Pré-escola A1 e A2 (profª. Querti)
1-DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
PREFEITURA
MUNICIPAL DE SANTA MARIA
CENTRO
DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASA DA CRIANÇA
PROJETO: “ Cultivando Tradições” 
Professora:
Querti  Guedes
Estagiária:
Maiquel Weiss e Maiani Bmarion
Turma
Pré A 1 manhã e Pré A2 tarde
Período
provável do projeto: +ou- 1 mês
Referente
ao 2º semestre de 2013
Diretora:
Rossonia Serafini Marini
Vice
diretora: Giovana Cancian de Melo
Coordenadora
pedagógica: Juliana Pinto Gomes
2- JUSTIFICATIVA: 
Este
projeto visará trabalhar e conhecer nossa cultura gaucha, cultivando nossas
tradições que desde muito cedo são valorizadas e transmitidas de pai para
filho, e na escola nossa intenção será pesquisar e conhecer mais das nossas
lendas, tradições, músicas, dança, gostos, alimentos, personalidades, enfim,
nossa cultura do Rio Grande do Sul.
3- OBJETO SOCIAL DO
CONHECIMENTO: Natureza
e sociedade
4- ÁREAS DO CONHECIMENTO: 
- Linguagem oral e
escrita; 
- Conhecimento
lógico-matemático;
- movimento;
- artes.
5- OBJETIVO GERAL:  Valorizar e conhecer toda nossa cultura
regional.
6- CONTEÚDOS E SEUS
OBJETIVOS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
| 
Oralidade | 
Ø  Possibilitar por meio da oralidade a integração
  com o grupo; 
Ø  Desenvolver a expressão de sentimentos, idéias e
  opinião individual, durante conversas no decorrer da aula; 
Ø  Ampliar o vocabulário e aprimorar a influência
  verbal; 
Ø  Criar possibilidades de representação dos
  diferentes tipos de linguagens; 
Ø  Valorizar momentos que se desenvolva a
  imaginação, fantasia e faz de conta; | 
| 
Práticas de Leitura e Escrita | 
Ø  Valorizar o prazer pela literatura infantil
  através da interpretação individual por meio de registros gráficos; 
Ø  Reconhecer e compreender da função social da língua
  escrita (letramento);  
Ø  Desenvolver a consciência crítica e reflexiva a
  partir de diferentes gêneros (poemas, parlendas, informativos) e pelo
  conhecimento do mundo que nos rodeia (slogans, rótulos, marcas, etc); 
Ø  Identificar e nomear as letras do alfabeto de
  forma contextualizada; 
Ø  Propor a produção de textos coletivos. | 
LÓGICO – MATEMÁTICA
| 
CONTEÚDO | 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS | 
| 
Classificação | 
Ø  Agrupar elementos segundo atributos; 
Ø  Classificar quanto a forma, tamanho, cor e
  espessura; 
Ø  Desenvolver o raciocínio lógico. | 
| 
Sequencia | 
Ø  Promover situações em que a criança estabeleça
  sequencia temporal, considerando dias da semana, meses do ano e ano, além de
  sequencia de jogos e atividades. | 
| 
Seriação | 
Ø  Organizar elementos segundo atributos como ordem
  crescente e decrescente, primeiro e último; 
Ø  Seriar elementos/objetos sequenciando ordem. | 
| 
Medida | 
Ø  Comparar
  comprimento/capacidade/altura/distância/peso de objetos utilizando diferentes
  recursos; 
Ø  Promover situações que a criança estabeleça
  relações de temporalidade, considerando espaço e tempo vivido e percebido
  (ontem, hoje e amanhã). | 
| 
Espaço e formas | 
Ø  Reconhecer objetos, cores, formas e tamanhos; 
Ø  Favorecer situações em que a criança possa
  identificar e comparar conceitos de lateralidade, posição e distância; 
Ø  Explorar e identificar propriedades geométricas
  de objetos e figuras.  | 
| 
Sistema de numeração | 
Ø  Estabelecer relação de número e quantidade; 
Ø  Identificar signos numéricos; 
Ø  Resolver situações problema com funções mentais
  como ferramenta; 
Ø  Identificar concretamente a idéia de juntar e
  tirar (soma e subtração) 
Ø  Identificar concretamente a divisão como situação
  problema; 
Ø  Utilizar a contagem oral, em brincadeiras e em
  situações para que as crianças reconheçam sua necessidade. | 
NATUREZA E SOCIEDADE
| 
CONTEÚDO | 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS | 
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Eu / família | 
Ø  Conhecer a si próprio, assim como o meio que o
  rodeia; 
Ø  Valorizar o respeito entre pai, mãe, irmãos,
  avos, ...; 
Ø  Trabalhar a relação família e suas diferentes
  constituições em sala de aula; 
Ø  Possibilitar momentos de higiene pessoal, bem
  como compreender a importância de cuidar de si mesmo; 
Ø  Conhecimento de diferentes culturas. | 
| 
Conhecimento de mundo | 
Ø  Desenvolver habilidades como: observação,
  análise, descrição, classificação utilizando diferentes situações de
  aprendizagem; 
Ø  Estimular diferentes formas de observar o mundo; 
Ø  Conhecer e explorar o ambiente em que vive; 
Ø  Oportunizar a reflexão e troca de experiências em
  aula. | 
| 
Casa/comunidade/escola | 
Ø  Estimular situações de autonomia e cooperação de
  diferentes grupos; 
Ø  Construir noções de atitudes e regras de convivências
  sociais (socialização); | 
| 
Meio ambiente 
(alimentos/ plantas/ animais) | 
Ø  Conhecer a reutilização do lixo (reciclagem); 
Ø  Incentivar momentos de culinária; 
Ø  Incentivar, conscientizar sobre o cuidado e
  preservação da natureza; 
Ø  Orientar sobre como garantir nossa água e
  cuidados com ela; 
Ø  Construir a percepção de cuidados necessários a
  preservação da vida e do ambiente onde vivemos; | 
| 
Mídias e tecnologias | 
Ø  Possibilitar em aula a utilização desse
  conhecimento, mesmo que visual para inserir o grupo neste contexto da
  informática. | 
MOVIMENTO
| 
CONTEÚDO | 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS | 
| 
Expressividade | 
Ø  Utilizar expressivamente e intencionalmente o
  movimento nas situações cotidianas; 
Ø  Perceber diferentes estruturas rítmicas para
  expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeira e outros
  movimentos; 
Ø  Trabalhar noções de corporeidade por meio da
  percepção de sensações, limites, potencialidades e conhecimento do próprio
  corpo. | 
| 
Equilíbrio e coordenação  | 
Ø  Valorização e incentivo a conquistas corporais; 
Ø  Propor atividades com brincadeiras e jogos que
  envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se,
  dançar para ampliar o conhecimento e o controle sobre o corpo e movimentos; 
Ø  Manipulação de materiais para aperfeiçoar
  habilidades manuais. | 
ARTES
| 
CONTEÚDO | 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS | 
| 
O Fazer artístico | 
Ø  Estimular a Expressão, a imaginação, valorizando
  as próprias produções dos alunos; 
Ø  Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens a
  partir de seu próprio repertório, respeitando suas limitações; 
Ø  Utilizar elementos da linguagem das artes como:
  ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.; | 
| 
Apreciação e artes visuais | 
Ø  Oportunizar a produção de arte em geral; 
Ø  Proporcionar leituras de obras de arte e a partir
  da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos; 
Ø  Conhecer a diversidade de produções artísticas
  como desenhos, pinturas, esculturas, construções fotográficas, colagens,
  ilustrações, etc.; 
Ø  Relacionar produções artísticas com experiências
  pessoais dos alunos, inclusive com os projetos desenvolvidos em sala de aula. | 
| 
Fazer musical | 
Ø  Desenvolver a musicalidade e o ritmo;  
Ø  Desenvolver a memória musical a partir de um
  repertório de canções; 
Ø  Realizar jogos e brincadeiras que envolvam a
  dança e a improvisação musical; 
Ø  Estimular a percepção auditiva e a observação de
  diversos gêneros e estilos musicais de diferentes épocas e culturas; | 
7- ATIVIDADE MOTIVADORA: 
Roda de chimarrão na sala
com toda a turma e conhecendo a lenda do chimarrão.
8- ETAPAS PROVÁVEIS: 
   - Conhecer diversas Histórias
infantis e contos gauchescos;
- Utilizar técnicas de dramatizar e fazer reconto;
- Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo ao manusearmos e contarmos histórias;
- Permitir a livre expressão ao permitir que se expressem nas atividades;
- Passeio ao show do Pandorga da Lua;
- roda de chimarrão;
- Conhecendo a nossa bandeira;
- Registros gráficos em aula;
extos coletivos;
- Atividades manuais sobre as histórias como artes, colagem, maquetes, etc...
- Utilizar técnicas de dramatizar e fazer reconto;
- Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo ao manusearmos e contarmos histórias;
- Permitir a livre expressão ao permitir que se expressem nas atividades;
- Passeio ao show do Pandorga da Lua;
- roda de chimarrão;
- Conhecendo a nossa bandeira;
- Registros gráficos em aula;
extos coletivos;
- Atividades manuais sobre as histórias como artes, colagem, maquetes, etc...
   - Conversa informal diálogo e questionamento
oral através das historinhas, cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
-Músicas;
- História em seqüência;
- Historinhas infantis;
- Dramatização das historinhas (teatrinho);
-Músicas;
- História em seqüência;
- Historinhas infantis;
- Dramatização das historinhas (teatrinho);
  -
Churrasco com a turminha na sala multifuncional co todos ajudando a organizar a
atividade com os profes;
   -Filmes
e histórias no telão e uso de mídias para desenvolver as atividades;
- Bailezinho na sala;
- Culinária de carreteiro na sala; 
- Questionar com os pais sugestão de atividades e
participação no projeto;
9- ATIVIDADE AVALIATIVA:
     A avaliação será composta de
observação e analise das atividades e práticas de sala de aula. 
10- BIBLIOGRAFIA:
           - BARBOSA, Maria
Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza.
                    Projetos Pedagógicos na Educação
Infantil. POA: Artmed, 2008.
           - BRASIL. Ministério da Educação e
do Desporto.  Referencial curricular
nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Algumas atividades deste projeto:
Atividade "Comemorando a Semana da Pátria e conhecendo a nossa Bandeira"
 (pré-escola A1 e A2)
Atividade  "Aprendendo a reciclar" com espetinho de frutas 
tema: "As riquezas que temos no nosso país"
Atividade de integração com VÍDEO  "TEATRO QUINTAL DA CULTURA" 
Roda de chimarrão e conhecendo a erva-mate (turma pré-escola A1)
 
 
 
