Casa da Criança. Apresentação

O Centro de Educação Infantil “Casa da Criança” localiza-se na Rua Venâncio Aires nº. 2645, Passo D’Areia junto ao Centro Social Urbano, que foi inaugurado em 27/12/1978. A Casa da Criança teve na sua origem atividades recreativas com o apoio da UFSM com crianças de 4 a 5 anos, dando aula de expressão corporal, vocal, música e desenho. O primeiro coordenador geral do Centro Social Urbano foi o professor Lari Monteiro.
No decorrer dos anos a creche passou a fazer parte da Secretaria Municipal de Bem Estar Social e ser mantida pela Prefeitura Municipal de Santa Maria.
Em 1996 houve a implementação da LDB 9394/96, sendo que neste momento a Educação Infantil passou a ser um dever do Estado e um direito da criança, passando o estabelecimento para a Secretaria Municipal de Educação (SMED) quando o que era apenas atividades recreativas passa a ser uma escola, passando a denominar-se Centro de Educação Infantil Casa da Criança.
No ano de 2004 a escola obteve sua autonomia financeira, onde o Governo Federal repassa verba através do Conselho Escolar. A referida verba vem costear as despesas da escola no seu funcionamento. Esta verba é supervisionada pelo Conselho Escolar, onde o mesmo aprova o plano de aplicação e os gastos de cada repasse.
O Conselho Escolar foi constituído em 2004, pela 1ª vez, acontecendo em forma de eleição com o voto dos pais, professores e funcionários, e que tem como objetivo deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas, financeiras, no âmbito da escola.
Neste relato também explicitamos a pela primeira eleição para diretora, no dia 20 de outubro de 2006, sendo a primeira diretora professora Rossonia Marini Serafini eleita com voto direto onde a mesma ficará por um mandato de três anos e obteve 96% dos votos da comunidade escolar, professores e funcionários.
Hoje, a Casa da Criança conta com tres turmas, de Pré Escola dividida em turno manhã e tarde com crianças na faixa etária de 5 anos; uma turma de Pré Escola A com crianças de 4 anos; uma turma de Maternal I com 2 anos, duas turmas de maternal II com 3 anos; duas turmas de Berçário II com 1 ano e uma turma de Berçário I com 6 meses a 1 ano todas com turno integral, perfazendo um total de 209 alunos.
Os alunos de turno integral recebem três refeições diárias: café, almoço e lanche.
Nosso quadro de funcionários conta com uma diretora, duas supervisoras, uma educadora especial, nove professoras, dezenove estagiárias e 4auxiliares de serviços gerais.
Quanto aos aspectos da inclusão temos onze alunos nas diferentes faixas etárias, onde são assistidos pela educadora especial estando nas salas de aulas regulares. A mesma auxilia e orienta o corpo docente nos seus trabalhos com as diferentes inclusões que freqüentam a escola.
O horário de entrada para os de turno integral é das 8:00 às 17:00 e para os de um turno das 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00.
O horário de entrada para os de turno integral é das 8:00 às 17:00 e para os de um turno das 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00.
O ano letivo tem início em fevereiro e o término em dezembro, durante o mês de julho recesso de cinco dias.
FILOSOFIA DA ESCOLA
FILOSOFIA DA ESCOLA
Educar de forma reflexiva, contribuindo para o desenvolvimento de um ser humano consciente no exercício de sua cidadania.
METODOLOGIA ADOTADA
METODOLOGIA ADOTADA
A partir de estudos, encontros e reflexões a escola reafirmou o compromisso de continuar trabalhando com a Pedagogia de Projetos, visando à obtenção de um desenvolvimento gradativo que envolva os aspectos biopsicosocial bem como as diferentes habilidades do ser humano, propiciando também sua interação com o meio.
Partimos de questões relacionadas, ou situações reais e contextualizadas, que interessem de fato aos alunos.
A socialização das experiências que os alunos trazem e o levantamento do que desejam saber são constituídos em etapas, as quais são compartilhadas com a família e o ambiente escolar.
Nessa ação pedagógica, cada professor deve planejar suas atividades de acordo com a rotina e o desenvolvimento de sua turma, respeitando a individualidade de cada aluno, desenvolvendo, também, com as crianças as atividades independentes e as seqüenciadas.
Também, nessa ação pedagógica o professor com a sua turma, elaborará um quadro onde haverá um compromisso constante da construção compartilhada dos conhecimentos mais significativos, envolvendo discussões, interação e socialização da turma e comunidade escolar.
Como nas áreas do conhecimento levamos em consideração o que o aluno já sabe e o que gostaria de saber, o referido quadro deverá estar exposto em sala de aula e terá a seguinte estrutura.
O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?
O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?
Com este fim sugerimos que mostras, exposições e eventos programados pela escola, e pela comunidade, se constituam em atividades essenciais para o enriquecimento cultural, e devam ser articulados com os objetivos e metas da proposta.