Pré-escola A1 e A2 (profª. Querti)

1-DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASA DA CRIANÇA
PROJETO: “ Cultivando Tradições”
Professora: Querti  Guedes
Estagiária: Maiquel Weiss e Maiani Bmarion
Turma Pré A 1 manhã e Pré A2 tarde
Período provável do projeto: +ou- 1 mês
Referente ao 2º semestre de 2013
Diretora: Rossonia Serafini Marini
Vice diretora: Giovana Cancian de Melo
Coordenadora pedagógica: Juliana Pinto Gomes


2- JUSTIFICATIVA:

Este projeto visará trabalhar e conhecer nossa cultura gaucha, cultivando nossas tradições que desde muito cedo são valorizadas e transmitidas de pai para filho, e na escola nossa intenção será pesquisar e conhecer mais das nossas lendas, tradições, músicas, dança, gostos, alimentos, personalidades, enfim, nossa cultura do Rio Grande do Sul.

3- OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO: Natureza e sociedade

4- ÁREAS DO CONHECIMENTO:

- Linguagem oral e escrita;

- Conhecimento lógico-matemático;

- movimento;

- artes.

5- OBJETIVO GERAL:  Valorizar e conhecer toda nossa cultura regional.






6- CONTEÚDOS E SEUS OBJETIVOS:

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Oralidade
Ø  Possibilitar por meio da oralidade a integração com o grupo;
Ø  Desenvolver a expressão de sentimentos, idéias e opinião individual, durante conversas no decorrer da aula;
Ø  Ampliar o vocabulário e aprimorar a influência verbal;
Ø  Criar possibilidades de representação dos diferentes tipos de linguagens;
Ø  Valorizar momentos que se desenvolva a imaginação, fantasia e faz de conta;

Práticas de Leitura e Escrita
Ø  Valorizar o prazer pela literatura infantil através da interpretação individual por meio de registros gráficos;
Ø  Reconhecer e compreender da função social da língua escrita (letramento);
Ø  Desenvolver a consciência crítica e reflexiva a partir de diferentes gêneros (poemas, parlendas, informativos) e pelo conhecimento do mundo que nos rodeia (slogans, rótulos, marcas, etc);
Ø  Identificar e nomear as letras do alfabeto de forma contextualizada;
Ø  Propor a produção de textos coletivos.



LÓGICO – MATEMÁTICA

CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Classificação
Ø  Agrupar elementos segundo atributos;
Ø  Classificar quanto a forma, tamanho, cor e espessura;
Ø  Desenvolver o raciocínio lógico.
Sequencia
Ø  Promover situações em que a criança estabeleça sequencia temporal, considerando dias da semana, meses do ano e ano, além de sequencia de jogos e atividades.
Seriação
Ø  Organizar elementos segundo atributos como ordem crescente e decrescente, primeiro e último;
Ø  Seriar elementos/objetos sequenciando ordem.
Medida
Ø  Comparar comprimento/capacidade/altura/distância/peso de objetos utilizando diferentes recursos;
Ø  Promover situações que a criança estabeleça relações de temporalidade, considerando espaço e tempo vivido e percebido (ontem, hoje e amanhã).
Espaço e formas
Ø  Reconhecer objetos, cores, formas e tamanhos;
Ø  Favorecer situações em que a criança possa identificar e comparar conceitos de lateralidade, posição e distância;
Ø  Explorar e identificar propriedades geométricas de objetos e figuras.
Sistema de numeração
Ø  Estabelecer relação de número e quantidade;
Ø  Identificar signos numéricos;
Ø  Resolver situações problema com funções mentais como ferramenta;
Ø  Identificar concretamente a idéia de juntar e tirar (soma e subtração)
Ø  Identificar concretamente a divisão como situação problema;
Ø  Utilizar a contagem oral, em brincadeiras e em situações para que as crianças reconheçam sua necessidade.



NATUREZA E SOCIEDADE
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Eu / família

Ø  Conhecer a si próprio, assim como o meio que o rodeia;
Ø  Valorizar o respeito entre pai, mãe, irmãos, avos, ...;
Ø  Trabalhar a relação família e suas diferentes constituições em sala de aula;
Ø  Possibilitar momentos de higiene pessoal, bem como compreender a importância de cuidar de si mesmo;
Ø  Conhecimento de diferentes culturas.
Conhecimento de mundo
Ø  Desenvolver habilidades como: observação, análise, descrição, classificação utilizando diferentes situações de aprendizagem;
Ø  Estimular diferentes formas de observar o mundo;
Ø  Conhecer e explorar o ambiente em que vive;
Ø  Oportunizar a reflexão e troca de experiências em aula.
Casa/comunidade/escola
Ø  Estimular situações de autonomia e cooperação de diferentes grupos;
Ø  Construir noções de atitudes e regras de convivências sociais (socialização);
Meio ambiente
(alimentos/ plantas/ animais)
Ø  Conhecer a reutilização do lixo (reciclagem);
Ø  Incentivar momentos de culinária;
Ø  Incentivar, conscientizar sobre o cuidado e preservação da natureza;
Ø  Orientar sobre como garantir nossa água e cuidados com ela;
Ø  Construir a percepção de cuidados necessários a preservação da vida e do ambiente onde vivemos;
Mídias e tecnologias
Ø  Possibilitar em aula a utilização desse conhecimento, mesmo que visual para inserir o grupo neste contexto da informática.


MOVIMENTO

CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Expressividade
Ø  Utilizar expressivamente e intencionalmente o movimento nas situações cotidianas;
Ø  Perceber diferentes estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeira e outros movimentos;
Ø  Trabalhar noções de corporeidade por meio da percepção de sensações, limites, potencialidades e conhecimento do próprio corpo.
Equilíbrio e coordenação
Ø  Valorização e incentivo a conquistas corporais;
Ø  Propor atividades com brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar para ampliar o conhecimento e o controle sobre o corpo e movimentos;
Ø  Manipulação de materiais para aperfeiçoar habilidades manuais.

ARTES

CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O Fazer artístico
Ø  Estimular a Expressão, a imaginação, valorizando as próprias produções dos alunos;
Ø  Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de seu próprio repertório, respeitando suas limitações;
Ø  Utilizar elementos da linguagem das artes como: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.;
Apreciação e artes visuais
Ø  Oportunizar a produção de arte em geral;
Ø  Proporcionar leituras de obras de arte e a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos;
Ø  Conhecer a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, construções fotográficas, colagens, ilustrações, etc.;
Ø  Relacionar produções artísticas com experiências pessoais dos alunos, inclusive com os projetos desenvolvidos em sala de aula.
Fazer musical
Ø  Desenvolver a musicalidade e o ritmo;
Ø  Desenvolver a memória musical a partir de um repertório de canções;
Ø  Realizar jogos e brincadeiras que envolvam a dança e a improvisação musical;
Ø  Estimular a percepção auditiva e a observação de diversos gêneros e estilos musicais de diferentes épocas e culturas;



7- ATIVIDADE MOTIVADORA:
Roda de chimarrão na sala com toda a turma e conhecendo a lenda do chimarrão.
  
8- ETAPAS PROVÁVEIS:

   - Conhecer diversas Histórias infantis e contos gauchescos;
  - Utilizar  técnicas de dramatizar e fazer reconto;
  - Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo ao manusearmos e contarmos histórias;
   - Permitir a livre expressão ao permitir que se expressem nas atividades;
   - Passeio ao show do Pandorga da Lua;
   - roda de chimarrão;
   - Conhecendo a nossa bandeira;
   - Registros gráficos em aula;
  extos coletivos;
  - Atividades manuais sobre as histórias como artes, colagem, maquetes, etc...

   - Conversa informal diálogo e questionamento oral através das historinhas, cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
   -Músicas;
   - História em seqüência;
   - Historinhas infantis;
   - Dramatização das historinhas (teatrinho);
  - Churrasco com a turminha na sala multifuncional co todos ajudando a organizar a atividade com os profes;
   -Filmes e histórias no telão e uso de mídias para desenvolver as atividades;
- Bailezinho na sala;
- Culinária de carreteiro na sala;
- Questionar com os pais sugestão de atividades e participação no projeto;



9- ATIVIDADE AVALIATIVA:
     A avaliação será composta de observação e analise das atividades e práticas de sala de aula.


10- BIBLIOGRAFIA:


           - BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza.
                    Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. POA: Artmed, 2008.


           - BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.  Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Algumas atividades deste projeto:

Atividade "Comemorando a Semana da Pátria e conhecendo a nossa Bandeira"
 (pré-escola A1 e A2)



Atividade  "Aprendendo a reciclar" com espetinho de frutas 
tema: "As riquezas que temos no nosso país"




Atividade de integração com VÍDEO  "TEATRO QUINTAL DA CULTURA" 

Roda de chimarrão e conhecendo a erva-mate (turma pré-escola A1)





0 Responses