Projeto Educação Fiscal 2013
1 - DADOS DE
IDENTIFICAÇÃO
NOME DA INSTITUIÇÃO: Centro de Educação Infantil Casa da
Criança
ENDEREÇO: Rua Venâncio Aires, 2645 Bairro: Passo D´areia
Telefone: 3026.2614
Blog: docasuloaborboletasm.blogspot.com.br
CIDADE: Santa Maria – RS
ALUNOS: 354
PROFESSORES: Adriana Detânico, Aline Aparecida
Zanatta, Bibiana Howes Carpes, Carmem Lúcia N. Hautrive, Eliane Margareth
Petri, Elisa da Silva Dias Kummer, Francielle Bittencourt Bianquin, Isabel
Cristina Xisto da Silva, Jane Berenice Borges Correa, Patricia da Trindade
Scremin, Querti Adriana Guedes, Rita de Cássia Z. Costa, Rosangela Bohrer
Gonçalves.
PROFESSORA COORDENADORA
DO PROJETO: Giovana
Cancian de Mello
EDUCADORA ESPECIAL: Maria de Fátima Rodrigues
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Juliana Gomes
VICE-DIRETORA: Giovana Cancian de Mello
DIRETORA: Rossonia Serafini
2
- JUSTIFICATIVA
Acredita-se que o
Programa Municipal de Educação Fiscal é um importante projeto educativo, que visa
estimular a conscientização para a cidadania, de uma maneira lúdica e
prazerosa, onde alunos, pais e professores possam perceber a importância do seu
papel na busca por uma sociedade justa.
Paulo Freire afirma “se a
educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade
muda”, e neste sentido, observa-se que o papel da educação é imprescindível
quando se busca uma mudança de consciência da sociedade em geral.
“Se
planejarmos para um ano, devemos plantar cereais;
se planejarmos
para uma década, devemos plantar árvores;
se planejarmos
para toda a vida, devemos treinar e educar o homem.”
(Kwantsu, filósofo chinês, século III a.C.)
O projeto revela que a
escola é o espaço de desenvolvimento da criança sobre a compreensão da sua
realidade e como agir no meio em que vive de modo crítico e participativo,
enfim, consciente do seu papel. Neste sentido, justifica-se esta proposta de
trabalho, acreditando a escola ser o caminho na busca por um mundo melhor.
3-
OBJETIVO GERAL:
·
Proporcionar
um contexto de aprendizagem que permita o conhecimento sobre a Educação Fiscal e
sua relação com a cidadania, estimulando a conscientização e a participação
ativa de todos envolvidos no processo educativo.
4
– OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Perceber
os direitos e deveres dos cidadãos, bem como a obrigação de todos em fiscalizar
a aplicação das verbas;
·
Proporcionar
às crianças, famílias e demais envolvidos o conhecimento do Programa Municipal
de Educação Fiscal em Santa Maria;
·
Sensibilizar
a criança para a conservação do bem comum como forma de exercício da cidadania,
motivando a toda comunidade escolar em diferentes ações de cidadania;
·
Perceber
o valor do dinheiro e suas possibilidades;
·
Estimular
a conscientização de nossas crianças sobre a importância de cuidarmos do meio
ambiente para uma melhor qualidade de vida;
·
Desenvolver
atividades que estimulem o entendimento da comunidade escolar sobre a
importância do voto consciente;
·
Proporcionar
momentos de vivência e estimulação em relação ao respeito com o outro,
solidariedade, fraternidade, enfim, sentimentos de pertencimento de sociedade;
·
Envolver
todos os componentes da instituição de educação no dever em contribuir para o
bem comum de toda a cidade.
5
- OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO:
·
Natureza
e Sociedade
6
- ÁREAS DO CONHECIMENTO:
LÓGICO-MATEMÁTICA
·
Sistema
monetário, preços das mercadorias, noção de adição e subtração;
·
Noção
de número (quantidade e qualidade);
·
Raciocínio
nas atividades diárias;
·
Resolução
de problemas simples do dia-dia;
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
·
Ampliação
do vocabulário;
·
Compreensão
dos assuntos;
·
Comunicação
interpessoal;
·
Expressão
de ideias;
·
Escrita,
representação gráfica, reconhecimento de símbolos (letramento).
ARTES
·
Exploração
de diferentes materiais;
·
Expressão
através da imaginação, da emoção e da reflexão;
·
Memória
e percepção auditiva;
·
Música;
·
Sequência
e ritmo;
·
Enriquecimento
do vocabulário.
EXPRESSÃO E MOVIMENTO
·
Percepção
das possibilidades do corpo;
·
Dança.
NATUREZA
E SOCIEDADE
·
Reconhecimento
e exploração do espaço (percorrido na comunidade);
·
Importância
do trabalho na vida do cidadão;
·
Reconhecimento
dos elementos que formam o meio ambiente.
·
Autoconhecimento;
·
Autonomia.
7 - ATIVIDADE MOTIVADORA
·
Construção
de um mascote do projeto que visitará as turmas.
8
- ETAPAS PROVÁVEIS:
·
Mercadinho
ou lojinha – Brincar de vender– trabalho com sistemas monetários;
·
Feira
do livro usado (preços simbólicos);
·
Passeio
ao mercado: observar, comparar, comprar e exigir a nota fiscal;
·
Atividades
com produtos, rótulos, preços e identificação do imposto pago no referido
produto;
·
Carrinho
de picolé no pátio da escola: representando ludicamente a compra e venda com
notinha;
·
Jornalzinho
ou panfleto para os pais, informando sobre assuntos relacionados ao projeto;
·
Simulação
de uma eleição;
·
Apresentação
de coreografia relacionada com o tema Educação Fiscal para o 5º Cid Legal Canta
e Dança;
·
Estudo
sobre os direitos e deveres do cidadão;
·
Atividades
sobre Cidadania relacionada ao Meio Ambiente, Consumo Consciente de Água e Luz;
·
Confecção
de um livro com história e ilustrações (criados pela turma ou pelas turmas
envolvidas);
·
Site
do Leãozinho: jogos, textos e música “Os Piratas”;
·
Criação
de paródia ou música envolvendo o tema da Educação Fiscal;
·
Teatro;
·
Atividades
sobre “Educação para o Trânsito”;
·
Reciclagem/Sustentabilidade:
oficina de construção de brinquedos com sucata;
· Cartilha
de conscientização de respeito ao patrimônio público e privado, Meio Ambiente,
direitos e deveres;
·
Painel:
beleza de nosso país (sentimento de pertencimento);
·
Separação
do lixo: conhecimento e utilização das lixeiras;
·
Pesquisa
sobre o imposto que é pago nos produtos e serviços;
·
Culminância:
elaboração de um banner expondo o projeto e como foi trabalhado nas turmas.
9
- AVALIAÇÃO
A avaliação deste projeto
acontecerá em todos os momentos, durante o processo de execução do mesmo, tendo
em vista: a observação, a participação, e a motivação da comunidade escolar.