objetivo Geral

Apresentar o alfabeto e possibilitar a criança um primeiro contato, com a diversidade de letras existentes, propiciando o processo de associação entre elas, de forma lúdica e prazerosa, com o intuito de valorizar a aprendizagem e o encantamento no contato com letras.

6-    Conteúdos e seus Objetivos
Conteúdo
Objetivos
Oralidade
·         Possibilitar o uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, ideias, e sentimentos.
·         Propor atividades que ampliem as possibilidades de comunicação e expressão.
·         Compreender e desenvolver diferentes formas de linguagens.
·         Reprodução, narração e criação de histórias.
Escrita
·         Possibilitar atividades que permitam a compreensão da função social da escrita.
·         Promover atividades de letramento visando conhecer, identificar e nomear o alfabeto de forma contextualizada.
·         Escrever seu próprio nome, assim como palavras significativas.
·         Relacionar a linguagem oral com a escrita.
·         Utilizar diferentes portadores de texto, em diversificadas atividades.
·         Desenvolver o gosto pela leitura.
·         Interpretar histórias, com sequência lógica.
·         Trabalhar na criação de textos coletivos, a partir de figuras e objetos.

Lógico- matemático
·         Possibilitar situações que visem desenvolver o raciocínio lógico.
·         Estabelecer a relação número e numeral.
·         Resolver situações problema.
·         Identificar os números em diferentes contextos.
·         promover atividades que possibilitem a compreensão das relações matemáticas de. Comparação, ordenação, classificação, sequência e seriação (primeiro/ último)
·         Formas geométricas.

Natureza e sociedade.
·         Valorizar atitudes de preservação de espaços coletivos e do ambiente.
·         Estimular atitudes de autonomia e cooperação no grupo.
·         Possibilitar a percepção dos cuidados necessários a preservação da vida e do ambiente.
·         Contextualizar algumas datas comemorativas, que estará em anexo como atividades adicional.

Movimento
·         Propor atividades que propiciem o desenvolvimento de lateralidade (esquerdo/ direito).
·         Criar jogos que desenvolvam o correr, subir, descer, escorregar, rastejar, movimentar-se, dançar. (motricidade ampla).
·         Possibilitar atividades de força, equilíbrio, velocidade, resistência.
·         Desenvolver postura corporal adequada em diferentes situações.
·         Desenvolver lateralidade.

Artes
·         Desenvolver habilidades por meio do desenho, pintura, recorte, colagem e modelagem.
·         Explorar diferentes materiais, necessários ao fazer artístico.
·         Desenvolver a ato criativo e a apreciação.
·         Confeccionar dobraduras.
·         Observar elementos das artes como.. cor, forma, textura.

Música
·         Participar de jogos e brincadeiras com diferentes ritmos de músicas.
·         Criar repertório de canções para desenvolver a memória musical.
·         Coreografar músicas, para apresentações.

7-    Atividade motivadora
Com o painel, confeccionado com bolsos, apresentar para as crianças diferentes oportunidades de conhecer as letras, assim como suas características.

8-    Metodologia
O trabalho será desenvolvido através de registros, painéis, fotos, produções dirigidas, músicas, apreciação de DVDs, textos coletivos, produção de um livro da turma. Oportunizar regularmente atividades de leitura, favorecendo conversas entre as crianças para compartilharem suas opiniões. Garantir que as crianças possam ouvir a historia tal qual escrita, dando ritmo a narrativa e dando ideia correta do que significa ler, assim como momentos de leitura livre.

9-    Avaliação
Será entendida como um processo de acompanhamento, reflexão e registro das atividades propostas, assim como as diferentes manifestações da criança, e suas interações.

10-  Referências
SOARES, Magda; Letramento: um tema em três gêneros; Belo Horizonte; Autêntica; 1988
11-  Quadro

O QUE QUEREMOS APRENDER
O QUE APRENDEMOS
·         Fazer trabalho de letras
·         Desenhar
·         Ler e escrever
·         Contar
·         Contar história
·         Fazer temas
·         Escrever no caderno
·         Aprender matemática
·         Fazer os números
·         Fazer coisa de comer
·              
·             
·               
·              
·              
·             
·             
·              
·              
                                     

Música: Alfabeto- Trem Da Alegria

O que começa com A, abacate e avião
O que começa com B, brincadeira e beliscão
O que começa com C, cachorrinho e caminhão
O que começa com D, dado, dedo, dói, dedão
O que começa com E, elefante e empurão
O que começa com F, faca, foca e feijão
O que começa com G, gato, garfo e garotão
O que começa com H, hot-dog e hamburgão

A e i o u
Ba be bi bo ó
Ca ce ci co ó
Da de di do ó

O que começa com I, Ivo, índio e injeção
O que começa com J, jacaré e jamelão
O que começa com L, lagartixa e lampião
O que começa com M, marmelada e macarão
O que começa com N, narizinho e narigão
O que começa com O, olho, onze e oração
O que começa com P, piniquinho, pinicão
O que começa com Q, quarta, quinta, sexta não

A e i o u
Ba be bi bo ó
Ca ce ci co ó
Da de di do ó

O que começa com R, rabanada e requeijão
O que começa com S, sapo, sopa e salsição
O que começa com T, talharim e tubarão
O que começa com U, urubu e não sei não
O que começa com V, vaca, vela e violão
O que começa com X, xixi, Xuxa e xuxuzão
O que começa com Z, zero, zorro e zangadão

Eu acho que já sabe ler
Quem cantar essa canção 




0 Responses