Pré-escola A1 e A2 (profª. Querti)
1-DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
PREFEITURA
MUNICIPAL DE SANTA MARIA
CENTRO
DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASA DA CRIANÇA
PROJETO: “ Cultivando Tradições”
Professora:
Querti Guedes
Estagiária:
Maiquel Weiss e Maiani Bmarion
Turma
Pré A 1 manhã e Pré A2 tarde
Período
provável do projeto: +ou- 1 mês
Referente
ao 2º semestre de 2013
Diretora:
Rossonia Serafini Marini
Vice
diretora: Giovana Cancian de Melo
Coordenadora
pedagógica: Juliana Pinto Gomes
2- JUSTIFICATIVA:
Este
projeto visará trabalhar e conhecer nossa cultura gaucha, cultivando nossas
tradições que desde muito cedo são valorizadas e transmitidas de pai para
filho, e na escola nossa intenção será pesquisar e conhecer mais das nossas
lendas, tradições, músicas, dança, gostos, alimentos, personalidades, enfim,
nossa cultura do Rio Grande do Sul.
3- OBJETO SOCIAL DO
CONHECIMENTO: Natureza
e sociedade
4- ÁREAS DO CONHECIMENTO:
- Linguagem oral e
escrita;
- Conhecimento
lógico-matemático;
- movimento;
- artes.
5- OBJETIVO GERAL: Valorizar e conhecer toda nossa cultura
regional.
6- CONTEÚDOS E SEUS
OBJETIVOS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Oralidade
|
Ø Possibilitar por meio da oralidade a integração
com o grupo;
Ø Desenvolver a expressão de sentimentos, idéias e
opinião individual, durante conversas no decorrer da aula;
Ø Ampliar o vocabulário e aprimorar a influência
verbal;
Ø Criar possibilidades de representação dos
diferentes tipos de linguagens;
Ø Valorizar momentos que se desenvolva a
imaginação, fantasia e faz de conta;
|
Práticas de Leitura e Escrita
|
Ø Valorizar o prazer pela literatura infantil
através da interpretação individual por meio de registros gráficos;
Ø Reconhecer e compreender da função social da língua
escrita (letramento);
Ø Desenvolver a consciência crítica e reflexiva a
partir de diferentes gêneros (poemas, parlendas, informativos) e pelo
conhecimento do mundo que nos rodeia (slogans, rótulos, marcas, etc);
Ø Identificar e nomear as letras do alfabeto de
forma contextualizada;
Ø Propor a produção de textos coletivos.
|
LÓGICO – MATEMÁTICA
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
Classificação
|
Ø Agrupar elementos segundo atributos;
Ø Classificar quanto a forma, tamanho, cor e
espessura;
Ø Desenvolver o raciocínio lógico.
|
Sequencia
|
Ø Promover situações em que a criança estabeleça
sequencia temporal, considerando dias da semana, meses do ano e ano, além de
sequencia de jogos e atividades.
|
Seriação
|
Ø Organizar elementos segundo atributos como ordem
crescente e decrescente, primeiro e último;
Ø Seriar elementos/objetos sequenciando ordem.
|
Medida
|
Ø Comparar
comprimento/capacidade/altura/distância/peso de objetos utilizando diferentes
recursos;
Ø Promover situações que a criança estabeleça
relações de temporalidade, considerando espaço e tempo vivido e percebido
(ontem, hoje e amanhã).
|
Espaço e formas
|
Ø Reconhecer objetos, cores, formas e tamanhos;
Ø Favorecer situações em que a criança possa
identificar e comparar conceitos de lateralidade, posição e distância;
Ø Explorar e identificar propriedades geométricas
de objetos e figuras.
|
Sistema de numeração
|
Ø Estabelecer relação de número e quantidade;
Ø Identificar signos numéricos;
Ø Resolver situações problema com funções mentais
como ferramenta;
Ø Identificar concretamente a idéia de juntar e
tirar (soma e subtração)
Ø Identificar concretamente a divisão como situação
problema;
Ø Utilizar a contagem oral, em brincadeiras e em
situações para que as crianças reconheçam sua necessidade.
|
NATUREZA E SOCIEDADE
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
Eu / família
|
Ø Conhecer a si próprio, assim como o meio que o
rodeia;
Ø Valorizar o respeito entre pai, mãe, irmãos,
avos, ...;
Ø Trabalhar a relação família e suas diferentes
constituições em sala de aula;
Ø Possibilitar momentos de higiene pessoal, bem
como compreender a importância de cuidar de si mesmo;
Ø Conhecimento de diferentes culturas.
|
Conhecimento de mundo
|
Ø Desenvolver habilidades como: observação,
análise, descrição, classificação utilizando diferentes situações de
aprendizagem;
Ø Estimular diferentes formas de observar o mundo;
Ø Conhecer e explorar o ambiente em que vive;
Ø Oportunizar a reflexão e troca de experiências em
aula.
|
Casa/comunidade/escola
|
Ø Estimular situações de autonomia e cooperação de
diferentes grupos;
Ø Construir noções de atitudes e regras de convivências
sociais (socialização);
|
Meio ambiente
(alimentos/ plantas/ animais)
|
Ø Conhecer a reutilização do lixo (reciclagem);
Ø Incentivar momentos de culinária;
Ø Incentivar, conscientizar sobre o cuidado e
preservação da natureza;
Ø Orientar sobre como garantir nossa água e
cuidados com ela;
Ø Construir a percepção de cuidados necessários a
preservação da vida e do ambiente onde vivemos;
|
Mídias e tecnologias
|
Ø Possibilitar em aula a utilização desse
conhecimento, mesmo que visual para inserir o grupo neste contexto da
informática.
|
MOVIMENTO
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
Expressividade
|
Ø Utilizar expressivamente e intencionalmente o
movimento nas situações cotidianas;
Ø Perceber diferentes estruturas rítmicas para
expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeira e outros
movimentos;
Ø Trabalhar noções de corporeidade por meio da
percepção de sensações, limites, potencialidades e conhecimento do próprio
corpo.
|
Equilíbrio e coordenação
|
Ø Valorização e incentivo a conquistas corporais;
Ø Propor atividades com brincadeiras e jogos que
envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se,
dançar para ampliar o conhecimento e o controle sobre o corpo e movimentos;
Ø Manipulação de materiais para aperfeiçoar
habilidades manuais.
|
ARTES
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
O Fazer artístico
|
Ø Estimular a Expressão, a imaginação, valorizando
as próprias produções dos alunos;
Ø Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens a
partir de seu próprio repertório, respeitando suas limitações;
Ø Utilizar elementos da linguagem das artes como:
ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.;
|
Apreciação e artes visuais
|
Ø Oportunizar a produção de arte em geral;
Ø Proporcionar leituras de obras de arte e a partir
da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
Ø Conhecer a diversidade de produções artísticas
como desenhos, pinturas, esculturas, construções fotográficas, colagens,
ilustrações, etc.;
Ø Relacionar produções artísticas com experiências
pessoais dos alunos, inclusive com os projetos desenvolvidos em sala de aula.
|
Fazer musical
|
Ø Desenvolver a musicalidade e o ritmo;
Ø Desenvolver a memória musical a partir de um
repertório de canções;
Ø Realizar jogos e brincadeiras que envolvam a
dança e a improvisação musical;
Ø Estimular a percepção auditiva e a observação de
diversos gêneros e estilos musicais de diferentes épocas e culturas;
|
7- ATIVIDADE MOTIVADORA:
Roda de chimarrão na sala
com toda a turma e conhecendo a lenda do chimarrão.
8- ETAPAS PROVÁVEIS:
- Conhecer diversas Histórias
infantis e contos gauchescos;
- Utilizar técnicas de dramatizar e fazer reconto;
- Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo ao manusearmos e contarmos histórias;
- Permitir a livre expressão ao permitir que se expressem nas atividades;
- Passeio ao show do Pandorga da Lua;
- roda de chimarrão;
- Conhecendo a nossa bandeira;
- Registros gráficos em aula;
extos coletivos;
- Atividades manuais sobre as histórias como artes, colagem, maquetes, etc...
- Utilizar técnicas de dramatizar e fazer reconto;
- Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo ao manusearmos e contarmos histórias;
- Permitir a livre expressão ao permitir que se expressem nas atividades;
- Passeio ao show do Pandorga da Lua;
- roda de chimarrão;
- Conhecendo a nossa bandeira;
- Registros gráficos em aula;
extos coletivos;
- Atividades manuais sobre as histórias como artes, colagem, maquetes, etc...
- Conversa informal diálogo e questionamento
oral através das historinhas, cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
-Músicas;
- História em seqüência;
- Historinhas infantis;
- Dramatização das historinhas (teatrinho);
-Músicas;
- História em seqüência;
- Historinhas infantis;
- Dramatização das historinhas (teatrinho);
-
Churrasco com a turminha na sala multifuncional co todos ajudando a organizar a
atividade com os profes;
-Filmes
e histórias no telão e uso de mídias para desenvolver as atividades;
- Bailezinho na sala;
- Culinária de carreteiro na sala;
- Questionar com os pais sugestão de atividades e
participação no projeto;
9- ATIVIDADE AVALIATIVA:
A avaliação será composta de
observação e analise das atividades e práticas de sala de aula.
10- BIBLIOGRAFIA:
- BARBOSA, Maria
Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza.
Projetos Pedagógicos na Educação
Infantil. POA: Artmed, 2008.
- BRASIL. Ministério da Educação e
do Desporto. Referencial curricular
nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Algumas atividades deste projeto:
Atividade "Comemorando a Semana da Pátria e conhecendo a nossa Bandeira"
(pré-escola A1 e A2)
Atividade "Aprendendo a reciclar" com espetinho de frutas
tema: "As riquezas que temos no nosso país"
Atividade de integração com VÍDEO "TEATRO QUINTAL DA CULTURA"
Roda de chimarrão e conhecendo a erva-mate (turma pré-escola A1)